Mais Alimento: o social estimulando a economia

Mais Alimentos financia colheitadeiras para a agricultura familiar

31/08/2010 00:00, Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel apresentou nesta terça-feira(31), a nova linha de crédito especial do Pronaf durante coletiva à imprensa, no auditório do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), na Expointer.

O ministro lembrou que o Brasil descobriu uma agricultura familiar produtiva, responsável pela oferta de 70% dos alimentos que são consumidos pelos brasileiros.

Cassel ressaltou a importância do Programa Mais Alimentos na qualificação e modernização tanto da agricultura familiar quanto da sustentação da indústria de máquinas e implementos agrícolas.

A partir desta terça-feira (31), o Mais Alimentos passa oficialmente a financiar colheitadeiras para a agricultura familiar.

São cinco modelos que serão comercializados com descontos médios de 18% em relação aos preços de mercado.

O desconto para os agricultores familiares é resultado de um acordo entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Simers, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

O ministro disse que até o mês de julho o Mais Alimentos tinha mais de quatro mil itens credenciados para apoiar a produção da agricultura familiar.

A nova linha de financiamento do Mais Alimentos anunciada por Cassel, propicia o retorno ao mercado das colheitadeiras de Classe III, cuja produção havia sido descontinuada pela indústria. Trata-se de um modelo desenvolvido pela Semeato, empresa com sede em Passo Fundo (RS). Também serão financiados quatro modelos de Classe IV, fabricados por New Holland, John Deere, Massey Fergunson e Valtra. Os preços e descrições das colheitadeiras estão no portal do MDA (www.mda.gov.br), no endereço

http://www.mda.gov.br/portal/saf/institucional/maisalimentos.

O ministro ainda lembrou que no pior momento da crise, em 2009, o Mais Alimentos respondeu por 50% das vendas da indústria de tratores no País.

Como o valor das colheitadeiras excede o limite individual de compra do Mais Alimentos (R$ 130 mil), elas serão comercializadas por meio da apresentação de projetos coletivos, que reúnem mais de um produtor, respeitando-se o limite máximo de R$ 500 mil.
Esta modalidade foi instituída no Plano Safra da Agricultura Familiar 2010/2011.
Como nos projetos individuais, a viabilidade dos projetos apresentados pelos agricultores familiares às instituições bancárias precisa ser comprovada por serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER).

As condições de pagamento são as mesmas dos projetos individuais: prazo de até dez anos para pagar o financiamento, com até três anos de carência e juros de 2% ao ano. Os contratos do Pronaf Mais Alimentos são vinculados ao Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF).

Acesso a novas tecnologias

O financiamento de colheitadeiras consolida o acesso da agricultura familiar a novas tecnologias

Os investimentos em infraestrutura das propriedades familiares propiciados pelo Mais Alimentos contemplam colheitadeiras, tratores, veículos de transporte de máquinas e equipamentos agrícolas e projetos como silos, sistemas de ordenha e irrigação, resfriadores e correção de solo.

O Programa atende os seguintes produtos e atividades: açafrão, arroz, café, centeio, erva-mate, feijão, mandioca, milho, sorgo e trigo, além das atividades de fruticultura, olericultura, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, ovinocultura, pesca e suinocultura………….. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador