O Japão na guerra cambial

…..O ministro de Finanças japonês, Yoshihiko Noda, disse nesta terça-feira que o Executivo adotará medidas “decisivas” para resistir à constante alta do iene frente ao dólar, que poderia incluir uma nova intervenção do Governo no mercado de divisas…..

Governo japonês não descarta nova intervenção para baratear o iene
Yahoo Notícias/EFE Ter, 12 Out, 01h26

http://br.noticias.yahoo.com/s/12102010/40/economia-governo-japones-nao-…

Tóquio, 12 out (EFE).- O ministro de Finanças japonês, Yoshihiko Noda, disse nesta terça-feira que o Executivo adotará medidas “decisivas” para resistir à constante alta do iene frente ao dólar, que poderia incluir uma nova intervenção do Governo no mercado de divisas…….”Vamos observar com seriedade o movimento do mercado de divisas e adotar, se necessário, uma medida decisiva, o que inclui uma intervenção”, declarou Noda, citado pela agência “Kyodo”.
O dólar abriu hoje em Tóquio valendo 82,31 ienes e permanece nos mais baixos níveis frente à moeda japonesa em 15 anos, uma situação que alimenta a deflação no Japão e prejudica os exportadores.

O Grupo dos Sete (G7, sete das principais economias do mundo) reiterou neste fim de semana que a excessiva volatilidade dos mercados cambiais é desfavorável à economia global.
Na reunião de ministros de Finanças do G7 e do Grupo dos 20 (G20, países ricos e emergentes) em Washington, Noda defendeu a posição de seu Governo ao insistir que a depreciação do iene é necessária para reativar o crescimento econômico e lutar contra a deflação.

O Governo de Tóquio interveio em 15 de setembro no mercado de divisas, pela primeira vez em seis anos e meio, para baratear o iene, que no entanto segue em níveis máximos frente ao dólar.
A força do iene prejudica o importante setor de exportações do Japão e põe em perigo a manutenção da recuperação da economia japonesa, que também enfrenta o problema da deflação. EFE……..

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador