Dilma aponta para crescimento maior em 2013, sem gargalos

De O Globo

Dilma defende câmbio ‘mais real’ e diz que Brasil vai crescer ‘ainda mais’ em 2013

No Sul, presidente diz que país já começou a superar gargalos em infraestrutura

ALEXANDRE RODRIGUES, ESPECIAL PARA O GLOBO

CAXIAS DO SUL — Vendo o ano terminar com as previsões de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos) na faixa de apenas 1%, a presidente Dilma Rousseff garantiu neste sábado, em Caxias do Sul (RS), que a economia do país voltará a crescer com mais desenvoltura em 2013. Ela destacou um câmbio mais “real”, a queda da taxa de juros e de impostos como medidas adotadas em 2012 para superar gargalos na infraestrutura.

— Nós, junto com a redução dos juros, junto com uma taxa de câmbio mais real, junto com a redução dos impostos, e que nós iremos continuar a perseguir em 2013, nós começamos a superar alguns gargalos fundamentais para que o Brasil pudesse crescer de forma sustentável — afirmou Dilma durante a inauguração da barragem de Marrecas, obra que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ela ainda citou investimentos, principalmente no programa Ciência sem Fronteiras, que já enviou 101 mil estudantes de graduação para o exterior, além da destinação dos royalties da exploração do pré-sal para a educação, como provas do compromisso do governo de fazer o Brasil dar um salto em competitividade.

Entre as medidas recentes para recuperar a infraestrutura, Dilma citou o estímulo à aviação regional. Além de isenção de taxas nos aeroportos de interior, já anunciada na quinta-feira, a presidente anunciou que o governo vai garantir a ocupação mínima de 30 assentos em cada aeronave para estimular os voos entre cidades do interior e também entre essas cidades e as capitais.

— A gente só consegue a aviação regional de volta investindo nos aeroportos e em subsídios — disse.

Um dos aeroportos beneficiados pelos planos do governo será o de Caxias do Sul, que, segundo Dilma, tem potencial para se tornar um polo da aviação regional. Acompanhada dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, ex-prefeito de Caxias, e das Cidades, Agnaldo Ribeiro, a presidente disse, ao discursar para políticos e empresários, que a barragem de Marrecas, que faz parte de um sistema de abastecimento orçado em R$ 250 milhões, é um exemplo da capacidade atual do Brasil de tocar grandes projetos.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador