E o BC diz… “a desaceleração continua”

Da Agência Brasil

Índice do BC mostra que atividade econômica mantém tendência de desaceleração

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A atividade econômica continua em tendência de desaceleração, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (11). Esse cenário foi observado na comparação entre trimestres seguidos.

No segundo trimestre, comparado ao primeiro deste ano, houve crescimento de 1,32%, segundo a série, com ajuste sazonal. Na comparação do primeiro trimestre do ano em relação aos últimos três meses de 2009, a economia havia registrado crescimento de 2,45%. Já na comparação entre o último trimestre do ano passado e o período de julho a setembro de 2009, foi observado um crescimento de 2,79%.

QuanQuando a comparação é feita entre o segundo trimestre deste ano e igual período de 2009, o crescimento foi de 9,53%. Em todo o primeiro semestre de 2010, a atividade econômica cresceu 9,96 %, em comparação com o mesmo período de 2009.

O Banco Central (BC) também mostra que a atividade econômica cresceu 0,02% em junho, em relação a maio. Na comparação entre junho deste ano e o mesmo mês de 2009, houve crescimento da atividade de 8,59%.

Os dados referentes aos meses passados foram ajustados pelo BC. Com isso, em vez da estabilidade registrada em maio deste ano em relação a abril, o BC, agora, observou leve queda da atividade econômica de 0,06%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica e contribui para a decisão do BC sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora e sintetiza informações já conhecidas sobre atividades dos setores da economia, como indústria, agropecuária e serviços.

Edição: Lana Cristina

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador