Embate político influencia reajuste de gasolina e diesel, diz jornal

No embate com o governo Bolsonaro, repasse integral da alta do petróleo poderia levar à queda de Silva e Luna do comando da Petrobras

Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras decidiu não repassar por completo a alta do barril do petróleo aos consumidores, mesmo que o aumento anunciado nesta quinta-feira tenha sido o maior em um ano, por conta de uma estratégia política.

A estatal realizou um reajuste de 24,9% no preço do diesel, de 18,7% no da gasolina e de 16% no gás de botijão, o que gerou corrida a postos de gasolina e à revendas de gás de cozinha por consumidores que queriam encher o tanque ou deixar gás de cozinha reservado.

Fontes da empresa ouvidas pela jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, dizem que as negociações entre a estatal e o governo de Jair Bolsonaro na última semana deixaram claro que, se a insistência no repasse integral fosse mantida, existia o risco de queda do general Joaquim da Silva e Luna da presidência.

Uma das fontes chegou a afirmar que, se dependesse de Brasília, não haveria nenhum repasse. Vale lembrar que os reajustes anunciados foram pouco mais da metade do necessário para compensar a alta do petróleo vista nos últimos dois meses.

Com tal manobra, Bolsonaro pretende encontrar algum mecanismo que lhe permita controlar os preços dos combustíveis em meio a um ano eleitoral.

Leia Também

Caminhoneiros prometem “parar o Brasil” e criticam Bolsonaro por aumento do diesel

Sanções à Rússia sacodem mercado global de petróleo

EUA em busca de petróleo conversa com Venezuela e acena com flexibilização de sanções

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador