Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Jornal GGN – Levantamento da Serasa Experian aponta que o número de empresas inadimplentes no país atingiu 5,1 milhões em maio, chegando ao maior número desde o início da pesquisa, em março de 2015.
No total, as dívidas das empresas foi de R$ 119,2 bilhões. Cada empresa tem, em média, 11 dívidas, em valor médio de R$ 23 mil. Em relação a maio de 2016, houve um crescimento de 15,9% nas companhias endividadas.
A pesquisa da Serasa mostra que a maior parte das empresas inadimplentes é do setor de serviços (46,7%), um aumento de 1,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. O comércio teve queda de 1,3%, sendo que o setor corresponde a 43,7% do total. Já a indústria responde por 8,7% da inadimplência, uma redução de 0,2% na comparação com maio de 2016.
Os economistas da Serasa analisam que a longa recessão da economia brasileira provocou queda nas vendas e no ritmo da produção, prejudicando o fluxo de caixas das empresas e aumentando a inadimplência. Além disso, as companhias estão com dificuldades de obter crédito, que continua caro e escasso
Ainda de acordo com a pesquisa, mais da metade das empresas inadimplentes estão na região Sudestes (53,6%). 16,7% estão no Nordeste, 15,7% na região Sul, 8,5% no Centro-Oeste e outros 5,4% no Norte.
Entre os estados, São Paulo tem o maior número de empresas negativadas: com 32,3%, seguido de Minas Gerais (11,1%) e Rio de Janeiro (8,1%).
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Agora sabemos o paradeiro dos
Agora sabemos o paradeiro dos coxinhas paneleiros. Eles não estão desaparecidos. Estão todos lá, no fundo do poço, cavando…