Jirau começa a fornecer energia ao SIN em teste

A usina hidrelétrica de Jirau já está fornecendo energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN), em caráter de teste. O sincronismo de sua primeira unidade geradora, de 75 MW, situada na casa de força da margem esquerda, com o sistema foi realizado com sucesso às 6h01min (horário de Brasília) do sábado, 17, sendo que a máquina deverá completar todos os requisitos dos procedimentos de rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) até a próxima semana e iniciar a geração comercial no dia 22 de agosto.

No último dia 9, em documento publicado no Diário Oficial da União, a Agência Nacional de Energia Elétrica (aneel) autorizou, em regime de teste, a operação da primeira unidade geradora da usina Jirau. A Energia Sustentável do Brasil (ESBR) é a empresa responsável pela construção e operação do empreendimento, controlada pela GDF Suez (60%), Eletrosul (20%) e Chesf (20%). “Os testes mecânicos e elétricos, realizados na primeira etapa, foram conduzidos com êxito, tendo a máquina respondido com desempenho satisfatório”, informa o diretor de desenvolvimento da ESBR, Pedro Augusto Denadai Carelli.

Segundo o diretor de operação da empresa, Isac Teixeira, a partir de agora, com a máquina sincronizada terão continuidade os testes em carga para ajustes nos reguladores de velocidade e de tensão, bem como para verificar o comportamento da máquina frente ao sistema elétrico e disponibilização para a operação comercial. “Nosso cronograma de testes em carga deverá se encerrar no dia 21 de agosto, e a partir desta data a unidade estará apta para a operação comercial”, declara Isac.

Esta é a primeira máquina a ser sincronizada, de um total de 50 que compõem o projeto que aproveitará o potencial hídrico do Rio Madeira, em Porto Velho (RO). São 22 máquinas, de procedência chinesa, instaladas na casa de força da margem esquerda (fornecidas pela empresa Dong Fang Electric Corporation – DEC) e 28 na margem direita (de projeto e fabricação nacional, fornecidas pelo consórcio das empresas Alstom, Voith e Andritz).

De acordo com o cronograma do empreendimento, outras duas unidades geradoras da margem esquerda poderão ser testadas ainda em 2013, paralelamente, a uma unidade da margem direita.

Uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a maior usina hidrelétrica do mundo operando com turbinas do tipo bulbo, Jirau começou a ser construída em 2009. Em 2015, quando estiver em pleno funcionamento, terá uma potência instalada de 3.750 MW, suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências.

Três linhas de transmissão de 550 KV interligarão Jirau à subestação coletora de Porto Velho, por meio da qual a energia produzida pela usina será escoada para a região Sudeste por duas linhas de transmissão de corrente contínua, controladas por filtros retificadores, e também poderá abastecer o sistema Acre-Rondônia, por meio de filtros conversores em configuração back-to-back. “Inicialmente, devido ao fato de que a linha de corrente contínua ainda não foi testada, toda energia gerada por esta primeira unidade será distribuída aos estados de Rondônia e Acre”, conclui Isac Teixeira.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador