Estado e mercado por Fernando Pimentel

Por Marco Antonio L.

Da Agência Estado

Mercado não pode agir sozinho, diz Pimentel

Ministro do Desenvolvimento afirma que Brasil deve elevar patamar da indústria nacional para se tornar nação líder

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse hoje que, se o governo deixar o mercado agir sozinho, “a América do Sul vai virar a fazenda e a mina do mundo, e a Ásia, a fábrica do mundo”. Por isso, segundo ele, a importância das medidas que o governo vem adotando. “E a Europa provavelmente vai ser um museu, um belo museu”, emendou.

Segundo ele, dificilmente outro país, que não o Brasil, tenha mais condições de enfrentar a crise internacional e sair mais forte. “Faço esta observação sem ufanismo, mas com base nos dados”, disse. Ele destacou as reservas internacionais, o sistema financeiro saneado e a responsabilidade fiscal.

No entanto, o ministro destacou que o Brasil precisa vencer o desafio de curto prazo para se tornar uma nação líder. Segundo Pimentel, é preciso levar a indústria nacional para o novo paradigma do século 21.

“Para isso, temos três alavancas: inovação com ciência e tecnologia aplicada ao processo industrial; tratamento adequado à produção local; e defesa comercial ativa para reduzir o espaço da concorrência desleal. Vamos ter que buscar soluções para os desafios que precisam ser enfrentados”, disse ele, solicitando o apoio do Congresso. “Toda negociação econômica passa por decisão política”, destacou.

Pimentel pediu a aprovação da proposta do senador Romero Jucá que reduz o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações interestaduais. “Esta emenda precisa ser votada para resolver a questão da guerra fiscal que interfere na situação econômica dos Estados e de todo o Brasil”, defendeu.

Exportações

Pimentel afirmou também que a lei que criou as Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) é obsoleta e terá que ser alterada. Segundo ele, há amarras que impedem a aprovação dos requerimentos das empresas para se instalarem nestas zonas.

Pimentel disse que é preciso reduzir a exigência de exportar pelo menos 80% da produção e de ser empresa nova. “Por isso não conseguimos atrair empresas para dentro das ZPEs”, disse. O ministro informou que há 48 requerimentos em análise no MDIC, mas nenhum foi aprovado.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador