Europa aprova unificação das atividades econômicas no Banco Central

Michel Barnier, comissário do BCE, durante votação na França

Do Jornal GGN – Com maioria esmagadora, legisladores da União Europeia nesta quinta-feira (12) aprovaram uma lei que coloca cerca de 150 dos maiores bancos da zona do Euro sob a tutela e fiscalização do Banco Central Europeu. As informações são do jornal The New York Times.

A votação é um passo importante, mas ainda não encerra o processo de liquidações de algumas das instituições financeiras, que começou em 2012, durante um dos períodos mais difíceis da crise financeira local.

A partir da decisão, o Parlamento Europeu concede um maior poder de decisão ao BCE. O chamado Mecanismo Único de Supervisão está previsto para começar oficialmente no terceiro trimestre de 2014, após um período de teste junto aos credores, para medir seu “stress” em relação à nova medida. A aprovação dos governos da União Europeia, conforme se espera, será uma mera formalidade burocrática.

Dos legisladores, reunidos na França, 559 votaram a favor da lei que torna, dessa forma, o Banco Central o único supervisor financeiro da região. 62 membros votaram contra e apenas 19 se abstiveram da decisão.

O objetivo é simples: o Banco Central faz um trabalho muito melhor do que os supervisores nacionais justamente para evitar que os governos recorram a resgates bancários que desestabilizem o euro ou penalize os contribuintes. E o único país que coloca entraves nesta resolução é, justamente, o mais forte economicamente: a Alemanha não queria se comprometer com um sistema bancário unificado, o que pode fazer com que alguns países membros acabem se responsabilizando pelas dívidas dos outros.

A próxima etapa do esforço – a criação de um sistema único para o encerramento ou reestruturação de bancos – já está em curso.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador