Febraban espera melhora na inadimplência

Da Folha

Inadimplência deve cair até o fim do ano, estima Febraban

A inadimplência deve terminar o ano em 5,4% enquanto o saldo nas operações de crédito deve registrar um crescimento de 15,9%, ambos na comparação de 2011 com 2012. A previsão está na Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas de Mercado, divulgada nesta quinta-feira (26).

O levantamento reúne estimativas de 28 analistas de instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos e foi apurado de 19 a 24 de julho.

No curto prazo, a expectativa da entidade é de melhora na inadimplência, já que hoje a “[taxa é de 6%]”: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1126181-juros-ao-consumidor-e-inadimplencia-recuam-em-junho-diz-bc.shtml.

A Febraban também reduziu a projeção média para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano, de 2,5% para 1,9%, e em 2013 (de 4,3% para 4,1%).

Em relação aos preços, o levantamento trouxe uma ligeira melhora na estimativa para a inflação oficial (medida pelo IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em 2012, que foi reduzida de 5% na pesquisa de junho para 4,9% agora. Para 2013, a projeção continua em 5,5%.

Com o nível da atividade econômica lento, e uma piora no cenário externo, a entidade acredita que haja espaço para redução da taxa básica de juros, a Selic, que deve fechar em 7,5% (ante 7,75% na pesquisa anterior) e subir para 8,5% no fechamento de 2013 (antes esta projeção estava em 9%).

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador