FMI estima queda da economia brasileira de 3,5% este ano

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – O Fundo Monetário Internacional (FMI) piorou a projeção de queda da economia brasileira este ano. A estimativa para a retração do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 1% para 3,5%. Para o FMI, será o segundo ano consecutivo de queda da economia. Em 2015, de acordo com o fundo, houve retração de 3,8%. Em 2017, a expectativa é de estabilidade, com estimativa de crescimento zero para o PIB. Em outubro do ano passado, o FMI projetava crescimento de 2,3%, em 2017.

A retração do Brasil puxou o resultado negativo para a economia da América Latina. A expectativa para os países da região é de retração de 0,3% este ano. Para 2017, a previsão é de crescimento de 1,6%.

No relatório Perspectiva Econômica Global, o Fundo Monetário Internacional diz que no Brasil a recessão é causada pela incerteza política, em meio às contínuas repercussões das investigações da Operação Lava Jato. O FMI acrescenta que as investigações na Petrobras estão sendo mais profundas e prolongadas do que se esperava. Para o fundo, a economia global deve crescer 3,4% este ano e 3,6% no próximo, dois décimos a menos do que o previsto em outubro.

Na atualização feita ao relatório, o FMI justifica a revisão para baixo do crescimento mundial tanto em 2016 quanto em 2017 principalmente com o desempenho econômico dos mercados emergentes e das economias em desenvolvimento, como o Brasil.

Em nota, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse considerar “significativas” as revisões das projeções para a economia brasileira em 2016 e 2017, e destacou que o FMI atribui a fatores não econômicos as razões para a deterioração das previsões. No relatório, o FMI diz que a recessão é causada pela incerteza política, em meio às contínuas repercussões das investigações da Operação Lava Jato. O FMI destaca que as investigações na Petrobras estão sendo mais profundas e prolongadas do que anteriormente se esperava.

Hoje, é o primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. Amanhã, no segundo dia de reunião, será anunciada a taxa básica. Em nota, Tombini ressaltou que “todas as informações econômicas relevantes e disponíveis até a reunião do Copom são consideradas nas decisões do colegiado”.

 

 

(com Agência Brasil)

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É o maior barato.
      O F M I

    É o maior barato.

      O F M I começa com esse número e vai abaixando ao longo do ano—pro governo economizar.

    Os  bancos começam com percentual mais baixo e aumentam no meio do caminho–pro investidor não fugir.

        E nenhum dos dois sabe nada.

  2. Inversão de Valores

    Vivemos numa situação estranha. O país precisa mais do que nunca de gente que corra riscos e assuma caminhos incertos, rumo a destravar o nó do subdesenvolvimento. Gente corajosa, que acorda cedo disposta a lutar. Gente que estica o dia para produzir mais e que não quer que chegue o final de mês, junto com as contas a pagar. Gente que, como nos EUA, desbrave o Oeste selvagem, hasta Califórnia ou Oregon.

    Pelo contrário, o Brasil é dominado por uma turma de gente com licença para “nunca morrer” (como um James Bond invertido). Gente que torce para que o dia corra rápido e chegue logo o final de mês para receber um bolão. Gente que faz o que quer, mas o seu salário está garantido. Se errar, não importa, pois a sua aposentadoria também está garantida.

    Como construir uma nação sob o comando de gente e instituições sem interesse real pelo povo, pela luta diária, pela saúde das empresas e o emprego dos outros, sem importar a consequência dos seus próprios atos, ou seja, sem correr risco nenhum?

    O Brasil pertence a quem o constrói, vive e morre nele. Somos hoje dominados por alienígenas que, na primeira oportunidade, vão a Miami, com a aposentadoria convertida em dólar, aposentadoria esta paga por todos nós.

    Acho que devemos tomar o Brasil de volta. As próximas eleições são um bom começo.

  3. como se ve, desgraçadamente a

    como se ve, desgraçadamente a lava-jato é exponencial fator de retrocesso….

    e aí o sábio das frases feitas a favor do conluio que supostamente 

    combate à corriupção perguntaá:

    por que será que sobrou pra mim?

    logo pra mim, que sou tão honesto?

    por que  joguei tanto ódio pra  fora?

  4. Presidente do Banco Central comenta projeções do FMI

    Banco Central do Brasil—Assessoria de Imprensa—Brasília, 19 de janeiro de 20—6:09:04

    ​O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, avalia como significativas as revisões das projeções de crescimento para o Brasil em 2016 e 2017, realizadas pelo Fundo Monetário Internacional, e divulgadas hoje na atualização do relatório “World Economic Outlook”.
     
    No documento, o FMI revisou a previsão de crescimento do PIB do Brasil de -1,0% para -3,5%, em 2016, e de +2,3% para 0%, em 2017. O Fundo atribui a fatores não econômicos as razões para esta rápida e pronunciada deterioração das previsões.
     
    O presidente Tombini ressalta que todas as informações econômicas relevantes e disponíveis até a reunião do Copom são consideradas nas decisões do colegiado.
     
    URL:
    http://www.bcb.gov.br/pt-br/Paginas/presidente-do-banco-central-comenta-

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador