G7 tenta conter valorização do yen

http://economico.sapo.pt/noticias/g7-vende-iene-para-travar-valorizacao-…

G7 vende iene para travar valorização da moeda
Diario Económico(Portugal), Margarida Vaqueiro Lopes e Rui Barroso-18/03/11 07:35 
 
É a primeira acção conjunta do grupo das maiores economias do mundo em onze anos.
A decisão do G7 foi tomada em teleconferência entre os ministros das Finanças da sete maiores economias do mundo, ontem durante a noite, noticiam as agências internacionais.
Esta é a primeira acção conjunta do bloco desde o ano 2000, e tem como principal objectivo tentar travar a valorização da divida japonesa. Na sessão de ontem a moeda nipónica tocou o valor mais elevado face ao dólar americano desde a II Guerra Mundial, com o dólar a negociar nos 76,25 ienes.

É que a catástrofe no Japão levou a um repatriamento de fundos por parte de entidades japonesas, o que causou uma apreciação da divisa nipónica.

Depois de anunciada a decisão do G7 a moeda japonesa desvalorizou 3,5%, fazendo assim com que cada dólar valesse 81,75 ienes. O Ministro das Finanças japonês, Yoshihiko Noda, explicou que os seus homólogos do Grupo decidiram colocar ienes à venda assim que abrissem os mercados.
Em comunicado conjunto revelado no final da reunião, o grupo garantiu que os ministros das Finanças do bloco e respectivos Bancos Centrais vão “providenciar toda a cooperação necessária” ao Japão.

O iene tem estado em alta desde a tragédia de 11 de Março, fruto da especulação de que as seguradoras e os investidores locais teriam de repatriar os investimentos feitos no estrangeiro para pagar a reconstrução do país. Para fazer isto, têm de vender activos noutras moedas e comprar ienes. Os analistas esperam que o desempenho do iene esteja no curto prazo dependente da evolução da crise nuclear.

A subida do iene é uma ameaça à recuperação económica do Japão visto qe prejudica as exportações e piora a deflação, daí que se espere também uma intervenção do Banco do Japão para travar a subida da sua moeda.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador