O crescimento de 1,4% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no segundo trimestre deste ano deve fazer com que o governo federal revise as estimativas de arrecadação de receitas, segundo o ministro da Fazenda Fernando Haddad.
“Nós vamos, provavelmente, reestimar o PIB para o ano que, pela força com que vem se desenvolvendo, pode superar 2,7%, 2,8%, e há instituições que já estão projetando PIB superior a 3%. Isso pode ensejar uma reprojeção de receitas para o ano que vem”, disse o ministro, segundo a Agência Brasil.
Haddad destacou ainda que a Secretaria de Política Econômica (SPE) vinha projetando um crescimento entre 1,35% e 1,4%, o que foi confirmado, e que a peça orçamentária entregue para o Congresso no final de agosto teve como base os dados de julho.
O governo fechou o Orçamento para 2025 com a previsão de um PIB estimado em 2,5% para este ano – contudo, a estimativa de crescimento econômico deve impulsionar os prognósticos, gerando assim um reajuste nas receitas esperadas.
“A indústria voltou muito forte e a taxa de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) veio acima das projeções (5,8%). Nós temos que olhar o investimento porque é ele que vai garantir crescimento com baixa inflação. Se não aumentarmos nossa capacidade instalada, vamos ter dificuldade de crescer, mas algumas indústrias estão com margem para crescer”, destacou o ministro.
“Portanto, os investimentos vão ajudar a não ter gargalos. A demanda puxada pelos investimentos é tudo o que a gente quer: crescimento com investimento é a maior garantia de equilíbrio entre oferta e demanda”, disse Haddad.
Leia Também
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Minha maior fonte de renda eram os processos na Justiça do Trabalho. A reforma trabalhista imposta por Michel Temer fez minha clientela desaparecer. Lula não revogou essa excrescência. Nada desse crescimento econômico chegará no meu bolso e para piorar com 60 anos já sou velho demais para procurar emprego ou mudar de ramo.
Eu fico surpreso quanddo as pessoas se surpreendem com mais uma previsão errada do mercado financeiro. A coisa se torna mais confusa, pois há mais de 30 anos, que tal acontece. Elementar meu caro Watson, diria Sherlock. Pois uma das manobras mais utilizadas pelo mercado, são as previsões erradas, portanto, o que parece erro na verdade é acerto, ou dito de uma forma jocosa: É o pulo do gato. ou se preferirem dos gatunos. Chamo à atenção para uma obviedade que caracteria os especuladores: Assim como os surfistas precisam das ondas para a prática do esporte, o mercado precisa de ondas especulativas para cnseguir seus polpudos lucros. Para eles, a normalidade não ganha jogo, eles precisam de agitação como os vampiros precisam de sangue.