Imigração cresce 50% em 6 meses

Do G1

Total de estrangeiros regulares no Brasil aumenta em 50%, diz governo

Ministério da Justiça somou 1,466 milhão de estrangeiros no país em junho.
Governo atribui alta ao bom momento econômico do Brasil.

O número de estrangeiros regularizados que vivem no Brasil registrou alta de 50% em junho deste ano na comparação com o total verificado no fim do ano passado, de acordo com dados do Ministério da Justiça.

Em junho deste ano, o Departamento de Polícia Federal contabilizou o total de 1,466 milhão de estrangeiros regulares. No fim de 2010, o número era de 961 mil, segundo o governo.

Em nota, o Ministério do Justiça atribui a alta em razão do crescimento econômico do Brasil.

“Mais pessoas buscam aqui seu novo lar e a esperança. Devemos lembrar também que temos tradição e vocação em receber bem, sem xenofobia, e os migrantes sempre foram muito importantes em nossa história e para a construção do Brasil”, diz o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, conforme o governo.

O Ministério da Justiça informa ainda que a maioria dos que vivem no Brasil hoje são de origem “portuguesa, boliviana, chinesa e paraguaia”. Atualmente, há 328.856 portugueses, 50.640 bolivianos, 35.265 chineses e 17.604 paraguaios.

Na avaliação da diretora do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, Izaura Miranda, a lei da anistia migratória, de 2009, beneficiou para o aumento da regularização de estragneiros no Brasil.

“O objetivo da regularização dos estrangeiros foi proporcionar uma vida mais digna àqueles que aqui se encontravam de forma irregular, à margem de seus direitos fundamentais”, afirmou Izaura Miranda, conforme nota do ministério.

Ainda de acordo com o Ministério da Justiça, estima-se que 2 milhões de brasileiros vivam no exterior. Em 2005, o número era de 4 milhões.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador