Indústria fecha 2021 sem retomar patamar pré-pandemia

Embora tenha avançado 2,9% entre novembro e dezembro, setor se encontra 0,9% abaixo do registrado em fevereiro de 2020

Imagem de Hands off my tags! Michael Gaida por Pixabay

A indústria brasileira encerrou o mês de dezembro com crescimento de 2,9% entre os meses de novembro e dezembro, interrompendo um ciclo de cinco meses de queda, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar do resultado, o segmento encerrou o ano 0,9% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, no cenário pré-pandemia, e 17,7% abaixo do nível recorde, registrado em maio de 2011. No ano, houve ganho acumulado de 3,9%.

“É o primeiro resultado positivo depois de dois anos. Em 2019, o acumulado do ano foi de -1,1% e em 2020, de -4,5%”, disse o gerente da pesquisa, André Macedo, em nota. “Em 2021, houve uma característica decrescente ao longo do ano, uma vez que houve ganho acumulado de 13% no primeiro semestre e, posteriormente, o setor industrial mostrou redução de fôlego”.

Na comparação com novembro, com a expansão de 2,9% da indústria geral, a maior influência veio de veículos automotores, reboques e carrocerias, segmento que teve alta de 12,2% em dezembro. É o quarto mês consecutivo de crescimento do setor, período em que acumulou ganho de 17,4%.

No acumulado do ano, a indústria teve resultados positivos em três das quatro grandes categorias econômicas e em 18 das 26 atividades investigadas pela pesquisa, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias (20,3%), máquinas e equipamentos (24,1%) e metalurgia (15,4%).

Macedo destaca ainda que os dados anuais refletiram a perda de ritmo do setor ao longo do ano – enquanto os dados dos primeiros seis meses estavam ligados a uma base comparativa muito depreciada, os números do segundo semestre tinham uma base mais elevada.

O pesquisador também destaca os efeitos da pandemia no processo produtivo, em fatores como o encarecimento dos custos de produção e falta de matérias-primas, inflação em patamares mais elevados e o mercado de trabalho que, embora tenha mostrado algum grau de recuperação, ainda é muito caracterizado pela precarização das condições de emprego, com pagamento de salários menores.

Leia Também

Poder e Desenvolvimento: os ponteiros do mundo, por José Luís Fiori e William Nozaki

Alternativas para superar a semiestagnação da economia brasileira

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador