Lagarde defende mais regulação das instituições financeiras

Por Marco Antonio L.

Da Rede Brasil Atual

FMI associa crise do euro a déficit de rigor sobre o sistema financeiro

Brasília – A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde afirmou hoje (7) que é preciso estabelecer um marco regulatório mais rigoroso em relação às instituições financeiras. A dirigente deu as declarações durante um encontro de economistas na cidade de Aix-en-Provence, no sudeste da França.

“A vigilância eterna é indispensável”, frisou a economista, ao afirmar que a ausência de regulação está na origem da crise atual na zona do euro

Lagarde também admitiu que houve erros na avaliação do organismo que dirige sobre as medidas de enfrentamento à crise econômica a serem aplicadas a alguns países. Segundo ela, não será necessário elevar os ajustes orçamentários dos países em crise “até ao máximo”. No entanto, ela insiste na necessidade de que “muitos desses países têm de se comprometer com reformas estruturais para aumentar a produtividade.”

Ela também recordou que atualmente há mais de 200 milhões de desempregados no mundo, dos quais 12% estão na zona do euro, problema cuja solução essencial é – concluiu Lagarde – alcançar a recuperação do crescimento econômico.

A dirigente antecipou uma ligeira queda nas previsões de crescimento mundial realizadas pelo FMI, que serão anunciadas nos próximos dias, segundo ela por “conta da situação nos países emergentes”. Em janeiro de 2013, o FMI previa um crescimento de 3,5 por cento para a economia mundial. Três meses depois, em abril, rebaixou a estimativa para 3,3 por cento.

Com Agência Brasil

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador