Fórum discute inovação nas pequenas empresas do setor de P&G

Seminário aborda PMEs na cadeia de petróleo e gás

Do Brasilianas.org

A maioria das grandes empresas possui áreas dedicadas à inovação, com capacidade maior para investir em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento do que as pequenas, micro e médias empresas (PMEs). A inovação, no sentido de manter ou aumentar a competitividade de produtos e serviços em termos de custo, é essencial para a sustentabilidade de empresas e países, com o aumento do nível de emprego e renda.

O objetivo do 39º Fórum de Debates Brasilianas.org é abordar as ferramentas disponíveis para que as PMEs consigam participar da cadeia de gás e petróleo, atendendo às exigências do Conteúdo Nacional de modo competitivo. O evento será realizado no Hotel Intercontinental – localizado na Alameda Santos, nº 1123 – Jardim Paulista, em São Paulo, na quinta-feira (amanhã), a partir das 14h.

O coordenador-executivo do Prominp-Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural da Petrobras, Paulo Alonso, e o presidente do Conselho de Óleo e Gás da Abimaq, Claudio Makarovsky, confirmaram participação na abertura onde será discutido o conceito de inovação no modelo Prominp, criado em 2003 pelo governo federal com o objetivo de aumentar o desempenho inovador das PMEs ligadas aos empreendimentos de gás e petróleo.

O evento terá mais dois painéis para debater, respectivamente, os projetos do Plano Inova Empresa para as PMEs e os programas da Petrobras voltados às PMEs Segundo dados do Ministério do Trabalho as micro, pequenas e médias empresas são responsáveis por 60% dos empregos gerados no país e constituem 99% dos 6 milhões de estabelecimentos formais existentes no Brasil. As PMEs também respondem por 20% do PIB gerado, conforme o último levantamento do IBGE.

Dentre os palestrantes confirmados para a mesa desses painéis estão Eduardo Soriano Lousada, Coordenador Geral de Tecnologias Setoriais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); José da Gama Malcher, analista do Departamento de Petróleo e Gás e da Indústria Naval da FINEP-Financiadora de Estudos e Projetos do MCTI; Pedro Pino Véliz, Presidente da Rede Petro do Rio de Janeiro; João Emílio Padovani Gonçalves, Coordenador de Economia Industrial da CNI-Confederação Nacional das Indústrias; e Eliane Borges, Coordenadora Nacional de Carteira de Petróleo e Gás e Energia do SEBRAE.

A inscrição para participar do fórum pode ser feita pelo (11) 3667-2818 (ramal 24) ou pelo e-mail [email protected].

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador