Maurice Allais, Nobel de Economia

Morre o francês Maurice Allais, Prêmio Nobel de Economia em 1988, aos 99 anos

Globo.com

Danielle Nogueira

RIO – O francês Maurice Allais, Prêmio Nobel de Economia em 1988 por seus estudos sobre teorias de mercado e uso eficiente dos recursos, faleceu neste sábado, aos 99 anos, em sua residência, nos arredores de Paris. Ele é o único francês agraciado com o Nobel de Economia.

Formado na escola de economia neoclássica, Allais é autor da chamada “Teoría do risco”, que trata de decisões a serem tomadas em situações de incerteza econômica. A partir dessa teoria formulou o “Paradoxo Allais”, que demonstra como se produzem comportamentos racionais na economia em tempos de crise. Graças a seus estudos sobre a crise de 1929, Allais, que se definia como “liberal socialista”, foi um dos poucos a prever o “crash” de 1987.

Nascido em 1911 no seio de uma família humilde de comerciantes em Paris, ele ficou órfão de pai aos seis anos. Estudou em escolas parisienses antes de entrar na Escola Politécnica, onde estudou de 1931 a 1933, e obteve o título de engenheiro de minas. Mais tarde ingressou na Escola Nacional Superior de Minas, onde terminou seus estudos em 1936, antes de fazer doutorado na Universidade de Paris.

Sua orientação para a economia aconteceu após uma viagem aos Estados Unidos em 1932, em plena depressão após a crise de 1929, que o motivou a estudar suas causas e tentar buscar uma solução. Ao longo de sua carreira, Allais foi chefe da seção econômica da Escola Nacional Superior de Minas de Paris e professor de economia no instituto de estatística da Universidade de Paris, além de diretor de pesquisas do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS), e diretor do Centro de Análise Econômica da França.

O corpo de Allais será sepultado em Paris no próximo dia 16.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador