Montadoras freiam produção

Da Folha.com

Ford, Volks e Fiat dão férias coletivas para reduzir estoque

TATIANA RESENDE
DE SÃO PAULO

Para reduzir os estoques de veículos no pátio, a Ford e a Volkswagen vão conceder folgas coletivas nas fábricas em Taubaté, no interior de São Paulo, a partir desta semana.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, cerca de 4.600 dos aproximadamente 5.600 funcionários da Volkswagen não vão trabalhar hoje, amanhã (6), quinta (8) e sexta-feira (9). Na quarta-feira (7), já não haveria expediente devido ao feriado da Independência. Os dias parados serão descontados do banco de horas.

A montadora também vai paralisar a produção nesta semana na fábrica em São José dos Pinhais (PR), de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. Até o momento, a Volkswagen não confirmou essas informações nem se outras fábricas terão paralisação.

Na Ford, de acordo com a assessoria de imprensa, as paradas na produção em Taubaté serão de aproximadamente duas semanas para 1.300 dos 1.600 empregados da unidade.

Os períodos serão diferentes de acordo com a área, englobando os trabalhadores no segmento de transmissão e motores RoCam (19 a 30 de setembro), fundição (26 de setembro a 14 de outubro) e motores Sigma (5 a 14 de outubro).

Na unidade da Fiat em Betim (MG), parte dos empregados –o número exato ainda não foi divulgado pela assessoria de imprensa– não vai trabalhar hoje e amanhã (6), dias que antecedem o feriado, para regular os estoques e manutenção dos equipamentos.

Já os 300 funcionários da GM em São José dos Campos (SP), que tiveram férias coletivas por duas semanas, voltaram ao trabalho hoje. No período, a empresa deixou de produzir 1.500 veículos.

Na unidade de Gravataí (RS), a montadora suspendeu dois sábados de produção em agosto e um em setembro. O sábado de produção marcado para o próximo dia 24 está mantido.

ESTOQUES

Os dados de agosto com relação a nível de estoque nas concessionárias e na indústria só serão divulgados na próxima quinta-feira (8) na coletiva de imprensa da Anfavea (associação das montadoras).

Os números de julho já apontavam o excesso de veículos nos pátios, chegando aoequivalente a 36 dias de vendas, o maior tempo desde junho do ano passado, quando atingiu o mesmo patamar.

Em entrevista na sexta-feira passada (2), o presidente da Fenabrave (federação das concessionárias), Sergio Reze, disse que o nível de estoques nas lojas está chegando “ao limite”. “Nossa grande preocupação é saber qual será o movimento de produção das montadoras. Está complicado”, acrescentou.

Para ele, propagandas levando o consumidor a acreditar que o desconto oferecido em determinado produto vai vigorar só naquela semana ou naquele feirão não surtem mais efeito porque há “liquidações diárias”.

NOVO RECORDE

Apesar disso, as vendas de veículos novos, que englobam automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, bateram mais um recorde para meses de agosto (327,4 mil unidades) e no acumulado do ano (2,371 milhões), com acréscimo de 4,7% e de 8,0% sobre igual período em 2010.

Considerando apenas os emplacamentos de automóveis e comerciais leves, a Fiat ocupa a liderança do mercado nos oito primeiros meses do ano, respondendo por 22,44% do total de licenciamentos, seguida de perto pela Volkswagen (20,66%). Na terceira colocação aparece a GM (18,39%), à frente da Ford (9,42%) e da Renault (5,12%).

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador