Mercedes-Benz analisa estados para construção de fábrica


Portal Automotive Business

Mercedes-Benz analisa estados brasileiros para construção de fábrica de carros

São Paulo e Minas Gerais, que já abrigam plantas de caminhões da empresa, são fortes candidatos

Para não ficar atrás da BMW, que já assinou protocolo para construção de fábrica em Araquari (SC) (leia aqui), e da Audi, que sinalizou o interesse de voltar a produzir no Brasil (leia aqui), e principalmente para não perder competitividade frente ao Inovar-Auto, novo regime automotivo que dá incentivos a produtoras locais até 2017, a Mercedes-Benz finalmente começou a avaliar diversos estados brasileiros para construção de uma fábrica de veículos.

A assessoria de imprensa da companhia explica que existe um programa global do grupo, iniciado no ano passado, que visa aumentar a produção de automóveis em todo mundo a partir da instalação de novas plantas. Os países que apresentarem maior atratividade deverão ser os escolhidos. O Brasil, quarto maior mercado global de veículos, não está de fora e passa pelo “processo seletivo”, que deve ser definido até o segundo semestre deste ano.

Isso significa que vários estados brasileiros passam por análise dos representantes da empresa. São Paulo e Minas Gerais, ainda de acordo com a assessoria de imprensa, são fortes candidatos por já terem instaladas fábricas de caminhões da Mercedes-Benz. As negociações com os governos de ambos os estados já começaram e as plantas de Juiz de Fora (MG) e de São Bernardo do Campo (SP) poderiam ser aproveitadas para o plano.

A Mercedes não confirma, mas de acordo com informações do Valor Econômico, nos últimos dias, funcionários da empresa visitaram terrenos do norte de Santa Catarina e conversaram com autoridades locais. Um dos municípios catarinenses cotado seria Joinville, que contará com estrutura de fornecedores, logística e mão-de-obra por conta da chegada da BMW em Araquari.

Outra hipótese levantada pelo presidente global do Grupo Daimler, Dieter Zetsche, seria o compartilhamento de produção com a Renault Nissan, com quem a Mercedes já mantém pareceria em outros países. Neste caso, a planta da Nissan em Resende (RJ), prevista para o primeiro semestre de 2014, poderia produzir também automóveis da Mercedes-Benz.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador