O controle das importações

Chegou a hora da verdade, das barbeiragens cometidas pelo Banco Central desde o último trimestre do ano retrasado – mantendo a taxa Selic elevada e permitindo a apreciação irresponsável do real.

No início do ano passado, as contas externas jã haviam se revertido radicalmente, registrando déficit mesmo com as commodities com cotações recordes – um fato inédito.

O risco era claro e quantas e quantas vezes alertei aqui para a loucura. O real apreciado ia expulsando gradativamente os exportadores de manufaturados do mercado. Havia sinais claros de que a crise global se acirraria – embora não nessa proporção. Quando a bolha das commodities furasse, não haveria como compensar imediatamente com manufaturados, nem com um real mais desvalorizado. Não é tarefa fácil sair a campo, fechar contratos, expulsar concorrentes já instalados.

Desde o começo do ano passado alertava que as contas externas seriam o grande desafio do país. Desde que a crise externa se agravou, estava claro.

A decisão de impor controles burocráticos às importações tornou-se inevitável. Dia desses conversei com o ex-MInistro da Agricultura Roberto Rodrigues, recém chegado da Europa. Por todo país que passou, percebeu manobras protecionistas. O mundo está se fechando, como ocorreu no pós-crise de 1929. Não restava outra alternativa ao Brasil.

Repito: é a crise que poderia ter sido evitada ou minimizada se Lula não tivesse aberto mão tão amplamente da responsabilidade de definir a política econômica, deixando essa incumbência nas mãos de um presidente de Banco Central despreparado e de uma diretoria que nunca conseguiu avançar além de seus modelitos matemáticos, que a crise tornou defasados.

Agora, esse pessoal sai quando bem lhe aprouver, segue carreira em bancos ou, no caso do vaidoso presidente do BC, Henrique Meirelles, segue carreira política e toca o pessoal da Fazenda a apagar incêndio de qualquer maneira.

Nem vou fazer um apanhado das declarações dos cabeções de mercado e de seus porta-vozes na mídia, minimizando os riscos externos, combatendo as limitações ao financiamento de bens duráveis (como alternativa ao aumento da Selic), para não ficar com mais raiva ainda.

Luis Nassif

78 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só para lembrar que durante
    Só para lembrar que durante estas loucuras do COPOM, a maioria chegaram a propor eliminar a tarifas de importaçãos existentes, para mantere defender a Política dos elevados juros da Selic realizada pelo COPOM.

  2. Eis a diferença entre
    Eis a diferença entre intelectuais – os que leram tudo e não aprenderam a pensar – e os inteligentes, os que, mesmo sem ler tudo, vêem muito mais longe. Modelitos matemáticos são a essência do primeiro grupo como se psicologia social se guiasse pelos ditos. Basta esourar a manada e não há teoria “sólida” que resista. Pater coelis Dei, miserere nobis.

  3. “…se Lula não tivesse
    “…se Lula não tivesse aberto mão tão amplamente da responsabilidade de definir a política econômica …”

    Execelente, Nassif.

    Qual será a avaliação que Lula faz das consequências dessa postura? Será que ele julga que o “timing” é o mais importante, ou seja, que só irá “liberar” o crescimento bem próximo da eleição?

    Todos recordam que quando da primeira reeleição, o passo da recuperação foi rigidamente controlado por Palocci/Dirceu/Meirelles de modo que a economia não atingisse o auge muito antes da eleição, o que atrasou em quase um ano o crescimento brasileiro. E quase que a revelação do Mensalão estraga tudo….

    Desta vez o PT não tem candidato forte, então a tendência é que Lula use a economia para dar suporte ao seu candidato, porém é necessário que seja no segundo semestre de 2010.

    Esse é o motivo de a SELIC só chegar a 9% em 2010, sendo que poderia atingir esse valor em abril/09.

  4. Quando o Meirelles foi
    Quando o Meirelles foi indicado, foi para satisfazer o” mercado” e não para ser presidente do banco central ( com aval do Mercadante),assim como o “mercado” que agora mostra a sua real,digo, agora deixam mostrar sua real figura,os seus ratos lógicamente são os primeiros a abandonar o navio,que já fazia agua a muito tempo.Infelizmente quando esta “tiurma” sair do Banco Central,entra outra,talvez menos ortodoxa,mas,ainda com aval dos bancos,e com todos acertos e erros do governo LULA,este é capital(sem trocadilho),neste ponto concordo com PHA,o presidente tem medo.

  5. Sou testemunha de sua
    Sou testemunha de sua insistência nessa tese Nassif desde o início, vc acertou na veia. Porém agora que o sangue já se foi, como arremediar essa lambança do BC e seus meninos, com o aval Lula?

  6. ilustrando suas palavras em
    ilustrando suas palavras em bilhões de US$

    saldo comercial

    94 10,47

    95 -3,47
    96 -5,60
    97 -6,75
    98 -6,58

    99 -1,20
    00 -0,70
    01 2,65
    02 13,12

    03 24,79
    04 33,66
    05 44,76
    06 46,08

    07 40,04
    08 24,74

    Transações correntes

    94 -1,81

    95 -18,38
    96 -23,50
    97 -30,35
    98 -33,42

    99 -25,34
    00 -24,23
    01 -23,22
    02 -7,64

    03 4,18
    04 11,74
    05 14,20
    06 13,62

    07 3,56
    08 -28,30

    nota – aqui a reversão é impressionante

    Balanço de pagto

    94 7,22

    95 12,92
    96 8,67
    97 -7,91
    98 -7,97

    99 -7,82
    00 -2,26
    01 3,31
    02 0,30

    03 8,50
    04 2,24
    05 4,32
    06 30,57

    07 87,48
    08 2,96

  7. “Agora, esse pessoal sai
    “Agora, esse pessoal sai quando bem lhe aprouver, segue carreira em bancos ou, no caso do vaidoso presidente do BC, Henrique Meirelles (*), e toca o pessoal da Fazenda a apagr incêndio de qualquer maneira.”

    Não faltou algo depois do Meirelles????

  8. “… para não ficar com mais
    “… para não ficar com mais raiva ainda” !

    É por isso que gosto do blog. Além da excelente qualidade dos temas, das abordagens e dos colunistas, aqui existe sentimento!

    Parabéns. E que sua raiva, neste caso, continue produzindo a energia para enfrentar a miopia e a má intenção de outréns (!) (em homenagem aos mineiros.

    Bom dia!

  9. Pois é, Nassif. Fazendo uso
    Pois é, Nassif. Fazendo uso de uma paráfrase: crônica de uma tragédia anunciada. Não viu quem não quiz.

    Vivemos uma irrealidade cambial graças à frouxidão dos “meninos de ouro do MS EXCEL do BC” que, usando os “antolhos” do mito da flutuação cambial, deixaram tamanha apreciação cambial ocorrer. Tudo para agradar as mesas de operações dos mega-especuladores.
    Agora vamos ver o que efetivamente a Fazenda pode fazer.

    O pior de toda a história é que o Meirelles ainda vai se tornar o grande oráculo de um monte de mini-cabeções e pode virar governador de Goiás!

    E a gente paga a conta!

  10. Baixou a “pomba
    Baixou a “pomba gira”,Miriam Leitão,no “cavalo” Nassif. Oh,”zinfi”!

    Quando se podia minimizar o estrago, minha amiga pomba gira defendia juros altos e nenhum controle sobre crédito. E minimizava a questão externa.

  11. Pela inércia do crecimento
    Pela inércia do crecimento mundial ou não,mas ofato é que o mundo inteiro está perdendo nessa crise, e Graças a Deus o Brasil parece que vai perder menos do que a média. Eu elogio muito o Sr. Meireles e digo mais, se você quer vender seu produto lá fora ,vc deve tb abrir seu mercado aqui, não existem ações unilaterais, ninguem é bobo mais. O que se pode fazer agora e usar as reservas cambiais para estabilizar a ecomonia e renunciar a cadeia de impostos nos produtos de exportação ,abrir mercado ,gerar emprego com isso e tentar amenizar o famoso e enorme “custo Brasil”,quem sabe a escala substitua as altas aliquotas????

  12. Caro Nassif, certamente estes
    Caro Nassif, certamente estes próceres buscarão formas de justificar seus comentários e negar o que for infustificável. Creio que daria um material dos mais interessantes se fosse possível uma cronologia dos fatos, das declarações destes e dos alertas efetuados por alguns na mídia, como você próprio. O silêncio neste momento é um benefício para estas pessoas, que agora querem surfar em uma nova onda!

  13. A permanência do presidente
    A permanência do presidente do BC no cargo é de inteira responsabilidade do chefe do executivo.Se Meireles continua é porque Lula assim o quer e por conseguinte aprova sua gestão.Se, na opinião de muitos, o presidente foi incompetente na avaliação do seu auxiliar e os resultados advindos do seu trabalho foram insatisfatórios o ônus é de Lula.
    Nestes 25 anos o Brasil nunca teve um presidente de Banco Central que fosse aprovado pela maioria dos críticos.
    Na atual conjuntura internacional o Brasil, Lula e Meireles são os últimos culpados da nossa situação.

  14. Olá,
    “…e Lula não tivesse
    Olá,
    “…e Lula não tivesse aberto mão tão amplamente da responsabilidade de definir a política econômica, deixando essa incumbência nas mãos de um presidente de Banco Central despreparado…”
    Novamente a demonização desnecessária. Um pouquinho de lógica só para variar um pouco: já argumentei aqui mais de uma vez que a partir do momento que o presidente é avalista desta mesma política econômica, gostem ou não seus seguidores, a incompetência tambem é dele. Assim como a prerrogativa da escolha das cabeças do BC tambem o é. Estas responsabilidades (política econômica e escolha de nomes) não se transferem nem se terceirizam.
    Ou querem nos fazer crer que se dá certo é mérito da presidência e se dá errado é culpa do BC e seu presidente? Francamente…
    Ao tema das importações: acho que a reedição das guias de importação é uma burrice. Mexer nas alíquotas do imposto de importação é muito mais eficiente. Sem falar na própria questão do câmbio que tambem ajudou nesta contenção. E convenhamos: restringir importações de manufaturados é inócuo quando não há demanda. Novamente se pune as indústrias que produzem e dependem de insumos importados para se tapar buracos que não foram criados por elas.
    Enfim, mais uma vez os financistas fazem as burradas e os empreendedores pagam o pato.
    [ ]´s

    Ricardo, vire o disco. Se digo que Lula abriu mão de suas responsabilidade, estou querendo dizer objetivamente o quê? E quando você fala que os “financistas fazem as burradas”, está se referindo a quem? Ao Dunha ou ao BC? Você se referiu ao BC e não mencionou Lula, percebeu? Agora quer que em cada crítica ao BC eu coloque asterisco ou bula ou parênteses para dizer o óbvio?

  15. Creio que o controle
    Creio que o controle burocrático sobre as importações realizado pelo Governo do Presidente Lula se de um um função que que hoje não é possível utilizar os dados estastíticos para fazer projeções confiáveis.

    Sem uma projeção confiável da Balança Comercial não será possível utilizar as reservas cambiais de forma agressiva, obrigando a fazer uma reserva técnica que pode ser a vir muito além do necessário, ou pior que caso o rombo na Balança Comecial seja muito grande nem isso seja suficiente.

    As medidas adotadas se constituem uma excelente ferramenta para acompanhar o ritmo da importações com boa antecedência. Isto era feito antes com os dados estáticos mensais mas no momento ele não podem ser utilizados.

    O fato é que estamos enfretando em janeiro o pior dos cenários que foram projetados no ano passado, e que foram totalmente desprezados pelo COPOM que preferiu confiar na continuidade de crescimento dos investimentos e dos financiamentos externos.

  16. Eu concordo contigo
    Eu concordo contigo plenamente Nassif.
    Só não entendo vc continuar centrando suas críticas quase que exclusivamente no BC e no Henrique Meirelles.
    O patrão dele, Lula, tem uma equipe economica e tem poder de decisão. Não adianta culpar exclusivamente o Meirelles, existe gente acima dele que o suporta e lhe dá os devidos meios e poderes p/ tomar tais decisões.

    Nas empresas que sofreram c/ problemas nessa crise, os responsáveis foram todos ou quase todos demitidos. Se isso não acontece no governo brasileiro é pq o chefe ou é conivente ou apóia irrestritamente essas medidas.
    Portanto, além do BC e do Meirelles, muito mais gente tem responsabilidade sobre nosso futuro economico.

    Que muito mais gente? Acima do Banco Central, só tem o Lula.

  17. Fico pensando qual seria a
    Fico pensando qual seria a analise feita por vc e da maioria dos leitores se o Lula tivesse controlado o Banco Central. A gritaria, provavelmente, seria ensurdecedora.

  18. O novo Presidente dos EUA
    O novo Presidente dos EUA (Barak Obama) já manifestou a intenção clara de que seu País vai aumentar as barreiras protecionistas para gerar empregos em seu território. Ele não quer ver crescer empresas em lugares como Mexico, China, Índia e outros nos quais estamos nós Brasil. Hoje com a tecnologia mudar empresas desses lugares para outros não eh tão difícil assim! A empresa onde trabalhei até então, fechou vários sites nos EUA ao longo dos últimos 10 anos, pois não era fácil competir com a China em seus custos. Todavia creio que essa tendência deverá ser revertida! O Brasil que se cuide, pois se isso acontecer estamos com as mãos atadas! Imagine só o novo Presidente do Brasil daqui há 02 anos que abacaxi vai herdar do atual!!!!

  19. Nassif,

    Você afirma que a
    Nassif,

    Você afirma que a crise poderia ter sido evitada ou minimizada se Lula etc. Por tudo que tenho lido, fico com a impressão que a crise não poderia ter sido evitada de forma alguma, dado o grau de globalização dos mercados financeiros, e que será minimizada graças à política do governo atual que gerou os superávitis nos 3 quesitos apontados pelo Romanelli.

    Comparando os 6 primeiros anos de FHC com os de Lula:

    Saldo Comercial:
    FHC: -13,82
    Lula: 207,74

    Transações Correntes:
    FHC: – 157,13
    Lula: 19,00

    Balanço de Pgto:
    FHC: 2,85
    Lula: 136,07

    Não sei se essa conta sobre o passado faz algum sentido, se o que interessa é apenas a tendência (a história do fluxo vs estoque) ou se pode ter algum impacto no futuro.

    Apenas como curiosidade, existe alguma economia no mundo que esteja passando incólume pela crise? Refiro-me às economias de perfil de desenvolvimento semelhantes ao do Brasil, não as economias tribais da África, por exemplo.

    O que está acontecendo – ou irá acontecer – com os países do Oriente Médio exportadores de petróleo? E como andam as coisas nos países que estão no topo da pirâmide social, como Noruega, Dinamarca, Suécia, Canadá ( a Finlândia a gente já sabe).

    Talvez algum leitor possa trazer informações sobre países, ou blocos, que quase nunca são mencionados na imprensa, ou fazer a correlação entre os IDH’s dos países e os efeitos da crise sobre os mesmos.

    Ou se tudo isto que estou falando é apenas bobagem, não tem qualquer relevância para a análise da crise – nesse caso peço desculpas anntecipadas.

  20. A abertura do mercado
    A abertura do mercado brasileiro de forma total na Era Collor levou ao fechamento de milhares de indústrias no Brasil.
    A paridade da moeda chinesa ´6×1′ é um atentado à globalização nos paises emergentes principalmente no Brasil!O Mr. Obama comentou que está de olho nesta estratégia chinesa…!
    O Brasil precisa defender nossas indústrias, nossos empregos, nossa economia. A politica da globalização e abertura dos mercados produzida pelo capitalismo selvagem está com os dias contados.
    Os países emergentes devem liderar na OMC um movimento visando ‘impor’restrições a este tipo de estratégia perigosa e destrutiva.(paridade monetária, etc.)

  21. A abertura do mercado
    A abertura do mercado brasileiro de forma total nopassado levou ao fechamento de milhares de indústrias no Brasil.
    A paridade de uma determinada asiatica´6×1′ é um perigo à globalização nos paises emergentes principalmente no Brasil!
    O Brasil precisa defender nossas indústrias, nossos empregos, nossa economia. A politica da globalização precisa ser revista nos países emergentes devido ao prejuizo frente aos paises asiáticos no mundo.
    Os países emergentes devem pedir na OMC mudanças urgentes considerando a crise mundial.

  22. O Travaglini tem razão, mas
    O Travaglini tem razão, mas se a idéia for fazer o país crescer no 2o semestre de 2010, é bom começar a trabalhar agora, porque então será tarde demais.

  23. Nassif escreveu: “Que muito
    Nassif escreveu: “Que muito mais gente? Acima do Banco Central, só tem o Lula.”

    Eu concordo plenamente c/ sua análise. Tb acho que o Meirelles é o grande responsável por isso. Eu só não concordo c/ a exclusão da responsabilidade do Lula, do Mantega e de todos que compõe a equipe economica.

    O ministro da Fazenda, serve p/ quê?
    A politica economica é uma exclusividade do BC ou o Ministério da Fazenda tb atua nisso? Pq não é possível isso que está acontecendo.

  24. Nassif, é por isso que sou
    Nassif, é por isso que sou seu leitor já faz alguns anos. Sei que o seu trabalho exige uma certa dose de elegância, mas nos últimos tempos Você andava um pouco ausente. Agora sim! É preciso ser incisivo, por os pingos no ís. O Brasil não tem presidente. O Brasil tem dono. São os credores. Meirelles é preposto deles. O que interessa é garantir lucro máximo aos rentistas. Agora mudou. Quantas vezes assistimos idiotas a escrever que; Importar é o que importa! Não tem jeito Nassif, com o mundo em crise, não há outra solução. É preciso fechar, é preciso proteger-se, Cada país deve resolver seus problemas. Problemas devem ser resolvidos em casa. Um País só consegue fazer parte da cominunidade economica internacional se estiver com seus problemas resolvidos. Isto é natural. Quem está doente não é aceito em nenhuma comunidade de entes saudáveis. Muitos dos nossos problemas foram criados por nós mesmos. Parabéns Nassif, somos testemunhas da sua saudosa teimosia em apontar os erros (???) dessa corja que infesta o Banco Central.

  25. Bom depois de ver tantas
    Bom depois de ver tantas notícias e boatos a respeito do controle geral sobre as importações só falta voltarmos a época da antiga Cacex com controles mirabolantes das licenças de importação e ate a apresentação dos antigos programas de importação por empresas. Temos que trabalhar as exportações.

  26. Será que o Brasil, precisava
    Será que o Brasil, precisava importar tantas quinquilharias e bujigagas, da China e de outros paises?Não precisamos nada disso,ou é para alimentar as tantas lojas que abrem a todo instante de 1.99, sonegando em tudo o que comercializam?

  27. Eu gostaria de aproveitar o
    Eu gostaria de aproveitar o assunto para fazer uma pergunta que não dói… Porquê nós – pessoas físicas reles mortais comuns – pagamos taxas extorsivas para importar qualquer coisa do exterior? É ridículo o limite de 50 dólares de envio de encomendas de uma pessoa física para outra, acima disso você é obrigado à pagar 60% do valor do importado apenas de taxa de importação!

    Sempre alegam que é “para proteger a indústria nacional”… Mas proteger o quê? Até entenderia quando o artigo é um sapato, coisa que facilmente se encontra aqui dentro, mas e um computador fora do “feijão-com-arroz”? Alguém por aí viu produzirem um único processador de ponta nesta república bananeira? Logo, para quê taxas extorsivas de importação sobre coisas que sequer são produzidas aqui? Somos feitos de otários todos os dias (ofensa grave no Brasil, dado que todos se consideram espertos e malandros), pagando o dobro ou o triplo por artigos que pessoas lá fora compram e elas têm salários muitos níveis acima dos nossos, e para piorar nem produzimos tais artigos aqui dentro para ter alguma alternativa mais viável economicamente. Esse é o país da piada pronta.

  28. Perfeito,
    e ainda foi gentil
    Perfeito,
    e ainda foi gentil c/os cabeça de planilha, afinal a crise não apenas “tornou”os modelitos matemáticos defasados, mostrou q os mesmos eram a “roupa” q “escondia” a nudez do rei…

  29. Alguem já parou pra pensar
    Alguem já parou pra pensar que os que conduzem a politica econômica nacional, no mínimo desde o governo FHC, o fazem de maneira intencional e não “burras” como aparentemente demostram? Será que o resultado buscado não é exatamentemente este?
    É muito mais difícil acreditar que pessoas selecionadas a dedo para ocupar posições de tamanha influência e responsabilidade sobre o destino da nação sejam mesmo tão ignorantes ou despreparadas do que na realidade mal intencionadas!!
    A quem elas servem na realidade; a nação ou interesses outros, quiça ocultos? Os resultados que vêm sendo obtidos são uma maneira de se conhecer isto.
    E o presidentes chefes em última instância, não intervêem por que? Só pode ser ou por ignorância intelectual, ou por concordância plena com os mesmos interesses ocultos ou por submissão e dependência a eles.
    A atual amarração da economia mundial ao sistema financeiro internacional e seu “deus mercado”, nada mais é que a nova cara do modelo produtivo servil do passado, sendo os Estados Nacionais hoje os coletores de tributos para os seus verdadeiros senhores.
    Acredito que as futuras críticas e analises econômicas deveriam incluir este componente de desconfiança se quiserem realmente ter efeito prático para ajudar à nação! Senão jamais chegará a lugar algum, ou seja influenciar aos nosso dirigentes, e pelo contrários servirão apenas para dar uma cara de legitimidade ao que esta acontecendo não apenas no Brasil, mas em vários outros lugares.
    Saudações!

  30. Olá,
    Nassif, vc. entendeu o
    Olá,
    Nassif, vc. entendeu o que eu quis dizer. Minha crítica é ao fato que toda referência ao chefe maior é feita de maneira oblíqua. Já nos peixes menores o porrete desce muito mais explicitamente. Mais ou menos assim: “incompetente é o BC e seus cabeções”, Já Lula só “se exime de suas responsabilidades”. Percebe a assimetria?
    Quanto às “burradas dos financistas” foi uma referência genérica onde só mencionei o embrião da crise que foi a farra que gerou os créditos podres. Perdeu-se a noção de critérios para as concessões destes créditos e isto é basicamente atribuição de financistas, não de quem produz e avalia o “credere” de seus clientes. Ainda que estes últimos tenham se beneficiado pela expansão econômica. Ademais, buscar culpados locais numa crise mundial é um pouco esquisito nos dias de hoje.
    [ ]´s

    A dinâmica da criação de déficit em contas correntes já estava em curso em pleno boom das commodities. Aliás me surpreende que você defenda o BC, sabendo que a política é do Lula. Virou lulista?

  31. Creio que a oposição
    Creio que a oposição esperava que Governo do Presidente Lula adotaria medidas para encolher o mercado interno como forma de eliminar o déficit na Balança de Pagamentos.

    Como estamos vendo além de viabilizar a correção cambial, ainda está adotando medidas para restringir o ritmo da importações. pois como sabemos com a correção cambial a uma melhoria da competitividade da empresas instaladas no Brasil tanto para exportar como para competir com os importados,

    mas é necessário um tempo de maturação para as exportações que ficaram competitivas com o novo patamar do câmbio, bem como para substituir parte das importações.
    Principalmente com a atual situação de estoques elevados no Brasil e no Mundo um função da brusca queda demanda.

    Creio que é uma medida necessária mais em função da queda do nível dos refinanciamentos externos do que em função dos resultados da Balança Comercial.

  32. Onde estava a
    Onde estava a “competentíssima” Dilma?

    Não é ela a grande executiva do governo, a principal ministra a que o Lula mais ouve, encarregada do planejamento do país.

    Falhou novamente. Como havia falhado no caso da energia, área que sempre esteve sob seu comando.

    No ano passado só não tivemos racionamento de energia porque São Pedro colaborou muito

    Caio, desde quando Casa Civil responde por comércio exterior… Cada uma….

  33. Mas segurando o dolar como o
    Mas segurando o dolar como o BC esta não resolve isso nunca… O dolar a R$ 1,40 era surreal, agora na faixa dos R$ 2,00 o valor mais “correto”.

    Só que veio a crise, e enquanto as moedas do mundo inteiro se desvalorizaram, a nossa apenas se ajustou para seu valor real.

    E a queda nos preços internacionais estão compensando esse ajuste na nossa moeda, os preços de produtos importados aqui dentro não vão subir mais do que estão agora. Desde o começo da crise, ja ouvi varias declarações de representantes de montadoras (Gandini da Kia por ex.) falando que com o dolar a R$ 2,30 não subiriam preços. E não subiram mesmo, alias baixaram. E dá-lhe importação…

    E se aqui as coisas são mais caras em compração aos preço praticados lá fora é devido a carga tributária, so que vai mexer nela…

  34. Encontrar culpados e
    Encontrar culpados e censurá-los é importante para tomadas de decisões. No caso do Meireles, demissão. No caso do Lula, autocrítica, perfeita compreensão dos erros cometidos e segurança para implementar necessárias mudanças de rumos.

  35. “Chegou a hora da verdade,
    “Chegou a hora da verdade, das barbeiragens cometidas pelo Banco Central desde o último trimestre do ano retrasado – mantendo a taxa Selic elevada e permitindo a apreciação irresponsável do real”: sabotagem intencional. INTENCIONAL.

  36. socorro,as forças estão
    socorro,as forças estão acabando.
    Enquanto o governo compra esses BANCOS E FINACEIRAS,que estão falindo.
    Quem comprara as nossas dividas com esses mesmos Bancos
    que estão nos explorandos,colocando juros e mais juros nas nossas contas inadimplentes?
    pessoas fisicas,juridicas(como eu,micro empresario) empresarios,estamos indo a loucura,com avisos e telefonemas dessas instituiçoes,exploradoras,num momento de crise mundial,que estão tornando as nossas dividas a cada dia, mais impagavel.
    que o governo,reveja essa situação,perante esses bancos exploradores,que não percebem o mal que eles estão fazendo,
    para nos devedores e nossas familias,em nome de um lucro
    exorbitante em tempo de crise.
    como sempre esta só nos sobrando,insonias e problemas de saude,e pensamentos tenebrosos,para sair de tudo isso.

  37. “Será que o resultado buscado
    “Será que o resultado buscado não é exatamentemente este?”: todo consumo interno ameaca a exportacao de bens e de dolares.

    Eh por isso que o Brasil nao tem estrada, educacao, seguranca, etc.

  38. Nassif.

    Acho que é mais do
    Nassif.

    Acho que é mais do que barbeiragens, pois tem muita gente enriquecendo com esta politica de juros alto. Acredito que vc vai fazer um livro, daqui a uns anos, expondo a real situação e as pessoas envolvidas tal como o “Cabeças de planilha”. Vc tem essa responsabilidade e já demostrou em seu artigo da semana passada no Carta Capital que é capaz de elucidar os fatos para nós.

  39. Olá,
    Nassif, onde foi que eu
    Olá,
    Nassif, onde foi que eu defendi o BC? Pelo contrário: pau neles (e em seus chefes tambem) ! Ah, tambem sou da turma “nem-nem”: nem lulista nem anti-lulista, simplesmente “não adesista”.
    Claro que conheço tuas críticas (corretas) em relação às contas correntes. O mecanismo “ganha-ganha” do capital volátil (ganha nas taxas de juros e na desvalorização cambial), etc.
    Minha critica aqui (não é defesa!) é querer culpar o BC por fatores externos à sua área de influência. Fica parecendo o “elixir às avessas”: uma única causa para todos os males.
    No caso em pauta (limitar importações) pergunto: dificultar a importação de insumos (bens de capital, p. ex.) para a produção de manufaturados é política que se preste para incentivar quem produz e que, em última análise, tambem emprega uma boa massa da população? A taxa de câmbio já contribui bastante para regular as operações. Afinal de contas estamos falando de dinheiro que vai na veia da produção, nada a ver com capital volátil. Ou vamos sentar e esperar que “nossa soja” e “nosso minério de ferro” melhorem seus preços no mercado mundial. Pregar o aumento da burocracia para limitar as importações é um primarismo, em minha opinião. Só vai possibilitar a volta dos famosos “jeitinhos” e dos poderosos “despachantes bem relacionados” que coalhavam (e, em menor escala, até hoje coalham) nossas alfândegas e entrepostos aduaneiros. Enfim, só estão recriando as “penas poderosas” (canetas que assinam as guias).
    Resumindo: que o comércio de bens seja beneficiado, não punido.
    [ ]´s

  40. Essas barbeiragens,cometidas
    Essas barbeiragens,cometidas pelo BC,de querer deixar os juros altos,é um suicidio para a economia do Brasil.

    A vida é um ponto de interrogação. Cada ser humano, seja ele
    um intelectual ou iletrado, é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta.

  41. Porque ao invez de retroceder
    Porque ao invez de retroceder 20 anos , e voltar a tona a antiga assonbração chamada CACEX. Devemos sim trabalhar a exportação, melhorar a competitividade da industria transformadora e exportadora, ou será melhor retroceder , se fechar e continuar sendo pais de terceiro mundo pra sempre exportando materias primas???????????? A abaixar o famoso custo Brasil pra quem exporta. Temos que olhar para cima e não para baixo. Por diversos aspectos temos que trocar mercadorias globalmente, até porque queremos vender nosso Etanol, nossos aviões,nossos serviços de contrução cívil,nossos hortifrutigranjeiros.

  42. É IRRESPONSÁVEL UMA MEDIDA
    É IRRESPONSÁVEL UMA MEDIDA PROTECIONISTA FEITA SEM ESTUDOS CONCRETOS E SEM TEMPO HÁBIL DE ADAPTAÇÃO DAS EMPRESAS ENVOLVIDAS NESSA MUDANÇA, não sou contra a isso, mas sou contra a tudo que seja feito sem critérios de forma radical e sem tempo hábil para que os importadores e industrias(que dependem da materia prima importada) sejam capazes de se ajustarem. A agora seria a hora de desonerar toda a cadeia exportadora sendo ela 100% nacional ou parcial(DRAWBACK) estou pasmo com essa irresponsábilidade

  43. O controle de importações era
    O controle de importações era uma tradição brasileira que funcionou de 1933 a 1990. O sistema que fazia esse trabalho funcionava no Banco do Brasil, com os nomes de CEXIM e depois CACEX, um orão de abrangência nacional que era operado pela elite dos funcionários do banco, com agencias em todas as cidades importantes do Brasil e um comando central no Rio. A CACEX tinha grupos setoriais especializados, com pessoal conhecedor de metais não ferrosos, eletro-eletronicos, aços, trigo, maquinas e equipamentos, etc.Os grupos tinham conhecimento do mercado mundial para cada setor, tinham catalogos e listas de preços de fabricantes, era um controle minucioso que no geral impedia fraudes, algo muito comum em comercio exterior. A CACEX foi implodida, no lugar criou-se o Decex, com estrutora muito mais leve, não ha hoje pessoal treinado para licenciar US$150 bilhões de importações. Das duas uma, ou tudo vai passar batido ou vai haver uma fila resultante da acumulação de pedidos e falta de pessoal. É uma pena. O Brasil nunca deveria ter desmontado a CACEX, era um repositário valioso de conhecimentos e de gerenciamento do comercio exterior. Remontar não vai ser facil.

  44. Esta na hora de chamar o
    Esta na hora de chamar o Gustavo Franco para voltar ao BC. Tenho certeza que ele aprendeu a lição com a desvalorização do real. Agora ele ia arrumar as coisas por lá… Como um xerife chegando em uma cidade de bandoleiros do velho oeste.

  45. Não vejo nenhum problema em
    Não vejo nenhum problema em se exigir Licenças de Importação , desde que não se interfira na OMC, concordo tambem em filtrar o mercado contra os (maus players) ou seja aqueles que não praticam a importação na forma plena da lei e se beneficiam das brexas a fim de lucrar mais.
    Odeio retrocessos, mas se essa medida nova conseguir filtrar e diminuir a concorrencia desleal , eu até apoio, desde que não bucrocratize alem do que já temos

  46. A volta da obrigatoriedade da
    A volta da obrigatoriedade da LI,medida típica dos ideólogos do Planalto,
    inspirada no sistema vigente naquela Ilha do Caribe,será o início da ten
    tativa de provar o mito do crescimento sustentável,as custas apenas
    do mercado interno.Com isso adeus rodada de Doha,e como pleitear
    maior flexibilidade nas exportações de etanol para os Estados Unidos?

    Sõ você e o Celso Amorim ainda acreditavam em Doha.

  47. Caro conterrâneo mineiro
    Caro conterrâneo mineiro Nassif.
    O Brasil já vem perdendo tempo há anos, quase uma centena e por isso eu como bom mineiro como você, já estou ficando também com raiva.
    Percebo que à medida que o tepo passa, crescem também as dificuldades e você como economista sabe bem que: Tempo é dinheiro.

  48. Caro Nassif:

    Sou testemunha
    Caro Nassif:

    Sou testemunha (entre muitos outros) que Voce alertou para este problema há pelo menos 18 meses. Se esta era uma verdade anunciada, porque nao se tomam as medidas para compensar as perdas?

    O Poder Judiciario nao deveria fazer uma analise sobre a atuacao do Meirelles, e tambem do Lula, para , caso seja necessario, tomar as medidas correspondentes?

    Todo o dinheiro gasto con a apreciacao do real, fechamento de fabricas, surgimento de deficit em 3 meses(!), nao é motivo suficiente para acoes legais?

    Excelente materia.

  49. A china criou entrepostos
    A china criou entrepostos para importação de seus produtos, enviando pessoas para criar aqui no Brasil importadoras para as suas bugingangas, como guarda-chuva, briquedos ,ferrramentas descartáveis etc. etc. Vocês acham que algum brasileiros importaria bolinhas de vidro (gude), guarda-chuva, toda sorte de lixo da China? Eles importam e distribuem , aumentando as exportações da China que já ultrapassa os 900 bilhões de dólares, isso é um programa do governo chinês às custas das indústrias dos países que não protegem o seu patrimônio e seus empregos.

  50. Parabéns LUX.
    É exatamente o
    Parabéns LUX.
    É exatamente o que penso. Não tem bobo no Banco Central. Eles não erram. Foram postos lá para fazer exatamente o que fazem. Na minha opinião, o Plano Real foi um “acordão” feito com os credores. Eles assumiram o Brasil, que é governado visando em primeiro lugar os seus interesses. O que sobra são migalhas, que são distribuídas a gentalha brasileira (bolsa família é um bom exemplo de migalha distribuída). Agora eles vão afrouxar um pouquinho os ganhos não porque mudaram de opinião, é porque a situação exige, a arrecadação tributária despenca e eles estão obrigados a buscar um novo ponto de equilíbrio que garanta lucro máximo aos rentistas e a gentalha brasileira sobre controle. Lula não é nada, é um enfeite, uma figura que tem a cara e o jeito do povo brasileiro e que foi escolhido para isto, passear e falar, falar e passear e só, enquanto a turma se incumbe saquear este negócio chamado Brasil.

  51. SENHORES ECONOMISTA DE
    SENHORES ECONOMISTA DE PLANTÃO PERGUNTO, QUAL O PRESIDENTE DO BC QUE AGRADOU, BICHO VCS…, SERIA “NASSIF” SE O SERRA FOSSE ELITO EM 2002, O LULA DIEIXOU O BC NA MÃO DO “PSDB” (HENRIQUE MEIRELLES DEPUTADO FEDERAL DO PSDB) E VOCÊS AINDA RECLAMA, SERÁ QUE DEVIA SER O PROPRIO LULA A SER O PRESIDENTE DO BC.
    ABRAÇOS

  52. Vai com calma, Nassif.
    O
    Vai com calma, Nassif.
    O Brasil está passando por dificuldades, mas o mundo inteiro está pior.
    Você não dispõe de dados para avaliar os juros praticados pelo BC.
    O Lula quando pegou o Brasil em 2002, o Brasil era a 16ª potência econômica mundial. Hoje é a 8ª, e depois desta crise, em 2010, o Brasil será a 6ª potência econômica mundial. Se o PSDB ficasse mais um ano no poder, deixaria para o Lula o Brasil na 20ª posição mundial!.

    Prezado, mas que argumento danado, heim? Não se pode criticar o BC, porque com o PSDB seria pior. Da série Blogueiro sofre…

  53. Complementando sua análise:
    Complementando sua análise:

    Onde estão os “raios” da política Industrial: farmacêutica, microeletronica……?

    Por onde anda a substituição, via incentivo à base nacional?

    Que fazer com os jovens formandos?!! Fazer MBA? Todos querem trabalho!!! Todos querem renda!

    A continuar essa toada…vai explodir!

    abraço

  54. Quero saber agora algumas
    Quero saber agora algumas coisas, a primeira, se o GOverno vai minimizar a crise, preocupado com a popularidade do Lula (sim, para o Governo o mais importante é se o Czar está em baixa!), Quero saber também se o nosso querido Governo vai tomar atitudes mais fortes ou se vai ficar nadando ao sabor da “marolinha” e se o nosso querido Presidente do BC vai continuar preocupado com a inflação e insisitir na maior taxa de juros do Universo…

  55. A opinião pública com relação
    A opinião pública com relação à política econômica se divide basicamente em três grupos, sendo os dois primeiros maioria.

    1) Os que acham que o governo Lula só fez acertos. Aqueles que votariam no Paloci ou no Mercadante. É um grupo que critica os erros de FHC, mas acha que os juros altos e câmbio valorizado foram responsáveis pela estabilidade econômica. Falam de um crescimento que na verdade não existiu. O Brasil cresce muito pouco. Segundo o IPEA, um crescimento de 4,5% é o mínimo necessário para que o desemprego não aumente. Tem que crescer mais que isso.

    PIB 2003-2007
    2003:1,1%; 2004:5,7; 2005:2,9%; 2006:4%; 2007:5,4%;

    2) Tem o outro grupo, preconceituoso, eleitores do Alckmin. Criticam tudo que foi realizado no governo Lula, mas acha correta a atuação do Banco Central.

    3) O terceiro grupo reúne pessoas mais bem informadas, que se atualiza por veículos fora da grande mídia. São aqueles que tem ou uma boa base no entendimento da economia (não quer dizer formação na área, está mais para bom senso).

    Infelizmente a maioria das pessoas que conheço ou são do grupo 1 ou do 2.

    Isso será efeito do bombardeio da mídia com dezenas de comentarias na tv e nos jornalões defendendo a política do Meirelles e atacando qualquer alternativa proposta pelo Guido Manteiga?

  56. Com toda essa bagunça que
    Com toda essa bagunça que acontece na economia mundial nesse momento, me parece que a musica de Raul Seixas começa a ter sentido! O dia em que a terra parou…Naquele dia o padeiro não saiu para trabalhar….A minha dúvida eh quanto ao mar de dinheiro que o BC jogou na economia desde outubro de 2008 para diminuir o impacto da crise! Creio que esse dinheiro está servindo para as empresas ajustarem suas contas, pois com tanta gente perdendo seus empregos, o dinheiro deve estar ajudando as empresas no pagamento das indenizações dos 150000 + Eu que estão nessa lista! Sem falar na remessa de dinheiro das multinacionais para suas matrizes! Pois não eh possível que Bilhões de Reais ainda não chegaram na economia do nosso Brasil. Onde está esse dinheiro que foi liberado de forma rapida e indolor para o sistema financeiro?

  57. O problema não está na
    O problema não está na importação( de produtos)

    Isso tem cura.

    O que não tem mais cura:

    Ninguém se IMPORTA com ninguém.

    Perdemos a solidariedade.

    Esta IMPORTAÇÃO que deveria ser o mote do POST.

    De que importa a outra se não importamos com esta?

  58. O controle de importações foi
    O controle de importações foi uma grande barbeiragem!

    A falta de insumos “just in time” para linhas de produção e encarecerá produtos.

    O medo de novas medidas mais restritivas levará à antecipação importações, reduzindo ainda mais o saldo comercial.

    O discurso pró rodada de Doha do Presidente Lula ficou desacreditado.

    O governo terá que voltar atrás. É apenas uma questão de dias, talvez com intervenção direta do Presidente Lula na área econômica.

  59. Ja q o Nassif concorda com
    Ja q o Nassif concorda com esse tipo de medida, para evitar a saida de dolares, ele tambem apoiaria uma decisao do governo de nao emitir mais passaportes, assim ninguem viaja para gastar dolares,

    juliano – houston – TX

  60. “Chegou a hora da verdade,
    “Chegou a hora da verdade, das barbeiragens cometidas pelo Banco Central desde o último trimestre do ano retrasado – mantendo a taxa Selic elevada e permitindo a apreciação irresponsável do real.”

    Concordo com o miranda filho, a situacao do Brasil tem q ser avalhada em relacao aos outros paises. A crise do capitalismo financeiro eh muito profunda.
    A apreciacao do real nao foi o maior problema sendo q era bastante artificial e causada por uma inflacao enorme de dolares, no mundo inteiro.
    Por algum aspecto foi involuntariamente positiva. (A unica coisa positiva do BC).

    O problema da selic eh q ela eh elevada para garantir lucros faceis ao rentier, e pra manter elevados os juros dos titulos. Sem colaboracao entre BC e Tesouro os juros ficam elevados.

  61. Ola Nassif, bom dia

    Não
    Ola Nassif, bom dia

    Não acredito que vc não esteja ainda no governo, é um desperdicio…
    Se vc se candidatar conte comigo… não tem umassunto que vc não tenha acertado…
    um abraço

  62. Ok o mundo esta mais
    Ok o mundo esta mais protecionista, porem foi ridicula a maneira de implantação das barreiras aqui no Brasil, desastrosa, de surpresa, no meu caso que trabalho com importaçao de produtos de informatica, tenho duas cargas paradas, que foram legalmente importadas, com uma absurda taxa de impostos. Enquanto meus concorrentes que compram via Paraguai estão tranquilos.
    A medida mostra incompetencia infantil e uma total falta de planejamento, não é a primeira mostra de amadorismo.

  63. Concordo com o Carlos e
    Concordo com o Carlos e outros que dizem que o NASSIF tem que ser Presidente do Banco Central ou Ministro da Fazenda , quissá das duas instituições de uma vez . Com o Nassif não tem lorotas, lero lero, enrolação, e explicações vazias (tipo político) . Nassif vai na fonte, na mosca e acerta.
    Quem sabe os políticos e presidente em 2010 mudem a cabeça e passem a valorizar quem sabe das coisas . Se o Nassif se candidatar para algum cargo eletivo conte comigo também. Por enquanto o cargo de Presidente do Banco Central e Ministério da Fazenda ainda é indicado pelo Lula e seus asseclas .
    Só uma coisinha Nassif! Como pode o governo que está aí falar em conter importações por medidas estas, se o país importa fertilizante, tendo varias jazidas de calcario ????? E se o Brasil já conclui o ciclo do enriquecimento do urânio , porque pagar para enriquece-lo no Canadá ??? Devia haver uma proibição !!! Afinal é de grão em grão que a galinha enche o papo. E neste caso o ditado é a favor deles , do Canadá e dos outros países !!!!

  64. Luis Nassif, bom dia

    Eu
    Luis Nassif, bom dia

    Eu acompanho diariamente os seus comentários, parabéns você e realmente hoje uma referência para quem quer estar informado sobre economia.
    Nassif estes personagens que estão na direção do banco central continuam no cargo porque estão atendendo uma estratégia do governo para as próximas eleições.

  65. Nassif, não queira segurar a
    Nassif, não queira segurar a economia pelo rabo. Controle de importação? Isto nunca funcionou….sua guerra contra os cabeças de planilhas não lhe faz bem.
    O câmbio deverá ajustar a Balança, dê tempo para isto…e não tem nada a ver com os cabeções….os impostos de importação no Brasil já são muito altos.
    O roberto rodrigues disse que as economias estão se fechando? Que frase solta! Que tal apresentarmos um estudo com taxações sobre importação comparando o Brasil e os países europeus?

    abs cordiais,

  66. O Brasil está bem na fita.
    O Brasil está bem na fita. Conseguiu criar a sua própria crise, o governo não agiu contra o Banco Central, quando deveria. Ninguém iria criticá-lo por isto. Em todas as análises que li sobre a atuação do BC, dando liquidez e conservando a taxa Selic, ninguém entendeu essa ação. Depois em Janeiro deixa de ser “conservador” e baixa 1%. Se eles baixassem esses 1% em 0.25% nas últimas 4 reuniões com certeza o cenário seria diferente. Parecia que os caras estavam em outro mundo. Os BCs de vários países fazendo reuniões extraordinárias e aqui se esperava muito, agora as reuniões são a cada 45 dias – não mais 30, e nada acontecia. O PT chamou o Henrique Meirelles, ex-psdb, para o comando do BC para alcamar o Mercado na época da posse do primeiro mandato. Foi muito ingênuo em conservá-lo até o hoje, talvez as taxas estratosféricas sejam até motivo político. Existem muitos técnicos do partido no segundo escalão no BC.

  67. Luis Nassif,
    O comentário que
    Luis Nassif,
    O comentário que pretendia fazer para este texto eu o enviei para o seu novo texto sobre as importações intitulado “A volta das licenças de importação” de 28/01/2009 às 07:00, inserido na sua Coluna Econômica.
    Creio que lá a discussão vai perdurar, embora estão todos batendo na mesma tecla do erro do Banco Central. Era bom que as pessoas apresentassem um conjunto de informações sobre a situação em que o Brasil hoje se encontraria cso não fosse cometido o que está sendo considerado erro do Banco Central. Por isso eu venho defendo que se abra um espaço para a discussão de dois modelos distintos de desenvolvimento econômico: aquele puxado pelo mercado externo e aquele puxado pelo mercado interno. Discussão não só no aspecto teórico mas também dentro das atuas condições brasileiras.
    De todo modo é preciso ser muito ingênuo para responsabilizar o Banco Central e não o governo Lula. A política monetária adotada foi aquela que o governo Lula considerava com as condições políticas para implementar. Transferir a responsabilidade para o Banco Central é acreditar em uma autonomia que no mundo só existe ou na academia ou em países sem nenhuma importância econômica.
    Clever Mendes de Oliveira
    BH, 28/01/2009 (Em Pedra Azul/MG)

  68. O Brasil vai ser o pais c/o
    O Brasil vai ser o pais c/o maior apocalipse economico do 2o.Mundo, tudo e’ exponencial e o juro + alto c/ imposto + alto horrorizam de vermelho o que era baixo lucro. O faturamento de produtores de minerio, aço, soja, madeira, cimento e aluminio esta’ caindo muito e mais rapido do que o faturamento de fabricantes de eletronicos e de soluçoes ambientais … as materias-primas e a construçao civil sao produtos primitivos, de alta volatilidade, de concorrencia predatoria e alta especulaçao. Um corte de credito pequeno tem alta elasticidade no corte especulativo e na queda no preço.

    A elitinha Brasileira adota a Teoria Economica da Bunda Redonda, o Brasil nao administra a realidade e nao ve o obvio, apesar da elevada engenharia nacional o Brasil nao produz TECNOLOGIA, so’ consome (o produto de maior valor agregado da economia – no nosso caso tecnologia de media complexidade, nao de ponta). Nossos engenheiros produzem tantas teses como o 1o.Mundo, mas nao ha’ financiamento barato para transforma-las em patentes e produtos globais como la’. Somos diaramente roubados tecnologicamente. Um software ou uma placa eletronica leva 1 ano para ser desenvolvido e ir ao mercado, mas uma obra pesada de infra-estrutura leva 6 anos, pq nao criam financiamentos p/ tecnologia em alta escala no BNDES ? O credito agricola e’ 25 vezes maior do que o orçamento de ciencia e tecnologia, mas o retorno tecnologico e’ 4 vezes maior.

    Investir no setor de eletronica e’ soluçao p/a crise, possibilita reduçao de custos e aumentos de escala, mas a Republica Tropical so’ produz materias primas que precisam alto investimento de infra-estrutura (enquanto o setor tecnologico gasta pouca energia, nao precisa de novos portos nem estradas, so’ precisa investimentos menores em educaçao e juros honestos) …

    As materias-primas sao pesadas, servem para criar buracos nas estradas ao serem transportadas e repassar a conta para a classe media (que viaja de carro) pagar pedagio, as materias primas tiveram queda de preço muito maior do que os produtos tecnologicos …

    A elitinha brasuca ta’ na Idade da Pedra, embora nao viva em arvores. A construçao civil e os fabricantes de cimento estao criando blocos de concreto nas cidades, aumentando as enchentes, diminuindo o xamanismo com a natureza urbana, destruindo o romantismo e a inspiraçao criativa. A criatividade p/ usar a informaçao e’ fator estrategico de aceleraçao economica, mas aqui preferem urbanizar a Floresta Amazonica … no tempo dos militares diziam que Sao Paulo Nao Pode Parar, hoje parou, agora dizem que Curitiba, Belo Horizonte e Salvador nao podem parar … de tanto viver na antiguidade, esse lado do Equador esta’ virando um Grande Museu, as novelas tem temas repetitivos, as TVs pouco inovam, o Brasil e’ um pais feminino sem as mulheres no poder …

    A Crise Global e’ de Conservadorismo, de Taradice e de Falta de Investimentos Ambientais, a Falta de Credito e’ consequencia, mas as sociedades inovadoras sem alto custo como Taiwan e os paises de baixa especulaçao foram pouco afetados. Ha’ paises do 1o.Mundo que desenvolvem tecnologia com alto custo, esses ficarao num nivel de crescimento intermediario, mas o Brasil e’ uma Economia Laranja, de Baixo Salario com Alto Custo, seremos a Cobaia Global do Apocalipse. O mundo quer ver uma experiencia de Debacle em Velocidade Exponencial para aprender prevençao, e’ facil eleger o Brasil p/ essa desonrosa açao, somos um pais sem liderança, sem moral e com as periferias crescendo em volta da desesperada classe media.

    POR UMA NAÇAO COM ARTE, COM ALMA e COM SABEDORIA TECNOLOGICA

    Pedro Mendonça

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador