O crescimento do desemprego nos EUA

Do Correio do Brasil

Desemprego nos EUA cresce e derruba expectativas

 Por Redação, com agências internacionais – de Washington

O desemprego tem prejudicado o crescimento da economia norte-americana

O número de norte-americanos que pediram auxílio-desemprego atingiu o maior nível em oito meses na semana passada e o crescimento da produtividade dos Estados Unidos desacelerou no primeiro trimestre, abatendo as perspectivas em uma economia que tem dificuldades para ganhar velocidade. O aumento na quantidade de pedidos de auxílio-desemprego foi de 43 mil, totalizando 474 mil com ajuste sazonal, informou o Departamento de Trabalho dos EUA nesta quinta-feira. É o maior patamar desde meados de agosto de 2010. Economistas consultados pela agência inglesa de notícias Reuters previam uma queda para 410 mil.

outrOutro relatório do Departamento mostrou que a produtividade dos EUA aumentou à taxa anual de 1,6%. Economistas previam uma alta de 1%. No quarto trimestre do ano passado, a produtividade cresceu 2,9%. Os dados de auxílio-desemprego ficam fora do período pesquisado para o relatório do governo sobre a geração de empregos em abril, que será divulgado na sexta-feira. Segundo uma pesquisa da Reuters, a economia dos EUA abriu 186 mil vagas no mês passado, após a criação de 216 mil postos de trabalho em março — que foi a maior em 10 meses. Na semana passada, a média móvel quadrissemanal de pedidos de auxílio-desemprego — considerada uma medida melhor das tendências do mercado de trabalho — teve alta de 22.250, para 431.250, o maior nível desde novembro.

Uma autoridade do Departamento de Trabalho atribuiu o aumento do auxílio-desemprego a demissões sazonais em Nova York, que somaram 25 mil pedidos, e ao início de um programa de benefícios em Oregon, que trouxe novos requerentes. Também houve pedidos adicionais no setor automobilístico, disse a autoridade, acrescentando que alguns pedidos poderiam estar relacionados aos tornados que atingiram partes dos EUA.

Mas o relatório de produtividade ofereceu alguma esperança sobre a recuperação do mercado de trabalho. Embora tenha sido deflagrado pela desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano no primeiro trimestre, o recuo da produtividade também sugere que as empresas têm pouco espaço para continuar com estratégias de cortes de gastos e podem precisar aumentar a contratação em breve.

A produtividade – que mede o que cada trabalhador produz por hora – subiu rápido nos últimos dois anos, atingindo o pico de 8,9% no segundo trimestre de 2009.

O relatório de produtividade mostrou que os custos subiram 1% no primeiro trimestre, depois de declinarem 1% no período anterior. Apesar disso, a inflação dos salários continua baixa em meio a uma taxa de desemprego de 8,8%.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador