O fim da sociedade entre Petrobras e PDVSA

Do Estadão.com.br

‘Negócios às vezes não vão pra frente’, diz Costa sobre PDVSA 

REUTERS

SÃO PAULO – O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, sinalizou nesta segunda-feira que a sociedade com a estatal venezuelana PDVSA para a construção da refinaria Abreu e Lima talvez acabe.

Segundo ele, o tempo está ficando escasso para que a venezuelana cumpra com sua parte no acordo para a construção da unidade que deverá processar 230 mil barris de petróleo por dia em Pernambuco.

“Negócios às vezes vão pra frente, às vezes não vão”, afirmou Costa a jornalistas, já considerando a possibilidade de que a estatal brasileira tenha que seguir sozinha com o projeto, inicialmente orçado em 8 bilhões de dólares.

O executivo afirmou que a PDVSA tem até agosto para assumir a sua parte de 40 por cento no acordo da refinaria. A empresa venezuelana precisa negociar com o BNDES até este prazo a sua parte do financiamento de 10 bilhões de reais que será liberado pelo banco para o projeto.

“Eles precisam fechar até agosto a negociação das garantias com o BNDES, que ainda não foi fechada, assumir os 40 por cento dessa dívida, que dá aproximadamente 4 bilhões de reais, e a partir de agosto tem que fazer o investimento necessário para concluir a obra”.

“Se não fechar até agosto, a Petrobras vai se reservar o direito de tomar a decisão que ela quiser, porque não se cumpriu um item na viabilização da sociedade”, acrescentou.

A unidade em Pernambuco poderia processar uma parcela de petróleo venezuelano.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier) 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador