O PIB do primeiro trimestre

Do Guia Financeiro

PIB brasileiro avança 2,7% no primeiro trimestre

Em comparação com 2009, avanço chega a 9%, segundo dados do IBGE

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro a preços de mercado apresentou crescimento de 2,7% em relação ao quarto trimestre de 2009 na série com ajuste sazonal, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A Indústria puxou o desenvolvimento, com um acréscimo de 4,2%, seguida por Agropecuária (2,7%) e Serviços (1,9%). Em relação aos componentes da demanda interna, o maior destaque foi o crescimento de 7,4% da Formação Bruta de Capital Fixo, ao passo que a Despesa de Consumo das Famílias aumentou 1,5% e a Despesa de Consumo da Administração Pública 0,9%. No setor externo, tanto as Exportações de Bens e Serviços como as Importações de Bens e Serviços subiram: 1,7% e 13,1%, respectivamente.

Em relação a 2009, o PIB a preços de mercado cresceu 9%, ao passo que o Valor Adicionado a preços básicos cresceu 8% no mesmo período. A indústria também puxou o resultado ao apresentar um avanço de 14,6%, seguindo pelo setor de serviços (5,9%) e agropecuária (5,1%) a seguir. A Formação Bruta de Capital Fixo (26,0%), a Construção Civil (14,9%) e as Importações de Bens e Serviços (39,5%) tiveram as maiores altas desde o início da série em 1995.

Já os Impostos sobre Produtos subiram 14,9% ante 2009 devido ao avanço da indústria, principalmente a de transformação (que acumulou 16,2% de crescimento), e ao aumento no volume de importações de bens e serviços.

No acumulado dos quatro últimos trimestres o PIB cresceu 2,4%, com alta nos Serviços (3,6%), estabilidade da Indústria (0,0%) e queda na Agropecuária (-3,3%).

Tatiane Correia

Clique aqui para ir à matéria

Para acompanhar pelo Twitter:clique aqui

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador