OCDE prevê desaleração na economia mundial, menos no Brasil

Marco Antonio L.

Do blog Democracia & Política

Ocde prevê mais freada nas economias, exceto para o Brasil

Por Paul Hannon, no “Dow Jones Newswires”
  
“A maioria das principais economias deverá desacelerar nos próximos meses. Apenas o Brasil deverá registrar aceleração, segundo os indicadores antecedentes compostos da “Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico” (OCDE) (Paris).

Os indicadores, que se mostraram confiáveis no passado, representam golpe a qualquer esperança que ainda havia entre as autoridades do mundo inteiro de rápida saída de um período de atividade anêmica. Eles aumentam, também, a probabilidade de os bancos centrais adotarem novas medidas destinadas a respaldar o crescimento.
 
O instituto de análise e pesquisa sediado em Paris disse ontem que seu indicador antecedente do nível de atividade econômica dos 34 países desenvolvidos que o compõem caiu para 100,3 pontos em maio, em relação aos 100,4 pontos de abril. Os números, segundo a OCDE, apontam para “crescimento declinante”.
 
Seus “indicadores antecedentes” das economias em desenvolvimento foram ainda mais pessimistas, ao sinalizar “desacelerações” – ou crescimento inferior à taxa tendencial de longo prazo – para China, Índia e Rússia.
 
“Os ‘indicadores antecedentes’ compostos apontam para diminuição da atividade econômica na maioria das principais economias da OCDE e para desaceleração mais marcante na maioria das principais economias não filiadas à OCDE”, afirmou a organização.
 
Entre os países desenvolvidos, o principal foco de fragilidade continua sendo a zona do euro, para a qual o ‘indicador antecedente’ aponta para a persistência da desaceleração. No entanto, as perspectivas das principais economias em desenvolvimento também se enfraqueceram significativamente nos últimos meses.
 
O ‘indicador antecedente’ para a China caiu por todos os meses deste ano e voltou a diminuir em maio, para 99,2 pontos, a partir dos 99,4 pontos de abril. Os ‘indicadores antecedentes’ de Índia e Rússia também estão em persistente trajetória descendente.
 
Em mais um sinal de que a segunda maior economia mundial está desacelerando, os dados divulgados ontem mostraram que a taxa anual de inflação da China caiu em junho para seu nível mais baixo de quase dois anos e meio.
 
Os ‘indicadores antecedentes’ da OCDE são concebidos para fornecer antecipadamente indícios de pontos de inflexão entre a expansão e a desaceleração do nível de atividade econômica. Eles têm como base ampla variedade de séries de dados que têm um histórico de indicar modificações do nível de atividade econômica.
 
BRASIL É EXCEÇÃO
 
A principal exceção à tendência declinante geral foi o Brasil, que teve seu ‘indicador antecedente’ elevado de 99,0 pontos de abril para 99,2 pontos em maio, o que, segundo a OCDE, é sinal de que o crescimento do país vai se acelerar.”
 
FONTE: escrito por Paul Hannon, no “Dow Jones Newswires”; transcrito no jornal “Valor Econômico” e no blog de Luis Favre  (http://blogdofavre.ig.com.br/2012/07/ocde-preve-mais-freada-exceto-para-o-brasil/) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador