Os passos da PDVSA

A PDVSA está sofrendo com problemas de caixa, segundo matéria de hoje da Dow Jones. A empresa tem atrasado pagamento a fornecedores.

Em parte pode ser reflexo da imprudência de Hugo Chavez com a PDVSA, mudando sua direção e aproveitando os tempos de bonança para toda sorte de gastos fora do foco da companhia – de construção de casas populares e venda de alimentos, internamente, até para subsidiar transporte para pobre nos Estados Unidos e em Londres.

Todo esse processo ocorreu simultaneamente à estatização da produção interna – o que exigiria mais capacidade de investimento da PDVSA para substituir as multinacionais. Chavez chegou a acenar com parcerias com a Rússia e o Irã. Mas a queda nos preços do petróleo expôs a fragilidade da empresa.

Embora Chavez garanta que a produção permaneceu estável em 3,3 milhões de barris por dia, a OPEP aponta uma queda de 16% no ano passado, para 2,4 milhões.

Mas é evidente que a queda nos preços de petróleo – de US$ 150,00 para menos de US$ 40 o barril – deixou todos os produtores de petróleo com problemas de liquidez.

Agora, com falta de recursos para investimento, foi retomado o namoro entre a Venezuela e as multinacionais. Ontem algumas agências internacionais começaram a especular sobre essa reaproximação.

As multinacionais fazem corpo mole, sobre a insegurança jurídica. Mas a verdade é que o volume de investimento no setor é superior à oferta de campos para prospecção. Com México e Irã segurando suas reservas, resta a Venezuela e o pré-sal.

Luis Nassif

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acho que vc poderia se
    Acho que vc poderia se informar melhor sobre a PDVSA
    Era considerada pela business weekend a que tinha o maior custo
    por barril. seus gerentes não possuiam nenhum tipo de coordenação e a empresa havia virado um caixa preta, inclusive no pagamento de impostos.
    A demisssão foi motivada pelo apoio que certos gerentes deram ao lock out.

  2. Nassif, ao solicitar
    Nassif, ao solicitar atualização de página ou entrar nos comentários as vezes voltou a aparecer o problema do scritp que trava o Internet Explorer.

    Acabei de receber uma orientação do iG. Vamos ver se resolve.

  3. Nassif… com base no que
    Nassif… com base no que você diz no segundo parágrafo não podemos inferir que aquela conversa de que o governo iria utilizar o pré-sal para sanar problemas sociais é pura balela ? Se a Petrobrás direcionar os lucros do pré-sal para fora da Petrobrás a mesma não começaria a enfrentar graves problemas de caixa ?

    O pré-sal é um ativo que pertence ao Estado. A PDVSA é uma estatal, assim como a Petrobrás. Esse ativo pode ser vendido à Petrobrás ou a outra empresas e gerar recursos. Assim como o capital que o governo investe na Petrobrás rende dividendos. O que não pode é avançar sobre a estrutura de faturamento da empresa de forma imprudente.

  4. Se Hugo Chávez gastou
    Se Hugo Chávez gastou dinheiro do petróleo na construção de casas populares, nota 10 a ele.
    Acho que precisamos nos conscientizar que Wall Street derreteu, e que o neoliberalismo morreu.
    A PDVSA é uma empresa pública. Ela tem que cumprir uma função social.
    Se o mercado discorda disso, então que morra o mercado. Embora o vice-presidente da GM do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, tenha declarado que “Quem garante emprego é o mercado”, na verdade o mercado só garante uma coisa: a usurpação da dignidade humana.

    Exagerado, você, heim? Não confunda mercado (no sentido das operações financeiras especulativas) com mercado (ambiente onde se compra e se vende e se emprega).

  5. De 3,3 para 2,4 é uma queda
    De 3,3 para 2,4 é uma queda de 16%? Esse números vieram direto da Opep? Ou são da Dow Jones?

    Eita! Percentual errado, mas veio da agência sim.

  6. É o preço da ambição e da
    É o preço da ambição e da arrogância do Uguinho, o George W. Bush, aquele que cheirava enxofre segundo ele, com seu governo desastroso não precisou usar uma única bomba para acabar com ele, agora ele deve estar odiando ainda mais o Lucifer.

  7. Daqui a pouco vamos começar a
    Daqui a pouco vamos começar a ver os cancelamentos dos armamentos encomendados quando o ovo ainda estava naquele lugar da galinha.
    É assim que pensam esses estadistas latino-americanos: com a cabeça cheia daquilo que as galinhas espelem pelo mesmo buraco.
    E o povo, pobre povo, aí incluídos nós, brasileiros, é que sofremos as consequências dos mais absurdos desvarios.

    O que temos a ver com isso mesmo?

  8. “Embora Chavez garanta que a
    “Embora Chavez garanta que a produção permaneceu estável em 3,3 milhões de barris por dia, a OPEP aponta uma queda de 16% no ano passado, para 2,4 milhõe”: 3.3, queda de 16%, 2.4 nao batem.

    No entanto as “multinacionais” nao estao prontas pra “chegar” aa Venezuela ainda. Depois da invasao seria uma hora excelente.

  9. Nassif o problema com a
    Nassif o problema com a leitura do “script” da pagina continua, conversa com o IG novamente! isso está ocorrendo desde ontem!

  10. Os passos da PDVSA.
    Os passos da PDVSA.

    Na boa.

    Já temos sigla de 5 letras.

    será que teremos siglas de 10 letras?

    E o mais interessante:

    O idioma alemão é composto,na maioria das palavras,na proporção de uma vogal pra 4 consoantes.

    O que é mais difícil?

    Aprender siglas brasileiras ou o idioma alemão?
    Ich weiß nicht.

    Não aprendeu nada: a sigla é venezuelana.

  11. Alguem poderia esclarecer
    Alguem poderia esclarecer qual a lógica do Chaves “subsidiar transporte para pobre nos Estados Unidos e em Londres”?
    Ele esquece que os pobres do USA quando e se receber ordem serão os primeiros a explodir o governo e matar milhares de venezuelanos. Pobres tambem.
    É o que os pobres dos USA estão fazendo no Iraque e em outros paises. Afinal, somente os pobres aceitam ir para guerra. Só que agora muito bem (em termos de pobre e de Brasil) remunerados.

  12. Se não tivéssemos dinheiro
    Se não tivéssemos dinheiro enterrado no quintal dessa ditadura de b…., realmente nada teríamos a ver… mas, será que vamos ter o nosso dinheiro de volta?

  13. Caro Nassif
    É incrível que
    Caro Nassif
    É incrível que ainda se dê alguma credibilidade aos analistas ou empresas de análise econômica dos EUA. Creio que mais interessante do que boatos de agentes finaceiros da transnacionais seria um estudo sobre a proposta orçamentária venezuelana para 2009 e etc.. É interessante, mas a PDVSA desde 2007 que mantem contratos com empresas estrangeiras na Faixa do Orinoco e continua com alta capacidade produtiva e negocial.
    Até há uns seis meses o Madoff era um autêntico e legítimo mago das finanças e negócios segundo a maioria dessas companhias vendedoras de pirâmides e trambiques. Como levar a sério esse pessoal, principalmente, quando se sabe que estão apenas seguindo uma linha de combate traçada pela Casa Branca e o NED para influir no próximo referendo venezuelano.

  14. As vezes gostaria de ter um
    As vezes gostaria de ter um presidente que falasse um pouco mais pelos cotovelos, que batesse mais de frente com esses absursos que acontenssem no Brasil e no mundo, nos campos da economia e politica(se inclue o judiciario dentro da politica), por isso as vezes tenho um pouco de inveja do povo venezuelando, quando vejo os discurssos de nosso presidente e nosso governo endireitado.

    E ainda gostaria que a Petrobras(Petrobrax para gringos) fosse 100% publica e atendesse prioritariamente as necessidades do povo, casa, transporte, combustivel. !!! O Pré-sal é nosso!!!

  15. Caro Luis Nassif
    Peraí, os
    Caro Luis Nassif
    Peraí, os problemas de liquidez causados pela crise, não valem para a PDVSA, só valem para o CiTY e outras centenas de emprêsas, inclusive a Petrobras.
    Sempre que possível, um beliscão no Hugo.

    Valem para o Citi? Você chama aquela esbórnia do sistema fiananceiro mundial de mera crise de liquidez? Eles foram a causa, não a consequência…. Seu imperialista!

  16. A PEMEX gastou quase todas as
    A PEMEX gastou quase todas as reservas pagando a divida que o Mexico contraiu com o Clinton nos anos 90, hoje não tem reserva nenhma para segurar ou esconder, de um dos maiores produtores e detentores de reservas agora tem menos que a Petrobras sem o pré-sal. A Venezuela tem resevas para negociar nos seus própios termo, pois as reservas no nome da Shell, Exxon e Chevron juntas talvez seja menores que as da peroba com o pré-sal e individualmente certamente menores que as da peroba.

  17. Morei por 6 anos na
    Morei por 6 anos na Venezuela. Vi os tempos do neoliberalismo quando a PDVESA vendia o barril de petróleo a 16 dolares para os usa. Havia saido da OPEP. Diziam na Venezuela que 8 dolares ficavam lá pelo CityBank, nem entravam no país.
    A PDVSA era a maior caixa preta da Venexuela, nem 25% do lucro iam para o governo. Executivos viajavam pelo mdo todo em jatos executivos, a empresa oficialmentre apresentava deficits todo o tempo.
    Depois que o golpe de estado fascista fracassou, os usa inverstiram num lockout para destruuir a economia e derrubar o Chávez. E a PDVESA foi a vanguarda do lockout, pelos seus executivos e funcionários que eram nomeados pelos partidos AD e COPEI que vinham se revezando no poder por 40 anos. PSDB e PFL governando por 40 anos é de lascar, né?
    Chávez ganhou a queda de braços, destituiu os e sabotadores (no lockout chegaram a detonar as maiores refinarias de Punto Fijo formatando os HDs dos computadores que controlavam o refino) e ladrões da PDVSA.
    Venezuela voltou à OPEP e cortou a produção excessiva de petróleo. Foi aí que o barril começou a subir, de 18 dolares para 30, 40, 50……..Em 2008 chegou aos 140 dolares. A crise bushiniana baixou o petróleo para U$ 40,00. E aí vocês dizem que a culpa é do Chávez? Santa ignorância. Santa ingenuidade, Batman.

  18. Morei por 6 anos na
    Morei por 6 anos na Venezuela.
    Vi e vivi os tempos do neoliberalismo selvagem entre 1996 e 1998 quando a PDVESA vendia o barril de petróleo a 16 dolares para os usa. Venezuela hava desligado-se da OPEP.
    Diziam na Venezuela que dos 16 dólares, 8 ficavam lá pelo CityBank de Miami, em contas pessoais, nem entravam no país.
    A PDVSA era a maior caixa preta da Venezuela, a grana não chegava ao orçamento do país.Era uma empresa totalmente controlada pelas petroleiras de Pigland, oficialmentre apresentava deficit o tempo todo. Tinha rede de refinarias e postos em Tortureland, que por seus regulamentos eram proibidas de remeter lucros para a Venezuela.
    Depois que o golpe de estado nazi fracassou, amerikkka investiu num lockout para destruir a economia do país e derrubar o Chávez.
    A PDVESA foi a vanguarda do lockout, pelos seus executivos e funcionários que eram nomeados pelos partidos AD e COPEI que vinham se revezando no poder por mais de 40 anos.
    PSDB e PFL governando por 40 anos é de lascar, né? Procurar no Google a expressão “pacto de Punto Fijo”.
    Chávez ganhou a queda de braços, destituiu os e sabotadores (no lockout chegaram a detonar as maiores refinarias de Punto Fijo formatando os HDs dos computadores que controlavam o refino) e ladrões da PDVSA.
    Venezuela voltou à OPEP e cortou a produção excessiva de petróleo.
    Foi aí que o barril começou a subir, de 18 dolares para 30, 40, 50……..Em 2008 chegou aos 140 dolares. A crise bushiniana baixou o petróleo para U$ 40,00. E aí vocês dizem que a culpa é do Chávez? Santa ignorância. Santa ingenuidade, Batman. Por favor, informem-se antes de falar bobagem. Ah, a Venezuela foi o primeiro país com coragem de romper relações com Hellsrael pela carnificina em Gaza.

  19. Eu havia postado um
    Eu havia postado um comentário acerca da minha vida na Venezuela, quando os neolibs vendiam o barril de petróleo a U$ 16 e metade ficava em Miami. Venezuela não fazia parte da OPEP e estava detonando as reservas em prol de Tortureland. Chávez assumiu, voltou para a OPEP, começou a cumprir os acordos de produção e o petyróleo foi para os 20, 30, 40 dolares o barril e chegou aos 140 em 2008. Ai a “crise 171” do capitalismo selvagem faliu o planeta, saqueou os pobres e a classe média do mundo todo e fêz o barril de petróleo passar dos 140 para 40 dólares. Apí vem voc~es e dizem que a culpa é do Chávez. Pelamorde deus, isso é inguinorância adimais!

  20. “Venezuela voltou à OPEP e
    “Venezuela voltou à OPEP e cortou a produção excessiva de petróleo.”

    Essa eh boa. A PDVSA diminuiu sua producao porque PERDEU a capacidade de produzir ao nivel que produzia antes. Nao tem nem credibilidade para alugar plataformas porque o mundo entende que a Venezuela tornou-se sob Chavez um pais bandido, portanto o mundo nao quer entrar em contratos com a PDVSA porque existe uma expectativa que o contrato vai ser lesado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador