Os problemas de assistência técnica e garantia da Apple

Por lucianofernandesjr

Sr. Nassif:

Muitas vezes temos uma falsa impressão da imagem que grandes corporações nos impõem, seja através da propaganda maciça, seja através da mídia coaptada pela remuneração obtida através das inserções publicitárias.

Há vários episódios e, se tiver interesse, os descreverei. Mas meu objetivo por enquanto  é descrever um episódio singular que envolve a empresa Apple, empresa associada a inovações e mitos, como de Steve Jobins,a imagem de ética e inovação que parece sólida como um muro de concreto.

Mas em minha profissão aprendi a distinguir entre todo o aparato propagandista e pretensamente legal e a realidade que se esconde atrás deste, realidade que a alienação não nos permite enxergar, um impulso irracional extensamente utilizado não só por esta empresa, como é regra de empresas inescrupulosas (e destas a exceção é rara, senão quase inexistente).

Dito isto, vamos aos fatos.

1-Adquiri um produto da empresa Apple, mais especificamente, um tablet denominado Ipad há exatos sete dias. Pois bem, no sexto dia, houve a quebra acidental causada por mim da superfície inferior do vidro do aparelho.

2-Entrei em contato com a assistência técnica para agendar o conserto (que seria pago por mim obviamente).

3-Para minha surpresa fui informando que a quebra de qualquer componente do aparelho acarreta a perda da garantia do aparelho e que a Apple não troca peças de produtos avariados.

4-Para piorar ainda mais indicam quem troca o componente quebrado, na conceituadíssima Rua Santa Ifigênia, mas com a ressalva de que a garantia estaria totalmente cancelada.

5-Entrei em contato com o suporte da Apple no seu 0800 e fui informado que se houver quebra do vidro, ou uma mínima trinca poderiam indicar uma assistência que efetuasse o serviço, mas desde minha comunicação a garantia estava cancelada.

6-Indaguei sobre os termos da Garantia que afirmavam que esse fato e depois de mais de meia hora o atendente conseguiu localizar um link (já que inexiste qualquer documento dos termos da garantia que acompanhem o produto) onde não afirma nada sobre a perda da garantia.

7-Argumentando com o atendente perguntei a este se compraria o produto se soubesse dessas condições. “De maneira alguma” foi sua resposta. Ciente de que estava errrado passou a ligação para seu supervisor.

8-Usando a mesma argumentação este afirmou também que jamais adquiriria o produto se tivesse conhecimento destas restrições e chegou ao surrealismo de informar que era a Apple e não ele que impunha as condições.

9-Perguntei-lhe se eu estava ligando para a HP ou outra companhia obtendo como resposta que era do suporte da Apple, mas não tinha nada a ver com isto, que a condição imposta era da companhia e não dele.

10-Dirigi-me a loja que me vendera o produto, onde obtive a informação de que a Apple não tem assistência técnica que conserte produtos, somente os troca, pois “não compensa armá-los” e que indicam pessoas que executam o serviço com a consequente perda da garantia. O gerente afirmou que a própria loja estava com um monitor de um Imac trincado e se quisessem consertá-lo teriam que recorrer a terceiros.

11-Sem me ater das consequências legais da omissão das condições de garantia (no termo afirma que só a Apple pode manusear seus produtos mas não possui assistência técnica para consertá-los no Brasil) proponho que esta companhia escreva em todas as caixas de seus produtos:

COMPRE UM APPLE. SE QUEBRAR LEVE ONDE QUISER E PERCA A GARANTIA.

12-Espero alertar os leitores deste blog (o qual me incluo) para as práticas desta companhia que numa ponta é acusada de utilizar trabalho escravo (mas confessso que pouco sei) e na outra omite criminosamente as condições de manutenção de seus produtos.

13-E mais, alertar que por detrás de sua pretensa ética e inovação se esconde o que há de mais mesquinho, a busca do lucro atropelando qualquer conceito ético ou legal ( nem preciso dizer  que já  acionei judicialmente  esta empresa)

Obrigado desde já pelo espaço.

77 comentários

  1. Problemas

    Comprei meu tão sonhado Iphone 5s no início de maio. Com um mês de uso (junho), percebi que a tela estava descolando. Entrei em contato com a Apple pelo 0800, fui super bem atendida, e em menos de duas semanas recebi meu celular com o devido reparo. Um mês depois (ontem-julho) vi que estava acontecendo o mesmo problema novamente. Entrei em contato e vou enviar de novo para a Apple via correio. Só espero que dessa vez resolvam DEFINITIVAMENTE meu problema.

    • O meu iphone 5s, neste

      O meu iphone 5s, neste momento, encontra-se com eles pois aconteceu o mesmo problema, comprei ele em fevereiro deste ano. Fui super bem atendida, mas ontem, 4 dias após envia-lo, recebi o email com uma nota fiscal no valor de 895 reais e minutos depois um novo email me informando de que não puderam fazer o reparo pois encontraram sinais de mal uso no aparelho, e que estão enviando de volta imediatamente. Se quer me deram a chance de pagar o valor, quanto ao mal uso, o aparelho nunca sofreu algo que fizesse com que a tela soltasse. Mas, enfim, se eles disseram. Boa sorte e tomara que resolvam o seu problema. 

    • O meu aconteceu a mesma coisa

      O meu aconteceu a mesma coisa e, ao levar na assistencia autorizda de minha cidade, realizaram a troca. Hoje estou levando novamente o celular na assistencia, pois aquele que recebi, novo, está com o mesmo problema (tela descolando). Acredito que isso seja um problema de fabricação do modelo 5s.

      Segundo 5s que levo na assistencia com o mesmo problema. Irei entrar em contato com a apple para informar o problema e propor uma solução, pois se voltar a ocorrer e eu estiver “fora da garantia” terei que entrar com processo civil contra a empresa com base nos artigos de vicio oculo do CDC..

  2. Câmera traseira embaçada de iphone 6 plus

    Realizei meu sonho em comprar meu iphone, como tudo não pode ser as mil maravilhas, depois da atualização a câmera apresentou desfocada e as fotos embaçadas. Pesquisei e encontrei que os iphone´s 6 plus fabricados de setembro de 2014 á janeiro de 2015 apresentam esse problema, sendo que enviando para autorizada não terá custo algum. Liguei para o 0800, fui muito bem atendida e fiz o enveio do aparelho, tive toda assistência e lgação toda semana para o acompanhamento do reparo, até então tudo certo.O prazo dado foi de 10 dias, passaram-se mais de 35 dias e por fim asaída do aparelho com a chegada na minha cidade localizada no interio de Pernambuco semana passada dia 24/08 e eu enviei ele dia 13/07.Quando abrop a caixa, meu deu muita raiva ao pegar o aparelho com uma arranhão da lateral bem profundo, e quando liguei pra atendente ela pediu foto e que ia vê o que iria fazer, até gora nada, eles tem que ver o que vão fazer e eu que fique no prejuìzo, paguei muito caro por um aparelho e ter que ficar com ele arranhado, coisa que tenho muito cuidado desde que comprei e eles não tiveram cuidado algum!

    Espero muito encarecida que eles resolvão, não posso perder e muito menos ficar no prejuizo com um celular que sempre tomei cuidado pra não arranhar e a própria autorizada não cuidou.Apple computer Brasil Ltda, Applecare Service foram as que me prestaram assitencia

     

     

     

  3. ATUALIZAÇÃO E RESTAURAÇÃO

    O meu caso foi com a atualização. O meu celular estava em perfeito estado,quando cheguei em casa coloquei para atualziar,ele simplesmente desligou e não ligou mais… Liguei para a apple,eles falaram que eu estaria um pouco chatiada com isso e que eles poderiam me ajudar,mandaram fazer os procesos e eu fiz e mesmo assim nada,levei na assistencia e disse que o meu iPhone foi reprovado pela micro inspeção,liguei pra la disse que tinha liguidos no meu celular,SENDO QUE ELE NUNCA CAIU NA AGUA,e ele me disse que até o vapor do chuveiro atinge,AGORA ME FALE COMO PODE,O CELULAR É O QUE? TEM QUE FICAR INTACTADO PRA SEMPRE? Tem coisas do dia a dia,suores,correrias. Eles sempre arrumam uma desculpa para não concertar o celular,a culpa sempre é do consumidor,quem me garante que não já veio assim? Enfim eu estou super indignada,pois eles colocam uma coisa no lugar de outra,MEU CELULAR ESTAVA EM PERFEITO ESTADO. Agora vous air no prejuízo sem que a cupa não foi minha.

    • iPhone 6S

      Comigo aconteceu quase a mesma coisa, estou indignada e vou acionar a justiça, mandei um aparelho em perfeitas condições e me veio sem funcionar. 

      • Dúvida

        Grazi, você entrou na justiça? Como está o andamento do processo?

        Comigo aconteceu o mesmo… meu celular novo, 6 meses de uso com todo o cuidado do mundo rsrs o touch da tela parou de funcionar após uma atualização e fui reprovada na inspeção com a mesma justificativa: o sensor de líquido aponta que o celular foi molhado. Quem garante que eles não fazem isso lá na hora só pra gente perder a garantia né?! um absurdo, deviam abrir o celular na nossa frente… Vou entrar na justiça também e gostaria de saber da sua experiência, por favor.

        • Mesmo problema

          Meu iPhone 7 128Gg começou a travar no wats zapp, reiniciei ele é o mesmo não sai da tela da maçã e esquentou muito, mandei para a assistência e veio negado pois alegaram mal uso, aí eu pergunto aonde e o mal uso se o telefone travou e  superaqueceu? 

          Gostaria de ajuda se alguém sabe o que fazer! 

          Ele está na garantia ainda ! 

          Gianricardotrentin@hotmail.com

  4. Boom Dia!
    O mais incrivel

    Boom Dia!

    O mais incrivel deste relato é que o tempo que perdemos e eu por exemplo já vou sabendo da dificuldade do atedente ter a informação correta e também já entendo que didicilmente vou resolver ,criando assim uma desanimo inicial que me faz desistir criando uma sensação junto aos fabricantes e prestadorfes de serviço de acomodação.

  5. Magic Board (CUIDADO com a garantia com venda casada)

    Magic Keyboard
    Fui hoje numa assistência técnica da Apple em Sao Paulo para consertar um Magic Keyboard que comprei fazem 5 meses, pois varias teclas pararam de funcionar corretamente. Agendei horário pelo site da apple.com  selecionando conserto do teclado apenas, e até ai tudo bem. Cheguei hoje na assistência, com o teclado e TODOS os seus componentes na sua caixa original e mais a nota fiscal de compra feita aqui em São Paulo mesmo. A SURPRESA MAIS DOIDA que já obtive na vida: perguntaram onde eu usava o teclado, respondo que era no meu iMac, e disseram que não podiam consertar porque eu não levei o iMac também. Aí eu expliquei que esse teclado não é o que veio no iMac, que comprei o teclado separadamente justamente porque o que veio com o iMac pifou. Mas disseram que eles não consertam e nem trocam teclados sem levar a maquina onde você usa o teclado. Na hora de comprar ninguém pede para você levar seu iMac para poder comprar, e nem no agendamento onlien apra assistencia informam que tem que levar a maquina, mesmo sendo Nota fiscais diferentes. Enfim, isso contrarira a lei do Brasil ou qualquer outro país. Você compra um produto e a garantia só é valida quando você compra outro produto bem mais caro da mesma marca. Esse já é outro crime , pois venda casada também não é permitida. Inacreditável, eu achei tudo muito louco. Enfim, eu declarei na hora que usava o teclado com o meu smartphone (isso para não ter que levar meu iMac de 27″ até la). Aí, disseram que não prometem , mas que vao me “fazer o favor” de tentar contatar a apple para o conserto ou troca. Estou totalmente desmotivado com o suporte da Apple aqui no Brasil, até o iPhone já troquei pelo Samsung S7 Edge, e olha que uso somente mac há mais de 10 anos, já comprei mais de 15 macs, e aqui no Brasil dão esse chá de cadeira quando voce precisa da assistência tecnica. EU morava no Japão, por mais de 10 anos,  e nunca tive esse tipo de problema em Tokyo. Agente aqui em Sao Paulo precisa exigir , e não somente pagar e ficar quieto. Vou dar queixa no PROCON. 

  6. Será que pode?

    não sou da área do direito mas dei uma pesquisada breve sobre isso. Pelo q li, uma empresa não pode não oferecer peças de manutenção enquanto este produto estiver sendo comercializado.

    imagina vc comprar um carro, quebrou uma peça vc ter q devolver seu carro e pagar uma taxa pra eles lhe darem outro.

    • Troca de aparelho sem devolução do anterior

      O que eu achei mais estranho no meu caso, claramente não fui informada previamente e sequer assinei termo. Disseram nao poder resolver o problema, e indicaram a troca do mesmo aparelho mas com desconto, pela Ione, só que quando fui perguntar se resgataria o quebrado apenas quando o outro chegasse, disseram que não receberia de volta. Questionei pois comprei um novo aparelho e sem garantias, e caso nao quisesse fazer o serviço lá, poderia retirar o aparelho e apagar apenas uma taxa, gostria inclusive de saber se isso é legal?

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