Os problemas do regulamento da Anatel

Por Ricardo

Comentário ao post “O novo regulamento de fiscalização da Anatel

Isso é medida para inglês…, digo eleitor ignorant…, digo… cidadão crédulo ver.

É mero projeto de fiscalização futura, se a sorte deixar e se os ventos forem favoráveis.

Até regulamentar vai demorar uma eternidade, e só vai acontecer se o serviço continuar ruim o suficiente para se manter na mídia. E se a empresa não conseguir sossegar a mídia.

Pior, foi montado um sistema colegiado, com essa mania de comitê, a ser preenchido entre os burocratas da Anatel, que já falharam na sua missão. Provavelmente vão se matar para ver quem ganha o cargo novo, e para ver se dá direito a bonificação. Mais um fator de demora.

Isso vai funcionar tanto quanto aquele comitê da república, que deveria aconselhar a presidência, e nunca está completo. Ou as dúzias de comissões no Congresso, que deveriam acompanhar esse tipo de questão, e nunca são formadas por falta de quorum. Só dá quorum quando é CPI, porque a imprensa comparece e o crédito vem rápido.

Veja que a TIM ficou em absurdos 5 anos em conversações com a Anatel, pela melhora da qualidade. E, mesmo com o oligopólio que apenas uma concessão permite, mesmo o país não sendo seriamente afetado pelas crises internacionais, mesmo com o Facebook gerando uma demanda insana por smartphones e conexões, mesmo assim eles conseguiram piorar os indicadores. Tem que ser extremamente incompetente para obter uma proeza dessas.

E a única vez em que se pronunciaram foi para negar que as ligações caem estranhamente quando você liga no call center para reclamar, especialmente quando tem argumentos. Coisa que até as senhoras de Santana já perceberam.

Está na hora da Dilma dar um chega-pra-lá no ministro, assumir o timão, sentar em duas semanas com a equipe, definir quais vão ser os indicadores que vão melhorar, e cobrar mensalmente.

Ninguém aqui tem mais 5 anos de paciência pra ficar esperando um mínimo de um serviço caro, concentrado em pouca concorrência porque os governos deixaram, e que não tem pudores de colocar por escrito o fato de entregar apenas 10% da conexão que vende, ou de dizer que as ligações de call center caem porque o consumidor entrou na área de sombra.

E se eles não conseguirem cumprir as metas, toma a concessão e passa adiante. Faz um IPO de uma nova  TIMbrás na Bovespa, que vai chover dinheiro para financiar essas torres de telefonia. O Brasil é um lugar muito lucrativo e com potencial demais para ficar a reboque de europeu desleixado, que não sabe cuidar sequer do próprio continente.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador