Paralisação do governo americano ou teto da dívida: qual pode ser a pior notícia?

Obama: contagem regressiva para a paralisação de seu governo?

Jornal GGN – Um relógio virtual no portal de economia Business Insider já adianta o que está por vir: em pouco menos de 12 horas, o governo dos Estados Unidos pode mesmo parar. O último final de semana foi decisivo para a questão, que mostrou-se frágil e sem condições de transformar-se num acordo de última hora, como em 2011. Especialistas sustentam em Washington que, embora a paralisação seja prejudicial, poderia evitar uma crise muito maior, no médio prazo,  com a elevação do teto da dívida.

Os republicanos parecem satisfeitos com a solução, já que alegam que as questões de saúde no governo Obama custam caro demais aos cofres. Os adversários democratas, por sua vez, acreditavam numa negociação sensata – o que não aconteceu até o momento.

As coisas andam complicadas, mas analistas e economistas não acreditam que a paralisação tenha um efeito tão profundo quanto aparenta. Na semana passada, os republicanos apresentaram o esboço de um projeto de lei que continha uma lista de exigências políticas em troca de um avanço na questão do teto da dívida – que não evoluiu, nem foi discutida com seriedade. Fala-se, inclusive, que o presidente Barack Obama poderá tomar medidas drásticas sobre o teto da dívida, como levantar unilateralmente o limite da dívida, por meio de uma 14 ª Emenda. 

A negociação para manter o governo funcionando tem uma perspectiva muito mais política do que econômica, mas afeta os mercados no mundo inteiro. Seria aparentemente fácil, não fosse o fato de estar muito mais intrincada nos US$ 16,7 trilhões – um número inédito e assustador para as contabilidades públicas norte-americanas. Fica difícil prever, de acordo com o site de notícias econômicas, o que deve acontecer nesta segunda-feira, quando as luzes se apagarem no Congresso.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A distribuição do valor do PIB varia nas operações especulativas
    De acordo com o plano social, o tempo/trabalho podem desempenhar a forma transitória da produção de mercadorias de passagem para existência do valor da emissão de moeda.

    Mas os EUA decidiu que o valor da moeda era resultado do desenvolvimento exclusivo da porção consumida neste pais; e os demais países atingiriam o fracionamento duplo (tempo/trabalho) assumindo o plano de extorsão: moeda especulativa da sua moeda, juntamente com o financiamento dos bancos, pagos com juros, pela força de trabalho repetida com impostos sobre investimento externo em ações da comunidade.

    O modo de estabelecer o desenvolvimento especulativo permanece paralelo a distribuição do endividamento em dólares, mas a economia dos EUA não cabe mais nas suas próprias necessidades sociais.

  2. Saude vs Defesa

    “as questões de saúde no governo Obama custam caro demais aos cofres”

    Nenhuma mencao ao orcamento de “defesa” que parece nao ser um problema por la

    Eis o nosso exemplo de sociedade vendido 24h por dia pela imprensa e ideologos vendidos

    E ainda tem quem os admire incondicionalmente 

  3. Banqueiros defedem a paralização do governo

    Há banqueiros, não sei se do J.P.Morgan, que dizem que a paralização do governo é melhor do que o aumento do teto. É que com a paralização do governo, eles provavelmente com o volume de dinherio que o governo americano lhes forneceu, vão ganhar ainda mais (sobre o restante da população e  na minha opinião não será somente da americana, mas da mundial) do que ganham atualmente!

  4. Este é o mais deletério FLA x

    Este é o mais deletério FLA x FLU americano. Da mesma forma que a disputa entre governistas e revoltosos na Siria esta destruindo um pais de cultura milenar. Se nós não colocarmos limite nas nossas guerras políticas PT x Contras também chegaremos lá.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador