Paul Krugman: Muita escolha está prejudicando a América

Você não recebe uma pensão da empresa, você tem que decidir como investir seu 401 (k). Ao completar 65 anos, você não apenas começa o Medicare, mas também decide em qual dos muitos planos Medicare Advantage se inscrever. Você não obtém apenas energia e serviço de telefone, também tem que escolher entre uma ampla variedade de opções.

Paul Krugman, economista e vencedor do Nobel de Economia. Foto: Reprodução/Wikipedia

Opinião, The New York Times

Aprendendo com subprime, saúde e eletricidade.

De Paul Krugman

Dan Patrick, o vice-governador do Texas, é claramente o que meu pai teria chamado de um trabalho.

No início da pandemia, ele ganhou as manchetes dizendo que os americanos mais velhos deveriam estar dispostos a arriscar a morte para que os mais jovens pudessem “voltar ao trabalho”. Mais recentemente, ele sugeriu que os texanos que se viram com US $ 17.000 em contas de eletricidade após o congelamento de fevereiro tiveram apenas a si mesmos como culpados, porque não ” leram as letras miúdas “.

Engraçado, não é, como os políticos que denunciam os elitistas liberais zombam quando os americanos comuns se metem em problemas?

Mas algo mais me impressionou sobre a visão de Patrick sobre contas de luz gigantescas: como nos tornamos um país onde as famílias podem enfrentar a ruína a menos que estudem cuidadosamente algo tão mundano, normalmente rotineiro, como seu contrato de eletricidade?

E a eletricidade não é um exemplo único.

Como documentou Margot Sanger-Katz do The Times , muitas pessoas acabam enfrentando pesados encargos financeiros porque escolheram o plano de seguro saúde errado – mas mesmo os especialistas têm muita dificuldade em descobrir qual plano é o melhor. Usar um provedor de saúde fora da rede também pode levar a enormes contas médicas .

Espere, tem mais. Uma das causas da crise financeira de 2008 foi a proliferação de novos arranjos financeiros, como empréstimos apenas a juros , que pareciam bons negócios, mas expunham os tomadores de empréstimos a enormes riscos.

O que essas histórias têm em comum é que são instantâneos de um país em que muitos de nós temos muitas opções, de maneiras que podem causar muitos danos.

É verdade que tanto a Economia 101 quanto a ideologia conservadora dizem que mais escolha é sempre uma coisa boa. A famosa e influente série de TV de Milton Friedman em 1980 , exaltando as maravilhas do capitalismo, foi intitulada “Livre para escolher”.

A disseminação dessa ideologia transformou os Estados Unidos em uma terra onde muitos aspectos da vida que costumavam ser apenas parte do pano de fundo agora exigem decisões potencialmente fatais. Você não recebe uma pensão da empresa, você tem que decidir como investir seu 401 (k). Ao completar 65 anos, você não apenas começa o Medicare, mas também decide em qual dos muitos planos Medicare Advantage se inscrever. Você não obtém apenas energia e serviço de telefone, também tem que escolher entre uma ampla variedade de opções.

Parte dessa expansão de escolha, talvez até mesmo a maior parte, foi boa. Não sinto falta dos dias em que todos os telefones residenciais pertenciam à AT&T e os clientes não tinham permissão para substituir seus próprios aparelhos.

Mas o argumento de que mais escolha é sempre bom se baseia na suposição de que as pessoas têm uma capacidade mais ou menos ilimitada de fazer a devida diligência em todos os aspectos de suas vidas – e o mundo real não é assim. As pessoas têm filhos para criar, empregos para fazer, vidas para viver e capacidade limitada de processar informações.

E no mundo real, muitas opções podem ser um grande problema.

A lição das hipotecas subprime, seguro saúde e agora eletricidade do Texas é que às vezes as pessoas oferecidas muitas opções cometerão erros maiores do que imaginavam ser possíveis. Mas isso não é tudo. Muita escolha cria espaço para predadores que exploram nossas limitações humanas.

Antes da crise das hipotecas subprime, Edward Gramlich, um funcionário do Federal Reserve que alertou em vão sobre o potencial de desastre, perguntou: “Por que os produtos de empréstimo mais arriscados são vendidos para os tomadores menos sofisticados?” A pergunta, ele sugeriu, “responde a si mesma – os mutuários menos sofisticados provavelmente são enganados a aceitar esses produtos”.

Da mesma forma, há claramente muito lucro no faturamento médico, com as vítimas sendo desproporcionalmente as menos capazes de entender o que está acontecendo.

Além de tudo isso, eu sugeriria que o excesso de escolha está afetando psicologicamente muitos americanos, mesmo quando eles não acabam passando por um desastre.

Há um número crescente de pesquisas sugerindo que os custos da pobreza vão além dos problemas que as famílias de baixa renda têm para suprir suas necessidades. Os pobres também enfrentam uma pesada “carga cognitiva” – a necessidade constante de fazer escolhas difíceis que os ricos não enfrentam, como comprar comida ou pagar o aluguel. Como as pessoas têm “largura de banda” limitada para processar questões complexas, os encargos financeiros colocados sobre os pobres muitas vezes degradam sua capacidade de tomar boas decisões sobre outras questões, às vezes levando a escolhas de vida autodestrutivas.

O que estou sugerindo é que uma sociedade que transforma o que deveriam ser preocupações rotineiras em decisões decisivas – uma sociedade na qual você pode arruinar sua vida escolhendo a companhia elétrica ou seguradora de saúde errada – impõe até mesmo fardos cognitivos semelhantes à pobreza na classe média.

E tudo isso é desnecessário. Somos um país rico – e os cidadãos de outros países ricos não se preocupam em ir à falência devido às despesas médicas. Não demoraria muito para proteger os americanos contra serem enganados por credores hipotecários ou perder suas economias de uma vida para flutuações no preço de atacado da eletricidade.

Portanto, da próxima vez que algum político tentar vender uma nova política – normalmente a desregulamentação – alegando que ela aumentará a escolha, seja cético. Ter mais opções não é automaticamente bom e, na América, provavelmente temos mais opções do que deveríamos.

Paul Krugman é colunista de opinião desde 2000 e também professor ilustre do Centro de Pós-Graduação da City University of New York. Ele ganhou o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas de 2008 por seu trabalho sobre comércio internacional e geografia econômica. @PaulKrugman 

Luis Nassif

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador