Petrobras fecha sua filial em São Paulo, por Andre Motta Araujo

A Petrobras está encolhendo até desaparecer, marca da desastrosa gestão Pedro Parente, que causou a crise dos caminhoneiros, com enormes perdas do PIB, por focar toda a administração da empresa no interesse dos acionistas minoritários estrangeiros da Bolsa de Nova York e não no interesse do Estado brasileiro

Por Andre Motta Araujo

A maior empresa do Pais vai fechar sua filial em São Paulo. Faz parte do delírio neoliberal do cabeção de planilha que dirige a empresa. A Petrobras não precisa estar em São Paulo, já que ele declara que vai vender as quatro refinarias da Petrobras no Estado.

A Petrobras foi criada por Lei do Congresso, apoiada inclusive pela UDN, maior partido conservador da época e sua privatização só pode ser aprovada por Lei do Congresso.

Os fanáticos neoliberais encontraram um atalho para privatizar a Petrobras sem passar pelo Congresso, vão vender os ativos da empresa deixando a casca vazia.

A PETROBRAS é uma grande empresa de petróleo integrada, vai da produção à distribuição, assim como a Exxon, Shell, BP, Total, ENI, Chevron. O valor de uma empresa de petróleo está na sua integração, do poço ao posto. Desintegrar a empresa anula seu valor, as grandes do petróleo são integradas, o valor está na integração.

O Brasil é o 2º mercado mundial para óleo diesel que é hoje quase todo importado dos EUA porque a Petrobras acha que isso é mais interessante.

Interessante para quem? A logica seria investir mais no refino para produzir o diesel no Brasil, a Petrobras foi criada para dar ao Brasil auto-suficiência em combustíveis e não para agradar acionistas em Nova York. Mas o cabeção de planilha já disse que a Petrobras deve vender suas refinarias, quebrando a integração que é a LÓGICA das grandes companhias de petróleo – o lucro vem da integração e não de negócios isolados.

Leia também:  Acordo da Petrobras nos EUA: remessa de divisas do Brasil para estrangeiros, por Jorge Folena

Os doentes do neoliberalismo não admitem a existência da Petrobras, cujo maior valor é o MERCADO BRASILEIRO DE COMBUSTÍVEIS, que ela domina, um dos maiores mercados do mundo, cujo valor estratégico é gigantesco.

Ao desintegrar a empresa estão entregando seu mercado DE GRAÇA a outros grupos, todos com ligação estrangeira. A principal interessada nos ativos da Petrobras é a COSAN, associada a Shell. Os congressistas devem ser alertados por esse “passa moleque”, que se completará com a venda da grande BR DISTRIBUIDORA, o coração estratégico capital de giro da Petrobras, que domina 80% do mercado de combustíveis do Brasil.

O cabeção de planilha, muito à direita de Paulo Guedes, com sólida fama de antipatia e arrogância, disse que se a Petrobras precisar de alguma atividade em São Paulo pode usar escritório compartilhado, desses que se aluga por dia, usado por despachantes e corretores.

No mundo real e não das ideologias, hoje as reservas de petróleo do mundo pertencem 91% a empresas estatais. Saudi Aramco , estatal, é a maior petroleira do mundo, segue-se a PEMEX do México, a ENI, da Itália, a NIOC, do Irã,  a STATOIL da Noruega, a RUSSNEFT, da Russia, das 20 maiores empresas de petróleo do mundo 13 são estatais, inclusive as quatro primeiras, todas chinesas, como SINOPEC e China National Petroleum.

Privatizar a PETROBRAS vai contra toda a lógica mundial que viu nos últimos 50 anos crescer extraordinariamente o peso das empresas estatais contra as SETE IRMÃS do anos 50.

A Petrobras já vendeu muitos pedaços, os oleodutos e gasodutos foram vendidos ou estão a venda, as importantes subsidiarias no exterior, como a da Argentina, já foram vendidas, fabricas de fertilizantes, a petroquímica BRASKEM, maior da America Latina. A PETROBRAS está encolhendo até desaparecer, marca da desastrosa gestão Pedro Parente, que causou a crise dos caminhoneiros, com enormes perdas do PIB, por focar toda a administração da empresa no interesse dos acionistas minoritários estrangeiros da Bolsa de Nova York e não no interesse do Estado brasileiro que tem 64% das ações da empresa. Se acharam a gestão Parente ruim, esperem pela de Castelo Branco, que vai surpreender pela ousadia destrutiva.

Leia também:  Câmara e Senado decidem substituir Bolsonaro com ações para aquecer a economia

Os 600 funcionários da filial São Paulo da Petrobras serão “realocados”, uma piada para provocar a demissão voluntaria, engrossando o já oceânico rol dos desempregados do Brasil.

Alega o CEO da Petrobras que seu único interesse é o pre-sal, que só existe porque em algum momento da vida da Petrobras gestores com visão estratégica ARRISCARAM sem garantia de retorno investir em uma aventura no meio do oceano, algo que JAMAIS seria feito por cabeças de planilha focados exclusivamente no balancete trimestral e sem nenhuma visão estratégica. A historia do pre-sal mostra o valor de dirigentes de perfil estratégico, o oposto dos cabeças de planilha bitolados, sem noção de Pais ou do setor, oriundos do mercado financeiro, figurino do atual presidente da Petrobras.

Agora diz ele que seu único interesse é o pre-sal, já todo retalhado com empresas estrangeiras, um recurso finito, enquanto que o mercado brasileiro é o valor infinito que ele quer doar.

O desmonte planejado da Petrobras é uma marca cruel e simbólica do desmonte geral do Pais nestes tempos sombrios.

Jamais antes, em nenhum governo, se juntaram debaixo de um só guarda chuva tantos operadores de mercado financeiro para cuidar com exclusividade da economia.

NENHUM pensador estratégico para atrapalhar o desmonte, seremos o grande Haiti do mundo.

13 comentários

  1. Para salvar o Brasil:
    Em primeiríssimo lugar: LULA LIVRE.
    2º: Fechar a globo.
    Para o resto da doença medicação sintomática.
    Se os brasileiros não se derem conta disso melhor será reservar um lugar no campo santo.
    Bye bye Brasil!

  2. bom post.
    O que mais me espanta é a nossa elite e classe média, que são movidas a petroleo, nada fazerem, aceitando tudo como um boi a caminho do matadouro.
    Quando tudo se acabar ainda dirão que foi culpa do PT e do Lula.

    • Algo interessante para nossos Profetas do NeoLiberalismo, principalmente Aqueles que dizem que a Brasileira EMBRAER ficaria sem saídas para o futuro. Algumas realidades do presente. Novamente cai um BOEING recém lançado com pouquíssimas horas de voô. Um 737 MAX. Projeto que começa a vislumbrar sua vida breve. Prejuízo, incompetência, dúvidas, restrições. A outra concorrente da EMBRAER, a AirBus (que adquiriu a falida Bombardier, que praticamente tiramos do Mercado), está cancelando o Projeto bilionário, frustrado e falido do A 380, por falta de Mercado. Quem irá ter sérias dificuldades de Mercado no presente e no futuro? Por que tamanho interesse na Excelente e Competentíssima EMBRAER? Não nos faltam nem as penas.

  3. Não tem jeito não, só matando uns 10 os outros terão medo………mas somos um povo palerma, covarde, pois em ALGUNS OUTROS PAÍSES CABEÇAS JÁ TERIAM SIDO ARRANCADAS NA BASE DE UM CAMINHÃO PUXANDO DE UM LADO E OUTRO CAMINHÃO DO OUTRO LADO. O stf dessa merda brasilis é uma farsa, as forças armadas são entreguistas, entregam até a mãe pros jacarés se for preciso para atender seus interesses corporativos safados…..e nós, povo de merda não reagimos……..então, merecemos, pois muitos de nós já botaram no poder uns crápulas……..ah fim de mundo maldito que não chega, ah asteróide idiota que veio adiantado pra matar só dinossauros e deixa vivos nós, bostossauros……

  4. Somos Lunáticos !!!! Não nos faltam nem as penas !!! Nosso Ministério Público sabota a própria Economia e Empresa Brasileira. Destrói milhares de Empregos Nacionais. Diz que foram desviados 3 bilhões em corrupção. E faz Acordo com a Justiça NorteAmericana e Acionistas Minoritários da Bolsa de Valores de NY, na ordem de 12 bilhões ?!!! Somos de outro planeta !!! 320 Vidas Brasileiras valem para a antiga 100% Brasileira, agora Privatizada Vale do Rio Doce, a doação de 1 cesta básica por Família até o final do ano !!! E Acionistas Minoritários da Petrobrás valem 12 bilhões !!!! Para, para, para já o Mundo. Preciso descer !!!!

  5. Agora lasko com Petrobrás , a lava jato roubou mais que todos os PT junto,se é que eles roubaram alguma coisa ,da pra desconfiar quem roubou foi a PF e o marreco de Maringá.

  6. Desnacionalizar e privatizar a Petrobras (através de políticas de desmanche interno) é mesmo uma estupidez das grandes, realmente “seremos o grande Haiti do mundo” a partir de bobagens e verdadeiros tiros no pé como este.
    Estamos marchando para nos tornarmos colônia novamente, e de forma voluntária e ainda mais servil…

  7. De acordo com o planejado!
    Os funcionários da estatal bateram panela e votaram no koiso para acabar com a kurrupissaum. Conseguiram o intento. Acaba a empresa acaba a kurrupissaum.
    Pena que os empregos foram consumidos na fogueira santa.
    Novos empregos? Bem eles são emprendedores. Sempre poderão montar um carro dos ovos….chegooou. Aproveite freguesia, diretamente da granja, ovos selecionados do engenheiro, da secretária, do gerenteeee! Deis reau, 30 ovos deis reau!

    • Emerson 57, não seja injusto. os funcionários da Petrobrás não votaram no Coiso,porque sabem que a Petrobras sempre foi alvo da sanha entreguista. Seria suicídio total.

      • Votaram. Aquilo é um local de bons salários. No Brasil quem ganha bom salário quase sempre pensa que é rico. E rico detesta pobre. Quem espancou panela e vestiu a camisa da seleção pensa que é rico.
        É óbvio que quase toda regra tem exceções.

    • OU,
      “Pamonhas quentinhas, deliciosas pamonhas, pamonhas de piracicaba, milho verde cozido e curau!”
      No ABC vai ser um tal de “Cândida, olha o carro da cândida, cândida, detergente, desinfetante…”
      Como diziam os pobres de direita da portaria do prédio quando alertados sobre o perigo bolsonaro:
      “O que ele vai fazer, não interessa. Se vai dar certo ou errado eu pelo menos quero ter tido o prazer de ter votado em quem eu queria”

  8. Ninguém percebe mas a Petrobras já dá um TREMENDO MOLE para as estrangeiras Shell, Esso, Ipiranga etc. Explico; A Petrobras vende a gasolina e o diesel que ela destila para a BR distribuidora-Petrobras pelo mesmo preço que ela vende para a Shell, Esso, Ipiranga, etc. Então as estrangeiras só precisam de um telefone e um caminhão para atender os pedidos, e elas mandam encher de gasolina e diesel seus caminhões nas refinarias da Petrobras para abastecer suas redes de postos, não pagam nada pelo refino. Cresceram o olho, agora os estrangeiros querem todo o mercado para eles, estão vendendo as refinarias e destruindo a Petrobras para se apossarem de tudo.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome