Petrobras responde ao Jornal Nacional sobre a Comperj

Do blog Fatos e Dados da Petrobras

COMPERJ: RESPOSTA AO JORNAL NACIONAL

Veja a reportagem “Planejamento no setor elétrico tem falhas, dizem especialistas”, que foi ao ar nesta segunda-feira (07/12) no Jornal Nacional, da Rede Globo, e leia as respostas enviadas pela Petrobras.

Perguntas:

1) Por que os equipamentos da Comperj estão há um ano e meio parados no porto do Rio e não foram levados ainda para o complexo petroquímico que está sendo construído?

2) Quanto custa o transporte e quando ele será feito?

3) Quanto a Petrobras já gastou com o aluguel do espaço que os equipamentos estão ocupando no Porto do Rio?

4) O TCU vê suspeita de superfaturamento no contrato de implantação de uma Tubovia? Há sobrepreço? Sim ou não e por que.

5) E quanto ao atraso das obras da Refinaria Abreu e Lima, qual a razão da obra estar atrasada e de ter o seu orçamento ampliado em mais de oito vezes, já que agora vai custar mais de 41 bilhões de reais?

Resposta: A Petrobras reitera que não há irregularidades na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A reportagem exibida no Fantástico compara, indevidamente, os valores do projeto básico da refinaria, elaborado sete anos atrás, com o que está sendo construído. O projeto inicial sofreu diversas modificações, em função de mudanças no cenário. A Companhia reafirma, ainda, que não existem irregularidades nas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. A Petrobras tem esclarecido todos os questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas da União, e reafirma que não houve até o momento qualquer julgamento definitivo que tenha constatado alguma irregularidade.

Em relação aos equipamentos do Comperj, a Petrobras reafirma que estão armazenados de forma adequada, em área reservada para este fim, sem risco de deterioração. A Petrobras obteve em fins de dezembro a liberação da licença ambiental para a construção do porto. A licença ambiental para a construção da estrada de acesso até o Comperj também foi concedida.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador