Preocupações com a Grécia fazem índice europeu recuar

Jornal GGN – O principal índice de ações europeias fechou em queda nesta terça-feira (14), influenciado por preocupações em relação à economia da Grécia. Mesmo o impacto positivo sobre as negociações entre Nokia e Alcatel-Lucent não foi suficiente para evitar o recuo.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em queda de 0,45%, aos 1.639 pontos.
 
Os investidores se assustaram com uma notícia do Financial Times que afirmava que a Grécia está se preparando para dar default da dívida se não alcançar um acordo com seus credores até o fim do mês. O país negou as informações e afirmou que as negociações estão avançando “rapidamente” na direção de uma solução.

 
Uma ligeira recuperação do euro durante a sessão também levou investidores a embolsarem lucros recentes nas ações de exportadores. As ações da produtora de bens de luxo LVMH recuaram 2,5% e as da fabricante de aeronaves Airbus perderam 2,6%.
 
Os papéis da fabricante de equipamentos de telecomunicações francesa Alcatel saltaram 16% depois que Nokia e Alcatel anunciaram que estão em negociações avançadas para que a primeira compre a segunda. As ações da Nokia recuaram 3,6%. O acordo somou-se a uma recente onda de atividades de fusões e aquisições que tem ajudado a elevar as ações europeias. Entretanto, não foi suficiente para impulsionar os mercados acionários europeus em geral.
 
 (Com Reuters)
 
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A NOVA ESCRAVIDÃO E A NECESSÁRIA NOVA “GUERRA DE TRÓIA”.

    quinta-feira, 30 de junho de 2011

    http://blogdasandrabatista.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html 

    O QUE É O PLANO DE AUSTERIDADE?

    O plano de austeridade é um pacote de medidas impostas pelo FMI e UNIÃO EUROPÉIA ao governo grego. Trata-se de uma série de cortes de gastos em todos os setores COMO GARANTIA do pagamento do empréstimo a ser concedido por eles.

    A principal autoridade econômica da União Européia, Olli Rech, ressaltou que qualquer outra assistência para o país endividado DEPENDE DE O PARLAMENTO ADOTAR O PROGRAMA DE CORTE DOS GASTOS, AUMENTO DE IMPOSTOS E PRIVATIZAÇÕES. A adoção deste plano que começou a ser debatido ontem e será votado hoje no parlamento grego, está levando toda a sociedade as ruas EM PROTESTO, porque sabem da ESCRAVIDÃO ANUNCIADA a que será submetido o país caso a proposta seja realmente aprovada.

    As mobilizações e protestos têm sido intenso durante toda a semana, mais uma vez A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E A JUVENTUDE tomaram as ruas de Athenas, QUERENDO OUTRA ALTERNATIVA À CRISE.

     

    Na foto a marcha dos sindicatos anunciando GREVE GERAL CONTRA a aceitação do plano.

     

    Minha reflexão se debruça sobre este trágico cenário. No governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) a dívida brasileira com o Fundo Monetário Internacional (FMI) só aumentava, chegamos a dever 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do nosso país.

    SE NÃO FOSSE A MUDANÇA DE GOVERNO SERÍAMOS NÓS A GRÉCIA DE HOJE.

    E mesmo contra todas as adversidades, CONSEGUIMOS com o GOVERNO LULA, saír da situação de devedor para credor. O BRASIL MOSTROU AO MUNDO QUE COM FORÇA DE VONTADE, ALIADA AO FORTALECIMENTO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, COMBATE AS DESIGUALDADES SOCIAIS, nosso país superou o desafio e está conseguindo fazer da nação oPAÍS DAS OPORTUNIDADES.

    Nós brasileiros encontramos uma saída, porque sempre há saída, e por isso,OFERECEMOS TODA NOSSA SOLIDARIEDADE à população grega. E esperamos que seus dirigente tenham a serenidade e o compromisso de apontarem outra alternativa que não seja à escravidão.

    Continuem firmes na luta!

                                                                                                                                       Por Bruno Leão

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador