Queda de Embraer na China foi erro humano

Mais uma vez, erro humano: não foi culpa da Embraer.

Do Estadão

Jato da Embraer caiu por ”erro humano”

Diálogos publicados pela imprensa chinesa revelam que piloto foi responsável por tragédia que matou 42

Cláudia Trevisan – O Estado de S.Paulo

Falha humana foi a principal causa do acidente com um avião fabricado pela empresa brasileira Embraer na China há pouco mais de duas semanas, segundo reportagem publicada pelo jornal China Business, que cita declarações do diretor do órgão regulador do setor de aviação.

A principal suspeita recai sobre a falta de habilidade do piloto, que voava abaixo do permitido no momento em que o avião operado pela Henan Airlines chocou-se com o solo, 1,2 quilômetro antes da pista de pouso, deixando 42 mortos e 53 feridos.

O diretor da Administração de Aviação Civil da China (CAAC na sigla em inglês), Li Jiaxiang, disse no fim de agosto, numa conferência telefônica, que o acidente poderia ter sido evitado. Segundo ele, as circunstâncias em que a tragédia ocorreu indicam que houve uma sucessão de erros humanos, envolvendo os pilotos e a equipe do aeroporto, inaugurado há um ano.

“O avião envolvido no acidente começou o procedimento de descida antes que visse as luzes do aeroporto e as que conduzem à pista de pouso. O piloto não seguiu os padrões de conduta, regulamentos e o bom senso”, afirmou Li, de acordo com transcrições da conferência obtidas pelo China Business com o governo.

Dados disponíveis indicam que houve uma brusca mudança nas condições climáticas antes do acidente.

A visibilidade do aeroporto caiu de 8 km para 2,8 km entre 21 horas e 21h08. Pouco antes do acidente, às 21h13, a visibilidade havia caído para 300 metros. “Por que esses detalhes não foram transmitidos ao piloto?”, questionou o diretor da CAAC. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador