Reunião de Obama com líderes do Congresso e do Senado não resolve paralisação

Impasse continua entre republicanos e democratas; presidente continua criticando rivais

Jornal GGN – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se encontrou com líderes republicanos e democratas no Congresso nesta quarta-feira (2) para tentar romper o impasse que paralisou amplos setores do governo federal, mas a solução para o problema parece estar um pouco distante.

Depois de mais de uma hora de negociações, o presidente da Câmara dos Deputados, John Boehner, disse que Obama recusou-se a negociar, enquanto a líder democrata na Câmara, Nancy Pelosi, e o líder democrata no Senado, Harry Reid, acusaram os republicanos de tentar manter o presidente refém do Obamacare, sua lei de saúde. Reid afirmou que Obama disse aos republicanos que “ele não vai permitir” suas táticas.

Enquanto centenas de milhares de funcionários públicos federais enfrentavam um segundo dia sem remuneração, os líderes da Câmara dos Deputados, controlada pelos republicanos, e do Senado, dominado pelos democratas, propuseram concessões simbólicas que logo foram descartadas pelos rivais partidários. Obama adiou uma viagem havia muito tempo planejada para a Ásia para participar de um congresso.

Os republicanos querem vincular o financiamento do governo a medidas que possam minar a lei proposta por Obama para o setor de saúde, e os democratas dizem que isso não é um começo para resolver o impasse fiscal.

Reid disse que os democratas estavam dispostos a discutir quaisquer formas de tentar resolver a questão do orçamento depois que um projeto de lei de financiamento temporário seja aprovado.

A paralisação, que entrou em vigor na segunda-feira à meia-noite (horário local), vem levantando questões sobre a habilidade de Washington cumprir suas funções essenciais.

As informações são da Reuters.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. EUA sob fogo amigo.

    É desconcertante observar uma potência hegemônica que é os EUA se defazendo em função de suas escolhas. Do lado econômico, o Reagonomics de tento sucesso na década de 80 vem cobrando sua conta após a quebra do Lemonn Brothers. No campo da energia – petróleo as guerras se sucedem num sorvedouro de recursos sem fim : Iraque, Líbia  Síria , Afganistão. Este , junto com a Al Quaeda usados para fustigar a extinta URSS se voltam contra seu antigo aliado nas mais espetaculares ações de terrorismo. A psicose que o terror criou está levando aos constrangimentos da NSA para nações amigas. Como pano de fundo Israel, seu protegido desde a criação da ONU promove desgastes internos através de congressistas e impõe uma política agressiva contra o Iran que em nada ajuda agora.

  2. …. temos ai uma bela liçao

    …. temos ai uma bela liçao dos senhores do norte sobre como se implementar um orçamento.  quando a fonte esta zerada se fecha repartiçoes publicas e dispensa sem remuneraçao os funcionarios em atividades dispensaveis.

    ACORDA BRASIL  !!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador