Ricardo Eletro é obrigada a suspender vendas pela internet

Do O Globo

Justiça determina que Ricardo Eletro suspenda vendas pela internet até regularizar entregas

Reclamações de consumidores motivaram ação do MP. Empresa ainda pode recorrer

DAIANE COSTA

RIO — A 3ª Vara Empresarial do Rio concedeu liminar ao Ministério Público (MP), que determina a suspensão de vendas da loja virtual da Ricardo Eletro, até que a empresa regularize as entregas de produtos que estão com atraso. A decisão, obtida em Ação Civil Pública proposta pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, fixa multa diária de R$ 100 mil, em caso de descumprimento, e estabelece que a empresa fixe um prazo para as entregas e o cumpra. A loja ainda pode recorrer.

Na ação, o promotor de Justiça Julio Machado destacou que a Ouvidoria do Ministério Público recebeu “inúmeras queixas de consumidores”, e que um site de reclamações registrou 22.818 denúncias sobre descumprimento de prazos da empresa, conduta que viola o Código de Defesa do Consumidor (CDC). De acordo com o promotor, após o descumprimento do primeiro prazo estabelecido a empresa fixava outros que igualmente eram desrespeitados. O consumidor ainda enfrentava dificuldade para cancelar a compra, quando não recebia o produto.

— A decisão vale a partir do momento que a empresa receber a intimação, e o MP vai fiscalizar diariamente o cumprimento dela, entrando no site da empresa — complementa o promotor.

Procurada pelo GLOBO, a Ricardo Eletro informou que inaugurou em maio um centro de distribuição de 16 mil metros quadrados para dar mais agilidade na entrega de seus produtos. E que “vem fazendo um levantamento minucioso do status de todos os pedidos realizados no Rio de Janeiro para identificar eventuais falhas e solucioná-las o quanto antes”. A empresa informa, ainda, que não foi intimada pelo Ministério Público, mas adotará as medidas cabíveis tão logo isso aconteça.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ricardo Eletro é obrigada a suspender vendas pela internet

    Bem, pelo que li na ação movida pelo Ministério Público a justiça do nosso Brasil poderia funcionar? poderia! mas a coisa vai de mal a pior na justiça do nosso país assim como na loja online RICARDO ELETRO , COMPREI NA LOJA EM 21/10/2013 E JÁ MARCARAM VÁRIAS DATAS DE ENTREGA E EM NENHUMA A ENTREGA  FOI  REALIZADA, HOJE É 22/11/2013 E NADA ME FOI ENTREGUE EXATAMENTE COMO DESCREVE A  AÇÃO MOVIDA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO, ESTA MATERIA FOI POSTADA NO MEIO DO ANO E ESTAMOS NO FIM DO ANO E A COISA CONTINUA DO MESMO JEITO.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador