Seca no sistema Cantareira vai afetar números da Sabesp

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A seca que tem afetado um dos principais reservatórios para o abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo vai afetar o desempenho da Sabesp (SBSP3) de forma mais forte do que se imaginava, segundo informações divulgadas pela agência de classificação de risco Fitch Ratings.

“O perfil financeiro da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) deve ser moderadamente pressionado, em 2014, pelo impacto da esperada redução de sua receita líquida e da geração operacional de caixa em suas métricas de crédito”, diz a instituição, ressaltando que tal pressão pode aumentar “caso as condições operacionais se deteriorem e a companhia não consiga implementar os reposicionamentos tarifários adequados para mitigar os efeitos da redução do consumo de água”.

A Sabesp enfrenta um cenário operacional considerado “desafiador” pela agência de classificação de riscos, devido à prolongada falta de chuvas em volumes adequados na região dos reservatórios do Sistema Cantareira, responsável por cerca de um terço do volume total de água produzido pela companhia e pelo abastecimento da principal região atendida pela empresa.

A agência diz que “a companhia vem adotando sucessivas medidas para mitigar esses efeitos, como a extensão até o final de 2014 dos incentivos à redução do consumo de água na região afetada, inicialmente previsto para finalizar em agosto de 2014”, em medida que passou a abranger também toda a região metropolitana de São Paulo.

As atuais projeções da Fitch quanto ao grau de severidade do impacto no fluxo de caixa da Sabesp, decorrente de um menor volume faturado de água e esgoto, indicam pressão de moderada a alta no perfil de crédito da companhia. As estimativas da agência para 2014 sinalizam que a alavancagem líquida da Sabesp, medida por dívida líquida/EBITDA (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação), deve se elevar para próximo a 3,5 vezes, frente às 2,5 vezes registradas ao final de 2013, devendo retornar a patamares mais em linha com os ratings, tão logo a situação hidrológica se normalize.

“A força da geração de caixa operacional da companhia em períodos de hidrologia normal, combinada a uma posição de liquidez saudável, baixa alavancagem e alongado perfil de vencimento da dívida deverá contribuir para mitigar parcialmente esse cenário mais desafiador”, afirma a Fitch. Frustações relevantes em relação ao reposicionamento tarifário incorporado no cenário da Fitch, que provê importante suporte à geração de caixa da companhia, ou a redução nos níveis de consumo de água acima das expectativas iniciais da agência poderão elevar a alavancagem da Sabesp para acima de 4,0 vezes em 2014 e gerar maiores pressões nos ratings da empresa.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jack and Jill

    Até eu que sou trouxa já sabia disso!

    Quero só ver eles distribuírem dividendos em NY e buscar um balde d’água no Vale do Ribeira ao mesmo tempo!

    Jack and Jill

    Went up the hill

    To fetch a pail of water

    Jack fell down

    And broke his crown

    And Jill came tumbling after!

    1. tá cobrando barato demais, Ivan…

      não se esqueça que tem que chover exatamente daquele pedaço de céu sobre a represa

       

      chover ao lado ou no Estado todo não pode, tem que ser lá

  2. nada que não se possa equilibrar…

    injetando ar nas redes de distribuição residenciais……………..

     

    vez em quando a Cedae faz isso aqui no meu bairro, com medidor girando adoidado e bóias soprando a noite inteira

    e de água, que é bom e cobrada, nada

    1. antes que algum especialista venha alegar que é impossível…

      já adianto que a força é tanta, ou o sopro tão alto, que chega a acordar o dona da casa.

  3. A SABESP SÓ É BOA DE PROPAGANDA

    Mandei um projeto para o governo de SP, para ajudar os amigos paulistas, mas até hoje a SABESP não respondeu, isso o governo solicitando uma resposta. Se depender deles, acho que os paulistas vão sofrer muito, pois até para responder um projeto (ideia) eles não fazem nada, imagina nessa situação de emergência?

  4. Como a Fitch é bondosa com a

    Como a Fitch é bondosa com a SABESP!!!! Mostra que está militando em prol de Alckmin. Se fosse a Petrobras, estaria à beira da falência.

  5. Enquanto isto no Tucanistão.

    Em cartaz no Cine Belas Artes Tucanas:

    “Crônica de uma morte anunciada”

    -a história de um racionamento premeditado. Acusado por ANA de tê-la desonrado na outorga, a jovem Sabesp é morta a Bolsadas pelos acionistas. Toda a população fica sabendo com antecedência do racionamento premeditado e adiado por Sir Alckmin, mas nada salva Sabesp e Sir Alckimin do seu trágico destino, a morte por insuficiência de água e votos.

  6. Luis Nassif, Este post é um

    Luis Nassif, Este post é um absurdo, a preocupacão com a lucratividade da SABESP é um absurdo ! Estamos a beira de uma crise civilatoria de falta de agua numa Megametropole como a grande São Paulo e o comentario é sobre ativos financeiros ? Você sabe o que é um cenario em que a Região de Campinas terá de conviver com um cenario de um dia com água e seis sem ? Já mediram isso nas vidas das pessoas ? Pois então facam isso. É o que está  a frente.

     

  7. A atitude de Alckmin beira a irresponsabilidade total

     Todos sabem, INCLUSIVE OS TUCANOS DE CARTEIRINHA, que a atitude (ou falta dela) do Alckmin em relação ao problema do sistema cantarerira e mais do que apenas eleitoreira, beira a IRRESPONSABILIDADE TOTAL, pois ficar com demagogia e inventando “briga estadual pelas águas” (que é um factoide que ele inventou para poder dizer aos paulistas que está lutando pelo direito dos mesmos, quando na verdade a “solução” dele de pegar água de outro reservátório da Bacia do Paraiba do Sul só poderia ser implementada DENTRO DE TRÊS ANOS mesmo se ninguém se opor, ou seja, não solucionada nada, mesmo porque, lá também não tem água suficiente e os moradores do próprio interior de São Paulo são contra tirar a água que os abastece – que já é pouca – para direcionar para a região metropolitana de São Paulo). 

    E agora, tirar o restinho de água do fundo dos reservatórios ao invés de ter coragem de entrar com o racionamento, poderá estragar, talvez em definitivo todo o sistema cantareira, pois se usar esse resto de água que cobre o solo dos reservatórios vai deixá-los espostos podendo ser que percam grande parte da hipermeabilidade, talvez de forma irreversivél. Além disso, usar essa água que vai trazer junto tanto lodo, areia e toda sorte de resíduos, pode comprometer todo sistema hidráulico do cantareira, desde as bombas, tubulações e sistemas de tratamento (que inclusive podem não dar conta de deixar essa água com um nível razoável par consumo).

    Ou seja, UMA IRREPONSABILIDADE SEM PRECEDENTES que pode trazer prejuízo econômicos e sociais, além de ambientais de forma irreversível.

    1. Pois é, é a velha “fuga pra

      Pois é, é a velha “fuga pra frente”. Não se esqueça de colocar no mesmo barco a imprensa amiga que vive de dinheiros de publicidade oficial.

      Contra o PT vale tudo! Eu não tenho dúvidas que estão cerebrinando algum modo de jogar isso no colo do pt, pt, pt. Já tentaram com a quela de pegar água do paraíba “dependendo” ANA, logo depois de uma conversa com dilma. O Cabral embolou o meio de campo deles. Mas ainda vem mais chacrinha por aí.

    2. Pois é, é a velha “fuga pra

      Pois é, é a velha “fuga pra frente”. Não esqueçamos de colocar no mesmo barco a imprensa amiga que vive de dinheiros de publicidade oficial.

      Contra o PT vale tudo! Eu não tenho dúvidas que estão cerebrinando algum modo de jogar isso no colo do pt, pt, pt. Já tentaram com aquela de pegar água do paraíba “dependendo” da ANA, logo depois de uma conversa com dilma. O Cabral embolou o meio de campo deles.

      Mas ainda vem mais chacrinha por aí.

  8.  
    Bobagem, uma empresa que

     

    Bobagem, uma empresa que tem em sua folha de pagamentos um gestor do quilate de um Roberto Freire tira isso tudo de letra.

  9. ta brabo

    Agua pra benzer,so  mineral de garrafinha,mas tem pastor

    que ja encontrou a soluçao ( ai jesus) e so levar uma lampada

    incandescente PODE ?????

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador