Sobre o jogo da economia

Por Saulo B.

Re: Para entender o jogo da Economia

Ola,

quando fiz meu curso de engenharia, e lá se vão já 20 anos, aprendi um monte de técnicas para otimizar processos e sistemas. Técnicas que – dizia-se – eram empregadas nas empresas estrangeiras para maximizar lucros debaixo de restrições estreitas. Por exemplo, um modelo muito estudado era que investir em manutenção era uma economia. A manutenção prevenia quebras que iriam enfraquecer o lucro.

Quando fui para a vida real, TODOS os modelos eram considerados dispensáveis porque não havia economia em processos e produtos que pudesse ser comparada com uma semana de operação bem feita na gerência financeira da empresa. Era a época da inflação alta. Se a ciranda não fosse rodada muito rapida e eficientemente pelo financeiro, a empresa quebrava. Por isso, por exemplo, não era tão importante investir em manutenção. O risco de lucros menores por alguma quebra era mais que compensado pela aplicação na ciranda financeira dos custos de manutenção.Se houvesse alguma quebra, os lucros financeiros compensariam as perdas.

A inflação se foi. Mas continuou valendo o poder das diretorias financeiras: não havia lucro em processo e produto que pudesse ser comparado com uma aplicação do financeiro  em derivativos cambiais. Algumas eram meio arriscadas ( nem todas operações eram Sadias… Aracruz credo), mas o lucro estava lá.

Agora, quem sabe, aquelas operações de otimização de processos voltem a ser empregadas. E o pessoal do financeiro (muitos deles engenheiros) venham a cobrar da produção maiores volumes de produção para gerar mais lucros mesmo com menores margens.

Saulo

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador