Tecnologia e o sucesso empresarial

Da 4ª CNCTI

Competência tecnológica é a chave do sucesso empresarial”, diz representante da Petrobrás

A inovação como fator importante para a geração de renda e aumento dos lucros empresariais foi discutida hoje (27), segundo dia da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), em Brasília.

O gerente-executivo do Centro de Pesquisa da Petróleo Brasil (Petrobras), Carlos Tadeu Fraga, disse que a competência tecnológica é a chave do sucesso empresarial. De acordo com ele, um grande exemplo é a Petrobras, empresa mais inovadora no mundo nas áreas de óleo e gás. Para Fraga, é fundamental a integração entre empresas, governo e institutos de pesquisa.

O presidente da Siemens Brasil, Adilson Antonio Primo, também participou dos debates. Ele defende melhores políticas de comércio exterior para alcançar a internacionalização das empresas, proporcionando capacidade de competir mundialmente. ”Precisamos criar mecanismos para melhorar o contato entre empresas e governo”, disse.

Na visão do professor Carlos Américo Pacheco, da Universidade de Campinas (Unicamp), são necessários marcos regulatórios que estimulem a inovação. Para ele, ainda é precária a cultura de inovação no meio privado. “A capacidade de competir das empresas depende de sua capacidade de inovar”, disse Pacheco.O professor explicou que a inovação é um fenômeno econômico definido pela concorrência do mercado.

Há um consenso entre os representantes do setor empresarial da importância da inovação para o crescimento da economia no mundo. Eles anunciaram o compromisso de, em 4 anos, dobrarem o número de empresas que adotam políticas inovadoras.

A 4ª CNC TI termina amanhã (28) e reúne sociedade civil, comunidade científica, empresários e governos estaduais, municipais e federal. O objetivo é formular uma proposta para o Plano Nacional de Ciência e Tecnologia para os próximos dez anos.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador