Um BC em permanente atraso

Do Valor Econômico

Copom planeja corte de 3 pontos na Selic

Luiz Sérgio Guimarães
02/02/2009

Os indicadores de atividade econômica precisam piorar muito e os de inflação mostrar preços completamente anestesiados ao longo de fevereiro e começo de março para o Banco Central alterar o seu planejamento para a política monetária e cortar a taxa Selic, na próxima reunião do Copom, dia 11 de março, mais fundo do que indicou a última ata. Após a leitura do documento, os analistas se convenceram que o Copom pretende fazer um corte total de três pontos. Quando a Selic chegar a 10,75%, ele para de reduzi-la. Por quê? A ata diz que com Selic a 10,75% no final de 2010, a inflação estará este ano e no próximo perto do centro da meta de 4,5%. Se o BC pretende estancar o ciclo de relaxamento quando a taxa chegar a esse patamar, a velocidade com que irá alcançá-lo é de menor importância desde que o mercado futuro de juros da BM&F se convença disso e incorpore essa expectativa aos contratos. O pregão ainda não fez isso face às reiteradas precauções do Copom.

Ao mudar radicalmente os termos da ata divulgada na quinta-feira – produzindo na prática um documento inteiramente novo -, o BC assumiu que errou na reunião de 13 de dezembro, quando manteve a Selic estável em 13,75%. Passar de um congelamento de taxa no absurdo patamar de 13,75% ao longo das últimas duas reuniões de 2008 para um abrupto corte de um ponto no encontro seguinte, ou é sinal de desmedida teimosia ou de falta de discernimento. Isso sem falar que o BC, supostamente mais bem-informado que o restante do mercado, em setembro, cinco dias antes de o Lehman Brothers quebrar e desencadear uma contração de crédito jamais vista, que empurraria o mundo no abismo da recessão, elevou a Selic de 13% para 13,75%.

Apesar de todos os indícios em contrário, o BC temia, naquela época, que o dólar em alta contaminasse a inflação, a despeito do desabamento das commodities. Não aconteceu. Três reuniões depois, quando já é dispensável qualquer tipo de prova da ausência de “pass-through” cambial, a ata do Copom insiste em precaver-se contra futuros repasses. Rebuscadamente, tal excesso de cautela ortodoxa foi expressa na frase: “O efeito liquido da desaceleração global sobre a trajetória da inflação doméstica parece ser, até o momento, predominantemente benigno”. Efeito líquido é a deflação que resulta da queda das commodities depois que se tira a alta do dólar.

Atenção para a colocação de três expressões acautelatórias: “parece ser”, “até o momento” e “predominantemente”.

O mundo afunda em recessão e o BC não é capaz ao menos de indicar que persistirá cortando a Selic em um ponto. Tal indicação já seria suficiente para inclinar ainda mais negativamente a curva futura de juros, esta sim responsável pela definição do piso privado do custo do dinheiro. Se a ata apenas indica que a Selic continuará caindo (como se houvesse outra possibilidade, como se o BC acreditasse em magia econômica, na bruxaria do bem que de repente desenredasse o enrosco do crédito global e guindasse instantaneamente as economias do atoleiro), o BC está, na verdade, colocando um freio monetário à queda do juro futuro, portanto, ao custo do crédito. Há várias formas de se tornar conservadoramente uma política monetária mais rigorosa do que o necessário.

A mais evidente é a alta do juro federal de curto prazo acima do que está sendo precificado a médio e longo prazo pelo DI. A outra é manter a taxa em patamar exageradamente alto por tempo excessivamente longo. A terceira – o caso atual – é imprimir uma velocidade de queda inferior à requerida para restaurar o livre funcionamento dos canais do crédito.

A baixa de 13,75% para 12,75% era o máximo que o BC poderia fazer? “Apesar de todas as críticas de que demorou a começar o processo de redução dos juros e de que estes ainda são muito altos, não se pode negar que o corte foi bastante agressivo para o histórico conservador do nosso BC”, diz o economista-chefe do Banco ABC Brasil, Luis Otávio de Souza Leal.

A ficha do DI futuro, de que os fatos reais devem atropelar de novo as estratégias do Copom – de tal sorte que o erro de não ter iniciado o ciclo de afrouxamento em dezembro foi seguido pelo equívoco de ter feito um primeiro corte de apenas um ponto – começou a cair na sexta-feira. Num dia de mercados internacionais e domésticos muito ruins – portanto, de alta do dólar, cuja consequência temida pelo BC é o suposto repique inflacionário – o DI futuro intensificou o declínio.

A taxa do swap de 360 dias recuou de 11,27% para 11,16%. O juro longo também mergulhou. O CDI previsto para janeiro de 2012 caiu de 11,85% para 11,79%. A certeza é de que os dados a respeito do lado produtivo da economia brasileira mostrarão, de novo, uma realidade mais perversa do que a imaginada pelo BC. Não que este seja otimista. Só não quer tomar decisões em sintonia com a gravidade do quadro por razões de obstinação ideológica.

Certamente, os modelos do BC já rodaram com a previsão de que a produção industrial deve ter desmoronado de novo em dezembro, após o tombo acumulado de 8% sofrido em outubro e novembro. O dado oficial será divulgado amanhã pelo IBGE e o mercado estima uma perda entre 6% e 8%. O BC já embutiu esse prognóstico em sua decisão de reduzir a Selic a 12,75% e ao indicar que não está seguro da premência e conveniência de fazer novo corte da mesma magnitude na reunião de 11 de março. Depende da grita?

Luis Nassif

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caros amigos,

    O BC não
    Caros amigos,

    O BC não segura a baixa a Selic por razões ideológicas. A motivação, infelizmente, é bem mais pedestre: trata-se de garantir os resultados dos bancos. Eu também gostaria de acreditar que a razão não é essa, mas os fatos estão aí mesmo.

  2. “Só não quer tomar decisões
    “Só não quer tomar decisões em sintonia com a gravidade do quadro por razões de obstinação ideológica”: quando eh que a tucanada agiu diferente?

    Mas o negocio todo parece armacao do bc: QUEM lucraria se soubesse adiantadamente? So “clientes” deles.

    No mais, eu disse e repito: se a crise chegou ao Brasil, pode ir bater na porta do bc e da media.

  3. BRASIL registra primeiro
    BRASIL registra primeiro déficit na balança comercial que vinha positiva desde mar/2001

    depois de 93 meses parecendo gente grande, voltamos a vaca fria

    mais um efeito retardado da política NEFASTA do Banco Central

    e agora Meireles? mais alguma duvida (ou desculpa) sobre os efeitos dum cambio represado?

    …talvez a desculpa de que tenhamos importado bens “produtivos” (dããã)

    Você Meireles, estará com a gente se uma crise externa eclodir?

    O pior que ao invés de irem direto aos culpados e responsabilizá-los, tem gente que só sabe defender o governo, custe o que custar, gente que não separa o joio do trigo e que ainda busca justificativa apenas culpando o “terror” feito pela mídia

    culpar mesmo os erros da cozinha, parece que ninguém quer …nem a oposição que comemora a virada, nem o governo que tenta disfarçar a cxgxda

    tenha dó…

    http://economia.uol.com.br/ultnot/2009/02/02/ult4294u2201.jhtm

  4. É que devo dizer mais uma vez
    É que devo dizer mais uma vez que o BC NÃO ESTÁ à serviço do país, ele está à serviço dos que vivem de rendas e juros (rentistas), simples assim.

  5. Nassif,

    A balanca comercial
    Nassif,

    A balanca comercial JA registrou DEFCIT de 518 milhoes de dolares em janeiro. Se continuar assim, o ano fecha nao com defcit em c/c de 26 bilhoes, como no ano passado; mas com mais de 50 bilhoes. Ou o governo enquadra o COPOM, ou entao podemos dizer adeus as reservas cambiais tao duramente conquistadas.

  6. Nassif,
    O que me espanta,
    Nassif,
    O que me espanta, quer dizer, já não espanta mais, é o Lula manter esse pústula psdebista a frente do BC; é claro como a luz do dia a orientação ideológica/partidária – de todos os membros – comprometidos com o sucesso da sucessão de Serra ao Lula, quato pior o economia, maior a incompetência do operário – e nãovai adiantar mais invocar os 8 anos de FHC! Nosso predidente Lula é muito mal assessorado!

  7. o Luiz Lima tem razão. O bc é
    o Luiz Lima tem razão. O bc é caso para uma CPI. No mais ficamos aqui, falando como idiotas e o pessoal faz a festa. CPI do BC já!

  8. ôceis tão tudo enganado… é
    ôceis tão tudo enganado… é apenas uma brincadeirinha de cabo de guerra, o governo dum lado, investindo, estimulando as empresas a investirem, reduzindo impostos, e do outro o BC segurando os juros, impedindo investimentos pra não estimular o consumo, porque há uma inflação de demanda pressionando os preços… é o país da piada pronta, lamentavelmente!

  9. Luis,vc que entende de
    Luis,vc que entende de economia me esclarece uma dúvida:a taxa selic na casa de 13% beneficia quem?a quem aproveita a manutenção desse patamar?vemos nosso vice presidente sempre que possivel pedindo para abaixar essa taxa,ele que é empresário bem sucedido.As taxas cobradas pelos bancos nos emprestimos e no cheque especial reflete o sobe e desce da taxa selic?Se vc puder dar uma luz pra quem como eu não conhece a fundo essas firulas em economes seremos todos beneficiados,abraços

    Todo mundo que aplica em títulos públicos, especialmente investidor externo, que é isento de taxação.

  10. Nassif e comentaristas,

    Que
    Nassif e comentaristas,

    Que me desculpem pelo direto mas CPI acaba em pizza seja ela qual for.

    Não me sinto melhor por dizer o que digo há muito.

    Ele deve ser afastado, processado e condenado.
    Deve ser obrigado a uma quarentena extraordinária.
    Pode até ser beneficiado por um programa de delação premiada, caso entregue os tubarões que lhe dão guarida.

    Não consigo encontrar mais os experts de mercado financeiro que sempre defenderam esse marginal e suas políticas.
    Será que temem ser acusados de cumplicidade?

    Cadê as publicações que davam suporte a este meliante?
    Será que não querem contratá-lo?

    Lula, abre o olho !!!

  11. Nassif,vc deve saber muito
    Nassif,vc deve saber muito bem como é Brasília,os jogos de interesses,etc.Tenho amigos que prestaram assessoria a polítcos e indicados que contam “coisas do arco da velha”.Por isso que as vezes não aguento nem olhar para a cara de alguns que com um cinismo de dar nojo,dizem que estão preocupados com os problemas do Brasil e sua população.Acredito que todo mundo sabe porque a tal selic continua nas alturas,afinal a rotatividade dos cargos na capital do Brasil também é alta.

  12. Creio que tudo indica que
    Creio que tudo indica que será necessário incentivos e uma disponibilização do crédito muito maiores por parte do governo para recuperar o nível da ativade econômica.

    Além da forte queda da demanda externa está ocorrendo uma forte queda da confiança dos consumidores, principalmente nos setores de bens duráveis.

    Sem uma forte redução dos juros Selic, haverá um compromentimento muito grande das contas públicas, não só em função do maior gasto do Governo, como esses gastos terão que ser muito maiores em função do grande aperto monetário provocado pelos elevadíssimos juros da selic.

  13. Este desgoverno conseguiu
    Este desgoverno conseguiu fazer reservas a custa de DESTROÇAR O PAIS…Cadê as estradas,portos,aeroportos,saude,escola,emprego,etc….falar que o COPOM FALHOU É UMA MENTRA POIS SÓ SE FALHA QUANDO SE FAZ ALGO E NÃO FIZERAM NADA….fico imaginando como são as reuniões…..devem debater sobre a novela das 8:00 ou futricar sobre futebol reclamar que o café tá sem açucar ,desabafar o quão estão incomodados com o desconforto do exame de prostata ,enfim,mas de economia mesmo acho que não…..pressa pra que!!!!!vamos devagar…..a marolinha ainda nem chegou……que Deus nos proteja deles…..parabéns pela sua lucidez…..João

  14. Uma coisa que me pergunto é
    Uma coisa que me pergunto é por que o TCU nunca aventou que o pagamento de juros extorsivos pelo governo brasileiro fosse desperdício de dinheiro público.

    Alguém é capaz de entender isso?

    Por que o TCU nunca exigiu a auditoria da dívida pública, mesmo tendo sido isso aprovado nas Disposições Transitórias da Constituição Federal de 1988?

    Diz o art. 26 das DT:

    Art. 26. No prazo de um ano a contar da promulgação da Constituição, o Congresso Nacional promoverá, através de Comissão mista, exame analítico e pericial dos atos e fatos geradores do endividamento externo brasileiro.

    § 1º – A Comissão terá a força legal de Comissão parlamentar de inquérito para os fins de requisição e convocação, e atuará com o auxílio do Tribunal de Contas da União.

    § 2º – Apurada irregularidade, o Congresso Nacional proporá ao Poder Executivo a declaração de nulidade do ato e encaminhará o processo ao Ministério Público Federal, que formalizará, no prazo de sessenta dias, a ação cabível.

    Nunca isso se cumpriu, que eu saiba, e ninguém nunca exigiu. Qual a dúvida sobre a obrigatoriedade? Quanto do endividamento externo converteu-se em dívida interna? Se a origem fosse imprópria, parte grande da dívida interna incrementada pelo juros excessivos, teria que ser cancelada e recuperados aos cofres públicos os ganhos obtidos indevidamente. Esse é um tema explosivo, mas que precisa ser objeto de questionamento.

    Um mandado de injunção pode obrigar a instalação desse procedimento?

  15. Ué, o presidente Lula não
    Ué, o presidente Lula não exigiu da sua equipe hoje na reunião ministerial mais OUSADIA. Que ousadia de tartaruga é essa do presidente? Simplesmente lamentável a qualidade de Estadista que falta ao presidente LULA

  16. Do Valor Online Divulgado
    Do Valor Online Divulgado pelo Último Segundo
    http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/02/02/tesouro+dos+eua+planeja+emitir+us+493+bi+em+divida+no+trimestre+3798950.html

    Tesouro dos EUA planeja emitir US$ 493 bi em dívida no trimestre
    02/02 – 20:29 – Valor Online

    SÃO PAULO – O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos vai captar US$ 493 bilhões com emissões de dívida no mercado neste primeiro trimestre, após ter tomado o volume recorde de US$ 569 bilhões no período de outubro a dezembro de 2008. O total previsto para janeiro a março é US$ 125 bilhões maior que o previsto três meses atrás.

    De acordo com o Tesouro, as emissões serão necessárias diante das receitas menores e dos gastos maiores com os programas de salvamento de bancos comandados pelo Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano.

    Para o trimestre de abril a junho, as captações do Tesouro dos EUA devem somar US$ 165 bilhões.

    (Valor Online, com agências internacionais)

  17. Aqui do Alto Xingu, os índios
    Aqui do Alto Xingu, os índios informam projeções para 2009: saldo comercial: US$ 15 bi; Taxa de câmbio: US$ 2.15/2.25; exportações: US$187.5bi (-5.3%); importações: US$172.4bi (-0.5%). Menor volume de remessas de juros, roialties e dividendos e com gastos de viagem permitirão que o déficit das transações correntes caia para US$ 21 bi; se a contração da demanda mundial se agravar e se a crise financeira se aprofundar o déficit poderá até quase dobrar; os investimentos diretos estrangeiros cairão para alfo entre US$ 8 bi – US$ 14 bi; assim. a balança de pagamentos encerrará 2009 praticamente no equilíbrio, com o país não registrando perdas de reservas. O PIB vai crescer algo em torno de 1%; o investimento privado será nulo; o superávit primário cairá para 3,5%; a dívida do setor público em relação ao PIB continuará em 36%; a inflação será de 4,6% e a Selic cairá mais 2%, para 10,75%. Haverá espaço para queda adicional da Selic, de até 1,5%, mas não com a atual composição do Copom…É o que os índios acham…

  18. Nao vai reduzir memos, ainda
    Nao vai reduzir memos, ainda mais no momento em que o Bradesco informa que reduziu em quase 5% o seu lucro. Vai precisar da manutencao da selic em patamares aceitaveis para a garantir de recorde de lucros.

  19. Nao vai reduzir mesmo, ainda
    Nao vai reduzir mesmo, ainda mais no momento em que o Bradesco informa que reduziu em quase 5% o seu lucro. Vai precisar da manutencao da selic em patamares aceitaveis para a garantir de recorde de lucros.

  20. Indio Tupi, se não me engano,
    Indio Tupi, se não me engano, há um tempo atrás, os indios projetavam o dólar perto de R$3. O que os fez mudar de opinião? Aprecio muito as sabias palavras indígenas.

  21. Se o Lula mandar embora o
    Se o Lula mandar embora o Meirelles, que segundo os experts de economia do O Globo, Estadão, Veja e afins, é o bastião de sanidade no Governo Lula, o Presidente vai estar abrindo uma frente de guerra jamais vista em seu governo com estes veiculos.

    Não sei se Lula esta afim de enfrentar mais esta.

  22. A minha devolução do Imposto
    A minha devolução do Imposto de Renda, retida pela malha fina (não sei por que), foi devolvida agora, muito tempo depois, corrigida pela Selic.

    É ótimo emprestar para o governo! Mesmo que compulsoriamente…

  23. Caro Luis

    Boa tarde

    ” como
    Caro Luis

    Boa tarde

    ” como uma cabeça tão brilhante, pode ser tão maquiavélica ” ???

    Pode ter certeza que ele sabe da diferença entre a teoria e a pratica.

    E pensar que já votei nele pro senado.

    Abraços.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador