As vendas do comércio varejista avançaram 3,8% durante o mês de janeiro, a maior variação para o mês desde o início da série histórica, em 2000. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Os dados também mostraram melhora no comparativo com 2022 – as vendas subiram 2,6%, o sexto registro de alta consecutivo. No indicador acumulado nos últimos 12 meses, a alta foi de 1,3%.
O resultado mensal também é o maior da série desde julho de 2021, quando as vendas aumentaram 3,9%.
De acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o volume de vendas em todos os meses não subia desde setembro (1,1%), e o indicador reduziu a distância para o nível recorde da série (outubro de 2020), que agora é de -2,9%.
Sete das oito atividades pesquisadas apresentaram crescimento no mês, com destaque para o setor de tecidos, vestuário e calçados, que interrompeu uma sequência de quatro meses de baixa para subir 27,9%.
Outro grupo que influenciou no resultado do varejo nacional foi o de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com aumento de 2,3% após dois meses de diminuição no volume de vendas.
O único setor que registrou queda nas vendas em janeiro foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,2%), influenciado pelas variações dos itens cosméticos e perfumaria.
A metodologia da PMC apresentou mudanças: segundo o IBGE, foram feitas atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas da sociedade.
Varejo ampliado começa o ano em alta
Os dados do comércio varejista ampliado também apresentaram crescimento: o aumento em janeiro foi de 0,2% em relação a dezembro de 2022, e de 0,5% no comparativo com janeiro do ano passado.
O indicador passou por uma mudança de metodologia. Além das oito atividades pesquisadas, o índice inclui os setores de veículos, motos, partes e peças; o de material de construção e, o grupamento estreante de atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo.
Com isso, o varejo ampliado inverteu a tendência de queda vista nos últimos dois meses de 2022 (-1,4% em novembro e -0,6% em dezembro de 2022), levando o setor a acumular um resultado 3,3% maior ante o visto pré-pandemia.
Em termos regionais, a análise entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 mostra que as vendas melhoraram em 23 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Espírito Santo (8,8%), Tocantins (8,7%) e Roraima (7,4%). Entre as quedas, as maiores influências foram de Mato Grosso (-1,7%), Amapá (-1,6%) e Paraíba (-1,1%).
No comércio varejista ampliado, o aumento foi registrado em 18 Unidades da Federação, com destaque para Sergipe (8,7%), Espírito Santo (6,6%) e Roraima (6,4%), e as quedas mais expressivas foram vistas no Tocantins (-4,8%), Mato Grosso (-4,2%) e Pará (-3,0%).
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