GGN

Alcoolismo feminino é tema de ciclo de debates em São Paulo

Jornal GGN – Alcoolismo feminino e todo o universo que envolve o tema é o mote do 3º Colcha de Retalhos Brasil, evento que acontecerá de 4 a 6 de maio, no bairro da Liberdade, em São Paulo. O projeto é resultado da iniciativa de mulheres membros de variados grupos de Alcoólicos Anônimos (A.A.) espalhados pelo Brasil e irá reunir diversos profissionais em palestras sobre as questões da mulher frente ao alcoolismo. A programação é aberta ao público.

Só no Brasil, segundo as duas pesquisas nacionais mais recentes sobre Álcool e Drogas – I e II LENAD, 2006; 2013 – , 29% e 39% das mulheres ingerem bebida alcoólica frequentemente. Ainda, o padrão de consumo em binge, que se dá pelo consumo de quatro ou mais doses em um intervalo mínimo de duas horas, semanalmente ou mais, aumentou 36% entre as mulheres, principalmente, com as mais jovens.

Durante os três dias do 3º Colcha de Retalhos Brasil serão debatidos os temas: Alcoolismo e Maternidade, Alcoolismo e Sexualidade, além de Vulnerabilidade Física, Mental e Emocional da Mulher Alcoólica. No primeiro dia o encontro acontece no Patteo do Colégio e nos outros dois dias em um espaço na rua Thomaz Gonzaga, ambos na Liberdade.

Ainda, com o intuito de melhorar o contato e a identificação com outras mulheres alcoólicas, os Grupos de A.A.  oferecem reuniões de composição fechadas para este segmento. Nestas reuniões apenas mulheres alcoólicas em recuperação e as recém-chegadas compartilham suas experiências e são apresentadas ao Programa recuperação de A.A.

Foi em uma dessas reuniões que as participantes decidiram tecer enquanto conversavam e, assim, criaram a Colcha de Retalhos, uma expressão lúdica da diversidade que envolve o tema. Atualmente a irmandade conta com 33 grupos com reuniões de propósito feminino no Brasil. 

Confira as reuniões que acontecem nos estados brasileiros:

 
 
Serviço
 
3º Colcha de Retalhos Brasil – Alcoolismo Feminino e Recuperação
 
Dia 4 de maio, sexta feira, a partir das 13h, no Patteo do Colégio, 148 – Centro, São Paulo 
 
Dias 5 e 6 de maio, sábado e domingo, a partir das 9h, na Rua Thomaz Gonzaga, 50 – Liberdade, São Paulo 
 
Programação gratuita. 
 
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Sair da versão mobile