7 de março: para não esquecer…

O dia 07 de março caiu em um domingo no ano de 1965, que ficou conhecido como “Domingo sangrento”, nos Estados Unidos

da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos

No dia de hoje…

O dia 07 de março caiu em um domingo no ano de 1965, que ficou conhecido como “Domingo sangrento”, nos Estados Unidos.

As pessoas negras não tinham direito ao voto naquele país até então. Com o objetivo de dar visibilidade a esse pleito e de sensibilizar as autoridades, foram organizadas 03 marchas para conduzir os defensores do direito ao voto por 85 quilômetros, pela rodovia de Selma à capital estadual do Alabama, Montgomery.

A primeira das marchas resultou no ataque pela polícia local e estatal a 600 manifestantes negros, com cassetetes e gás lacrimogênio, interrompendo a manifestação pacífica.

A segunda marcha ocorreu em 9 de março. Policiais e manifestantes ficaram frente a frente, mas quando as tropas moveram-se para o lado para deixá-los passar, o Dr. Martin Luther King guiou os manifestantes de volta à igreja.

Em nova tentativa, a terceira marcha começou em 16 de março. Cercados por 2.000 soldados do Exército Americano, 1.900 membros da Guarda Nacional do Alabama, sob comando federal e muitos agentes do FBI e marechais federais, os manifestantes avançaram 16 quilômetros ao longo de todo o dia pela U.S. Route 80, conhecida no Alabama como a “Rodovia Jefferson Davis”. Os manifestantes alcançaram Montgomery em 24 de março e o Capitólio do Estado do Alabama, em 25 de março. Finalmente conseguiram a aprovação da Lei dos Direitos Civis ao Voto, de 1965. Foi uma conquista histórica do movimento negro da década de 1960.

A rota foi imortalizada como a Trilha de Selma a Montgomery do Direito ao Voto e é uma Trilha Histórica Nacional dos Estados Unidos.

“Para que não se esqueça, para que não se repita”.

P.S. – O presente texto faz parte de uma série de relatos que estamos publicando diariamente, sobre eventos que constituem graves lesões a direitos humanos. As informações são baseadas em textos da Wikipedia.
Nossa intenção é dar visibilidade à I Caminhada do Silêncio, em prol das vítimas de violações estatais, que a CEMDP está organizando para o dia 31 de março de 2019, em São Paulo.
Maiores detalhes sobre a Caminhada podem ser vistos emhttps://www.facebook.com/events/2327473097484498??ti=ia.
***Apesar das dificuldades de acesso, é possível abrir a página. Agradecemos sua compreensão e apoio na divulgação do evento.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador