A política de cotas para negros na Bayer Brasil

CEO explica como empresa vem se estruturando para aumentar número de talentos afrodescendentes  

Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Jornal GGN – Há alguns meses Theo van der Loo, presidente da Bayer Brasil, acabou se destacando em vários veículos da imprensa por um texto que escreveu em sua conta pessoal do Linkedin denunciando mais um caso de racismo no meio empresarial. Uma pessoa próxima, que pediu para não ser identificada, teve sua participação em uma entrevista de emprego negada por ser negra. O ato ficou patente quando o entrevistador viu o candidato e disse em voz alta: “eu não sabia que ele era negro”, e não quis prosseguir com a seleção.

Como CEO de uma empresa que aplica a política de cotas, Theo sabia que comentar o assunto em uma rede social se tratava de uma tacada importante para trazer à tona o debate e a visibilidade para a causa negra. Em entrevista para o programa online, Na sala de visitas com Luis Nassif, o executivo falou das consequências do seu post, da responsabilidade da população branca tanto por induzir e reproduzir atos de racismo, como por fechar os olhos para a grande disparidade de oportunidades e, ainda, fez um apelo para que os CEOs se engajem no tema.

Van der Loo conta que a partir da viralização do seu texto recebeu muitas mensagens pessoais de profissionais negros trazendo suas histórias e que decidiram não comentar publicamente no post por meio de perderem o emprego.

“Conheci muita gente maravilhosa [que veio falar comigo]: juízes, advogados, empresários, executivos e, daí, cheguei à conclusão de que eles são invisíveis, os negros são invisíveis na sociedade e é uma coisa inconsciente que a gente [como pessoa branca] não nota no dia-a-dia”, acrescentou.

Por outro lado, Theo também recebeu comentários de ativistas preocupados com a possibilidade do executivo, como homem branco, tirar o foco do protagonismo dos negros.

“[Em relação às críticas] eu disse: ‘você tem razão, não posso ser protagonista, tenho que ser um colaborador da causa, mas o protagonismo tem que ser do negro’”, justificou.

O CEO compreende que, como responsáveis diretos pela discriminação, mesmo que não conscientemente, os brancos precisam ser parte da solução.

“Quem discrimina são os brancos, efetivamente. Quem trouxe os negros para o Brasil foram os brancos e tudo mundo sabe como foi. Quem ajudou a construir o país, fisicamente, foram os negros. Quando houve o fim da escravatura o que aconteceu é que os negros não podiam ler e escrever, não tinham posses, não tinham direitos e foram fazer as favelas. Então a favela é uma criação dos brancos também”, destacou completando, em seguida, que é necessário a população se dar conta de que o fim da escravidão no Brasil foi tardia, em 1888, portanto há poucas gerações um indivíduo negro tinha na família um avô ou avó submetido à política criminosa.

“Os brancos e os negros daquela época não estão mais aqui, mas o problema continua e [em muitos aspectos] pior”, completou, se referindo a escalada da criminalidade decorrente da divisão étnico-social. “Se houvesse mais integração social diminuiríamos esses problemas”.

Política de cotas na Bayer

O executivo destaca que a política de cotas da Bayer é universal, e mais comum para a inclusão de mulheres, pessoas do grupo LGBT e de outras culturas. A questão racial é mais aplicada no Brasil, onde a proporção de negros formados no mercado de trabalho é bastante reduzida, em relação a representatividade na população brasileira, onde mais de 50% é negra. “O Brasil é o país com mais negros fora da África. A título de comparação, nos Estados Unidos somente 14% da população é afrodescendente”, arrematou.

Dentro da sua experiência na implantação de cotas na empresa, Theo destacou que a principal preocupação dos executivos dispostos a enfrentar o tema é não saber abordar o racismo “por falta de tato ou medo, talvez, de deixar um mau sentimento”. O CEO procurou resolver a questão da forma mais simples possível, sentando com colegas negros para compreender as demandas e, até mesmo, pontos básicos como formas de tratamento.

“Fui tomar um café com eles e perguntei como deveria falar: preto, negro, afrodescendente, afrobrasileiro? Eles me explicaram que falar afrodescendente ou negro estava tudo bem, mas contanto que conversasse sobre os negros [na empresa]. Também perguntei se eles se sentiam discriminados na empresa, daí eles disseram que não, mas a percepção, de forma geral, é a sensação de que têm que se esforçar muito mais para aparecer em uma promoção”, ressaltou. Outro problema identificado por outros grupos de profissionais de fora da Bayer, com quem Theo teve contato, é que muitos negros promovidos como chefes sofrem boicotes dos funcionários que estão sob seus comandos.

Em muitos exemplos, Theo viu o desafio de transitar em um ambiente hostil ser superado com uma postura confiante do profissional negro. “Então, a dica que dou é que para aquelas pessoas que talvez tenham um pouco de baixa autoestima, que procurem pessoas com mais autoestima negra para que ajudem elas a saírem dessa posição de se sentirem menos”, pontuou.  

Theo van der loo Fonte: divulgação
Theo van der Loo/Divulgação

Sobre o modelo de seleção da empresa, o executivo esclareceu que, proporcionalmente, o número de brancos preparados que chegam nas seleções é maior do que os de negros preparados, isso, obviamente, por conta da trajetória social.

“Até antes de entrar na faculdade os brancos tem vantagens porque, por exemplo, alguns já viajaram para o exterior, fizeram curso de inglês fora. Por outro lado, você vê muitos negros que tiveram que batalhar muito para chegar na faculdade”. Essa é a razão pela qual a Bayer tenta aplicar um filtro de seleção diferente e, ainda, após reconhecer o potencial do candidato negro, oferece cursos de inglês, caso o candidato não domine o idioma.

“No caso dos negros a gente tem que pensar um pouco fora da caixa, porque tudo bem que a experiência é muito importante, mas o talento e o potencial nesse caso são igualmente importantes. Às vezes se aplica um filtro e a pessoa fica fora mas, talvez, pelo fato de ser afrodescendente a gente vai olhar outros pontos e ele terá uma chance maior de ser pescado”. O executivo destacou, também, que a empresa contrata cerca de 200 estagiários por ano com meta, inicial, de alcançar 20% de jovens negros a cada novo ciclo.

Raízes da empatia

Theo nasceu no Brasil, mas é filho de holandeses que enfrentaram a Segunda Guerra Mundial, antes mesmo de se conhecerem e casarem-se. O pai, em especial, foi prisioneiro de guerra e submetido a trabalhos escravos por três anos na Estrada de Ferro Thai-Burma, construída pelo então império do Japão cruzando Bangkok (Tailândia) e Rangum (Birmânia, hoje Myanmar).

“Uma coisa que me marcou é que meu pai nunca falava sobre a experiência da guerra. Mas uma vez eu perguntei para ele: ‘pai, você se lembra da guerra?’. Daí ele ficou calado, olhou muito para mim e disse: ‘não tem nem um dia que eu não pense nisso’. Então eu fico imaginando como foi para os negros. Hoje, no carro, vindo para cá [gravar esta entrevista] vi uma pessoa negra na rua e pensei: há três, quatro gerações, essa pessoa tinha escravos na família”.

Assista a entrevista completa do executivo no segundo bloco do programa, a partir de 16:39

https://www.youtube.com/watch?v=WEULN8pO7_c width:700

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sintetizando: O neoliberalismo sabe capturar a questão racial!

    Legal!

    Agora uma multinacional vai empregar algumas pessoas afrosdecendentes e explorar todo o resto da nação vendendo agrotoxicos já proibidos em outros países entre outras coisas! Esta empresa apoiou o Golpe? Pois perdemos muito mais do que ganhamos com empresas multinacionais que tem cotas e apoiam golpes do que aquelas que não tem cotas mas deixam o Brasil seguir seu caminho em paz. A Bayer apoiou o Golpe? Apoia o Temer e seus cortes? Ajudou a FIESP?

    Eu não caio mais nessa! Questão de minorias, oprimidos sem estar ligada a desenvolvimento social, nacional e políticas públicas de Estado são simplesmente para inglês ver! É mulher Afrosdescente brigando com mulher branca com cancêr por causa de turbante! O O Senhor Temer escolheu uma mulher negra para ser ministra! Que legal! Isso é avanço? Incluir para explorar? Incluir para apoiar Golpe? Incluir para prejudicar o país?

    Bye bye Pós-Modernismo o Brasil fopi seu túmulo! Fomos barrados porque estávamos incluindo e gerando nossa autonomia! 
    O neoliberalismo quer um padrão: Mercado Global com Divisão internacional do Trabalho da época da Guerra Fria! É melhor para os EUA!

    Obs: Quem trouxe pessoas africanas para o Brasil foram EUROPEUS EXPLORADORES! EUROPEUS! Só voltar um pouquinho no tempo e ver que não bastava ser branco! Tinha que ser Branco Europeu EXPLORADOR! Pós-Modernismos só serve para isso: Esconder que o Problema maior pode se fingir de bonzinho e ficar invibilizado! Camuflado em belas palavras e gestos pontuais!
     

    1. Sinceramente
      Eu não sei quantos assuntos seriam possíveis ele abordar que não fosse possível cair na acusação dele trabalhar na Bayer. Até futebol se quiseres.

    2. Boa!

      Sei que experiências pessoais não são bons indicativos estatísticos mas tenho visto iimportantes associações de negros que não caem nesse truque, caro Denilson. O capital liberal demorou muito para incluir – ou melhor, desexcluir – os negros, as mulheres, os que têm alguma deficiência física, perdeu a oportunidade de cooptá-los. Devia tê-los seduzido antes de 2008, antes do ataque terrorista dessas instituições privadas a países e estados.

      Agora, pela pequena amostra com que tenho contato, o pessoal já está gostando mais é de participar não de agigantados oligopólios mas sim de pequenas e locais iniciativa coletivas.

      Talvez tenham visto o que o capital fez com os que já estavam incluídos… vai saber.

      Moradora de rua (tent city) perto de Washington, Seatle:

  2. Esta é para a extrema direita e os nazifascistóides assistirem

    Como sabemos, o fascismo e o nazifascimo, este se valendo de pseudo-ciência para, supostamente, atestar a superioridade da “raça ariana”, acabou provando o exato oposto daquela teoria discriminatória fundada no ódio assassino: fìsicamente os pretos (ou negros se preferirem) são superiores e intelectualmente eles demonstram a mesma capacidade que qualquer outro ser humano, de qualquer etinia. Hitler teve de se render a essa evidência, quando atletas negros superaram os brancos, sobretudo em esportes que exigem alto rendimento, como atletismo. 

    É salutar que os blogues e portais progressistas façam entrevistas como esta, em que um branco, caucasiano, presidente de uma multinacional alemã, afirma com todas as letras o que a ciência prova. Essa entrevista deve ser disseminada e mostrada aos bolsonaristas e nazifascistóides, quase sempre analfabetos políticos, sociais e históricos.

  3. E os nordestinos?

    Discordo respeitosamente sobre a invisibilidade negra. Hoje os nordestinos que migraram são os invisíveis. Para eles não há compensações. Temo que virá destas pessoas esquecidas a massa crítica que nos fará, quando menos esperarmos, acordar governados por um Trump Tupiniquim.

  4. E cotas para os ribeirinhos,

    E cotas para os ribeirinhos, os nordestinos?

    Que tal cotas para determinadas religiões?

    E claro para transexuais. 

    Importante tambem criar cotas para os Bolivianos que ja são parte da paisagem e tem aparecencia bem distinta, sabe como é, para evitar preconceito.

    Tava pensando aqui com meus botões se não é o caso para criar cotas para forçar a contratação de quem tenha mais de 50 anos, sabe como é rola muito preconceito no mercado de trabalho para essa faixa etaria.

    Enfim, vamos logo criar cota para tudo que é coisa, já que ser cidadão não lhe confere direito a saude, educação, habitação e segurança decente, que se transforme isso aqui em uma naçao onde cada um se organize no grupo que achar pertencente e dane-se o conceito republicano de igujaldade de oportunidade que seria garantida pelo estado através da cota SOCIAL mas como o negócio e cultivar a ideia de PERTENCIMENTO que siga o pagode e vamos ver onde vai dar…rs

     

    1. Ações Afirmativas não são ´cotas raciais´ compulsórias

      Leônidas meu prezado,

      Sei que você se nega a reconhecer a existência de setores da população vítimas de discriminações históricas. A cultura que edificou a sociedade brasileira é machista, racista, sexista e homofóbica.

      Portanto, constatada essa realidade, a diferença de tratamento em razão da cor, do sexo, da orientação sexual etc me parece ser razoável que se adotem políticas públicas que induzam os agentes sociais a criarem critérios objetivos da não discriminação.

      Essas medidas devem ser estimuladas, porém, não poderá ser compulsória. Como fato gerador de direitos. As pessoas têm o direito de não serem discriminadas. Todas as pessoas.

      O que concordamos totalmente é que ´cotas raciais´ compulsórias configura-se num desvio doutrinário, pois a boa doutrina de Ações Afirmativas – acatada pelo direito no mundo civilizado – visam asseguar a igualdade de tratamento e de oportunidades e não a criação de ´privilégios´, ainda mais no caso de ´privilégios raciais´, pois isso seria a consagração dos ideais racistas. O tratamento desigual em razão da ´raça´, contraria os ideais republicanos que você alenta!

      abraço,

  5. Ações Afirmativas não são ´cotas raciais´ compulsórias

    Embora o post seja ´cotas para negros´, na verdade a Bayer faz um grande programa de Ações Afirmativas, contemplando pessoas que pertençam aos grupos historicamente discriminados. Os pretos e pardos, dentre eles.

    O que a Bayer faz são as boas e recomendáveis ações afirmativas. Nos EUA as maiores beneficiárias de Ações Afirmativas foram as mulheres – brancas e pretas. São voluntárias e incentivadas pelo poder público, até mesmo com investimento, por exemplo, bolsas de estudos aos jovens estagiários contratados pelas empresas.

    “O executivo destaca que a política de cotas da Bayer é universal, e mais comum para a inclusão de mulheres, pessoas do grupo LGBT e de outras culturas. A questão racial é mais aplicada no Brasil, onde a proporção de negros formados no mercado de trabalho é bastante reduzida, em relação a representatividade na população brasileira, onde mais de 50% é negra. “O Brasil é o país com mais negros fora da África. A título de comparação, nos Estados Unidos somente 14% da população é afrodescendente”, arrematou.”

    Isso não se confunde com a imposição pelo estado de ´cotas raciais´ compulsórias a nefasta legislação que tem sido implementada.

    Já participei de atividades com a Bayer – e sempre apoiarei tais iniciativas – que deveriam ser implementadas por um Estatuto de Promoção da Igualdade e não por um ´Estatuto Racial´. 

    A Bayer também apoia o ´INTEGRARE´ uma ONG que estimula as participações como preferenciais de pequenos e micro fornecedores de produtos nas linhas de produções das grandes empresas. São iniciativas inclusivas em que a ´raça´ não seja a condição predominante de uma proteção compulsória e imposta por lei. Isso é Ação Afirmativa.

    Aliás, já destaquei aqui em 2011, outra iniciativa do mesmo calibre:

    https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/uma-acao-afirmativa-exemplar

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador