ADUnB: Não foi “Revolução”, não foram “brincadeirinhas”. Foi DITADURA

da ADUnB

Não foi “Revolução”, não foram “brincadeirinhas”. Foi DITADURA

A ditadura militar foi um dos episódios mais nefastos da história recente desse país.

A tortura, a perseguição e o ‘desaparecimento’ de cidadãos e cidadãs brasileiros e brasileiras foram e são crimes que devem condenar seus autores pela eternidade da história. A ditadura militar no Brasil, instituída a partir de um golpe de Estado covarde e antidemocrático, deve ser execrada para sempre.

É inadmissível que o presidente da república, diante das conquistas democráticas do povo brasileiro e suas heroicas lutas, reduza a gravidade desse momento a um nada histórico, arvorecendo-se a organizar uma comemoração revanchista da ditadura militar nesse país, silenciando novamente a memoria, os sobreviventes e a historia .

O que se comemora, mórbido presidente? A participação da hegemonia com a Operação Brother-Sam? O financiamento de setores empresariais aos aventureirismos ufanistas? As torturas e desaparições de uma geração nos calabouços das botinas? Estes são alguns dos “probleminhas”, que serão comemorados?

Assim como em boa parte da América Latina e do Caribe, houve ditadura militar no Brasil, sim, e alguns dos “probleminhas” que querem relativizar foram:

  1. No governo Médici, houve uma circular do ministro do exército, Orlando Geisel, intitulada “O interrogatório” confirmando que a tortura e a morte de cidadãos foram utilizadas como instrumentos oficiais e úteis aos propósitos do governo. Além disso, os dois últimos presidentes dos governos militares, Ernesto Geisel e João Figueiredo, reconheceram suas participações na ditadura: Figueiredo reconhecendo ter assistido a cenas de tortura e Geisel, comandando o extermínio de pessoas na guerrilha do Araguaia;
  2. 50 mil presos nos primeiros meses do regime;
  3. 7.367 pessoas acusadas nos termos da Lei de Segurança Nacional (10.034 inquiridos);
  4. 130 banidos;
  5. 4.862 cassados;
  6. 6.592 militares punidos;
  7. 245 estudantes expulsos da universidade;
  8. 388 mortos e ‘desaparecidos’ (426, se contados os que morreram por sequelas da tortura, no exterior);
  9. Cerca de 10 mil brasileiros forçados ao autoexílio;
  10. São estimadas cerca de 100 mil pessoas perseguidas ou detidas durante o período da ditadura. Grande parte delas sofreu torturas e humilhações;
  11. Cerca de 365 e 400 opositores políticos foram mortos, a maioria quando já se encontrava presa;
  12. Os corpos de opositores – entre 136 e 180, segundo avaliação mais recente – eram considerados ‘desaparecidos’, ou seja, não entregues a seus familiares;
  13. Os cidadãos condenados pela Lei de Segurança Nacional, quando libertados em regime condicional, continuavam rigorosamente controlados.

Houve ditadura militar no Brasil, sim, e os “probleminhas” estão presentes e causam dor e sofrimento de inúmeras famílias até hoje.

Parentes de ‘desaparecidos’ políticos durante a ditadura ainda sofrem por não saber onde os corpos de seus entes queridos foram deixados. Famílias exiladas e sobreviventes que não podem recuperar convívios e vivencias subitamente arrancadas. Os corpos dos que morrem em combate nas guerras, desde a Convenção de Genebra de 1949, são devolvidos, assegurando-lhes enterro digno.

Crime de lesa-humanidade, a tortura é imprescritível a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU), de 1948, da qual o Brasil é signatário. Em seu artigo 5º institui que “Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes”, e no artigo 9º, que “Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado”.


A ditadura militar no Brasil torturou, agiu com crueldade, desumanidade e de forma degradante, estabelecendo prisões, detenções, exílios e penas arbitrárias. Um festival de horrores regado a muito sangue e sofrimento humanos.

Houve ditadura militar no Brasil, sim, presidente, e o senhor deveria começar a falar o que sabe sobre o ’desaparecimento‘ de Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, pai do atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

Houve ditadura militar no Brasil, sim, presidente, e a banalização desse fato histórico que ainda hoje não penalizou seus responsáveis  é uma vergonha nacional para qualquer dirigente sério e que se paute por valores democráticos e humanos. Não é o seu caso. Quem trata a morte e o extermínio da sociedade como doutrina de governo, e assim ficará para a historia, prova a incapacidade e maturidade de exercer o cargo mais importante de um país diverso como o nosso,

FORA BOLSONARO E TODOS OS GOLPISTAS, JÁ!

Em memória de todas as pessoas que lutaram contra a ditadura militar no Brasil, e destacamos três estudantes da Universidade de Brasília (UnB) vítimas do crime de desaparecimento forçado praticado pela ditadura militar brasileira: Paulo de Tarso Celestino da Silva (Presente!), Honestino Monteiro Guimarães (Presente!) e Ieda Santos Delgado (Presente!).

Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – ADUnB

Redação

Redação

Recent Posts

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

9 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

10 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

11 horas ago

Possível prisão de Bolsonaro pode ser ‘desastre’ para pretensões eleitorais do PL

Para aliados, ministro Moraes trabalha para prender ex-presidente em julho – o que seria desastroso…

11 horas ago

Dualidade entre o ensino propedêutico e profissional ainda é marca do NEM, diz Daniel Cara

Para o professor da USP, mesmo com texto aprovado na Câmara, proposta carece de reforma…

11 horas ago

Doze palestinos morrem afogados ao tentar pegar caixas com ajuda humanitária no mar

Das 18 caixas lançadas na Faixa de Gaza, três tiveram problemas no paraquedas e caíram…

12 horas ago