Agenda pós-2015 deve focar nas crianças mais vulneráveis, diz UNICEF

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A comunidade internacional poderá deixar de lado milhões de crianças  se não se concentrar em atender aos mais vulneráveis nas novas metas de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 a nos.

Este foi o alerta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em um informe que avalia as lições aprendidas sobre o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados com a infância.

O documento destaca que, apesar dos significativos avanços, a desigualdade de oportunidades tem deixado que milhões de crianças acabem na pobreza, que podem morrer antes de completar cinco anos,  não frequentem escola ou padeçam de desnutrição crônica.

Se continuar esta tendência, alertou a UNICEF, as consequências seriam dramáticas.

Neste sentido, o informe estima que ao ritmo atual de progresso e considerando o crescimento da população, 68 milhões de menores de cinco anos morrerão por causas que poderiam ser prevenidas para o ano de 2030.

Além disso, 119 milhões permanecerão em situação de desnutrição crônica e 500 milhões continuarão defecando ao ar livre, gerando graves riscos para a saúde.

As projeções da UNICEF alertam, além do mais, que levaria cem anos para que todas as meninas de famílias pobres da África Susahariana completassem sua educação secundária.

Anthony Lake, diretor-executivo da UNICEF, disse que, para alcançar resultados eficientes nos objetivos de desenvolvimento sustentável pós-2015,  temos que nos concentrar nas crianças mais negligenciadas.

“Nesse grupo, as necessidades são maiores e se tem demonstrado, ao longo dos anos, que ocupar-se deles es o mais rentável porque os resultados superam os custos iniciais”, explicou Lake em uma coletiva de imprensa para apresentar o estudo.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PROJETO: 1% POR MAIS EMPREGOS
     Rio de Janeiro, 23 de junho de 2015ONU; DireçãoPROJETO: 1% POR MAIS EMPREGOS  Caros amigos (as) não sou economista, mas essa crise global, está no fundo na concentração de renda, precisamos diminuir esse abismo. Por isso, solicito ao Papa Francisco, que ele faça um apelo, aos mais ricos, que doem (invistam) 1% de suas riquezas, para diminuir a miséria pelo mundo, com isso, essa crise global, poderia diminuir e gerar mais emprego mundo inteiro. Tenho certeza, a vida de muita gente, melhoraria com essa medida. O mundo precisa de mais gentileza, pois gentileza, gera gentileza.  Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.  

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador