Aplicativo do SUS traz informações sobre o coronavírus

Aplicativo informa sintomas, como o Covid-19 é transmitido, notícias oficiais e unidades de saúde mais próximas do usuário

aplicativo Coronavírus SUS, do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença por meio de notícias oficiais e orientações corretas de prevenção e identificação de sintomas. O app está disponível para download grátis em celulares Android e iPhone (iOS) e fornece, entre outras coisas, um mapa com as unidades de saúde mais próximas da localização do indivíduo e um formulário de autoexame para identificar uma possível contaminação.

O Coronavírus SUS acumula mais de 100 mil downloads na Play Store, desde o lançamento na última semana de fevereiro. Na App Store, loja do sistema da Apple, o aplicativo está em 7º lugar na lista de apps mais baixados nesta sexta-feira (13), segundo a plataforma App Annie, consultoria especializada em mercado mobile.

Aplicativo do Coronavírus do Ministério da Saúde — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Aplicativo do Coronavírus do Ministério da Saúde — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Semana do Consumidor 2020: quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A página inicial do aplicativo exibe um mapa com os arredores do usuário, conforme a autorização de acesso às coordenadas do celular. Para facilitar a busca por ajuda médica, são indicadas as unidades de saúde mais próximas, baseadas na localização do smartphone. Basta tocar em um dos ícones para conferir informações sobre os postos de saúde, como o endereço completo e telefone para contato.

Mapa exibe unidades de saúde próximas do usuário — Foto: Reprodução/TechTudo

Mapa exibe unidades de saúde próximas do usuário — Foto: Reprodução/TechTudo

A opção “Como está sua saúde nesse momento” permite que o usuário classifique seu estado de saúde atual e, caso informe que está doente, poderá preencher um formulário de autoavaliação, selecionando os sintomas que está sentindo, se teve contato com casos suspeitos ou confirmados do Covid-19 nos últimos 14 dias e se esteve em outro país.

Caso o exame virtual indique que há possibilidade de infecção, o usuário será orientado a procurar uma unidade de saúde e a seguir medidas de prevenção da propagação do novo coronavírus, como usar máscaras, lavar as mãos e evitar aglomerações.

Aplicativo do Coronavírus, do Ministério da Saúde, permite fazer autoexame da doença — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Aplicativo do Coronavírus, do Ministério da Saúde, permite fazer autoexame da doença — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O app também explica detalhadamente os sintomas da doença, o que são os coronavírus, as formas de transmissão e prevenção, quem deve usar máscaras, como é feito o diagnóstico e informações para pessoas que vão viajar para regiões afetadas pela doença.

Como forma de evitar a propagação de informações falsas sobre a doença, o aplicativo dedica uma seção para reunir um feed de notícias oficiais do Ministério da Saúde, com notas publicadas no site e nas redes sociais do órgão.

Aplicativo Coronavírus SUS traz dicas para combate — Foto: Reprodução/TechTudo

Aplicativo Coronavírus SUS traz dicas para combate — Foto: Reprodução/TechTudo

O app também possui um link para os canais de comunicação da entidade voltados para a checagem de fatos sobre o coronavírus. Qualquer usuário pode confirmar a veracidade de notícias e imagens recebidos através do site www.saude.gov.br/fakenews, pelo WhatsApp (61) 99289-4640 ou pelo Disque Saúde 136.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador