A arte se une em defesa da democracia

Jornal GGN – O Audiovisual Brasileiro pela Democracia organizou no dia 30 de março, em São Paulo, uma ato-mobilização contra o impeachment. Em torno da democracia se juntaram cineastas, roteiristas, atores, palhaços, crianças, marionetes, professores, estudantes e outros. Eles se concentraram no vão do MASP e, às 20hs, fecharam a Avenida Paulista, por alguns minutos, segurando uma grande bandeira branca onde se lia Arte pela Democracia.

https://www.youtube.com/watch?v=cTNED37QuaY height:394]

Em manifesto publicado, o grupo cita o nome de Eduardo Cunha e denuncia “a imposição de um impeachment sem base jurídica e provas concretas, levado a cabo por um Congresso contaminado”. Leia-o na íntegra aqui. A equipe do Jornal GGN foi ao ato para conversar com alguns integrantes e pôde apreciar música guarani-kaiowá, rap e axé cantado por palhaças. Fotos de Samara Takashiro.

Esmir Filho reforça a importância da participação da mulher no audiovisual e conta que desde quando “se formou, em 2004, as coisas vem acontecendo muito num arco muito positivo para o cinema, para o audiovisual. Eu não tenho referência de antes como muita gente tem”.

https://www.youtube.com/watch?v=mdYGVeXzQQA&index=3&list=PLZUPpD2EGpfq_j859_j6Z4mrPOXFnKvys height:394]

Ícaro Martins, roteirista e diretor de longa-metragem desde 1982, reflete sobre o monopólio norte-americano na distribuição audiovisual. “A gente tem que lidar com uma competição super forte, desigual, a nível de monopólio, da produção dos grandes estúdios e grandes distribuidoras norte-americanas”, comenta Martins.

https://www.youtube.com/watch?v=tyqECUmKi44&index=4&list=PLZUPpD2EGpfq_j859_j6Z4mrPOXFnKvys height:394]

Fernando, conta sobre o dilema de Sergio Moro como professor da Universidade Federal do Paraná, “pra mim ele é um cara corrupto sim! Porque ele dava aula em universidade federal e não aparecia para dar aula aos alunos dele”. No site da universidade comprovamos que Moro é professor de Direito Processual e Penal do quarto ano da turma noturna de Direito (veja aqui e aqui). Não foi possível identificar a denúncia sobre as ausências do juiz.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=qElPfAiucaw&index=2&list=PLZUPpD2EGpfq_j859_j6Z4mrPOXFnKvys height:394

Tamires Gomes Sampaio, conta sobre o papel de representatividade da União Nacional dos Estudantes (UNE) na reconstrução da sociedade pós-ditadura e na atual organização de comitês, debates e mobilizações em defesa da democracia. 

[video:https://www.youtube.com/watch?v=q1ISV95c-dg&index=5&list=PLZUPpD2EGpfq_j859_j6Z4mrPOXFnKvys height:394

Daniel Bittencourt acha que o audiovisual no mundo está se renovando e reflete sobre uma crise de identidade cultural no país, “no sentido da nossa cultura popular, das raízes versus o eurocentrismo, uma linguagem que a gente não descobre, não tateia, e quer seguir os modelos mainstreams e não chega em lugar nenhum”.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=VU-kV3eyq_Y&index=6&list=PLZUPpD2EGpfq_j859_j6Z4mrPOXFnKvys height:394

Leia mais:

Manifestantes fazem intervenção na avenida paulista em defesa da democracia

Explosão de luzes na Central do Brasil

Manifestantes contrários ao golpe marcham até a rede Globo

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. magnífica manifestção de

    magnífica manifestção de artistas ligados à profunda arte brasileira de raíz,

    em contraponto a esse tal de eurocentrismo sempre relacionado ao poder

    das classes dominantes ligadas supostamente a culturas avançadas mas

    internamente são tiranos do povo bnrasileiro, como os

    escravoratas do império, agora os golpistas de plantão……

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador