Ato mundial Fora Bolsonaro: Alemanha mandou ver com ‘Bolsonaro Raus!’

Frankfurt am Main foi uma das cidades que atendeu ao chamado para o Ato Mundial e marcou presença nessa grande manifestação contra Bolsonaro e o seu governo de destruição.

Ato mundial Fora Bolsonaro: Alemanha mandou ver com ‘Bolsonaro Raus!’

por Movimento Alemão Desmascarando Bolsonaro, Já

O “Movimento Alemão Desmascarando Bolsonaro, Já” escancarou a cara do Brasil de Bolsonaro para o mundo.

Frankfurt am Main foi uma das cidades que atendeu ao chamado para o Ato Mundial e marcou presença nessa grande manifestação contra Bolsonaro e o seu governo de destruição.

Os organizadores do ato em Frankfurt, assim como em Hannover, Munique, Tübingen, Colônia, Belim, Hamburgo, trabalharam com muita garra e disposição para que este evento tivesse grande repercussão e despertasse a atenção dos moradores das cidades onde ocorreram os protestos e, com a divulgação que se seguiu, de outras regiões da Alemanha.

O resultado foi além das nossas expectativas!

Respeitando às medidas de higiene, como o uso de máscaras e álcool gel, reuniram-se no centro de Frankfurt em frente a fonte da Justiça – Gerechtigkeitsbrunnen, dezenas de pessoas dispostas a contestar a política neoliberal e de destruição do governo Bolsonaro.

O Ato Mundial “StopBolsonaro” também ocorreu simultaneamente em outros 26 países.

Iniciamos com a leitura de um manifesto em português e em alemão, para que a língua não fosse barreira e os alemães pudessem entender o porquê do nosso ato em terras estrangeiras.

O ponto central do manifesto foi deixar claro para o público presente e para aqueles que ouviam, mesmo de longe, sentadas nos cafés e restaurantes ao redor da praça, o quanto  este governo é antidemocrático e militarista e o perigo que representa para o Estado Democrático de Direito.

Revelamos também aos passantes que tinham curiosidade em entender o ato, da sua absoluta falta de responsabilidade e empatia, do seu caráter explicitamente genocida quando insiste em não seguir as orientações da OMS para o combate ao Covid19.

As palavras finais do manifesto foram um pedido de “Solidariedade Internacional”, que mais do que nunca se faz absolutamente indispensável.

O movimento foi encerrado com um apelo às Instituições e Organizações Internacionais para mobilizar as Instituições Brasileiras e deter o governo criminoso de Jair Bolsonaro.

O ato em Frankfurt contou com a participação de convidados como a atriz de Teatro Barbara Luci que falou sobre a destruição da arte e da cultura brasileiras, a socióloga e ativista do Movimento Negro na Diáspora, Betania Ramos, que discursou sobre a discriminação racial e suas raízes no colonialismo.

Os sindicalistas alemães Angela Hidding, ativista do grupo de trabalho de solidariedade para com os sindicatos brasileiros e Lothar Wenzel, que é membro do sindicato dos metalúrgicos na Alemanha deixaram claro a importância sindical nas tratativas trabalhistas e expuseram o desmonte das leis e dos direitos trabalhistas sancionados pelo governo Bolsonaro.

Nilza Nascimento, ativista brasileira de Frankfurt, Thomas Schmidt, do Amigos do MST e Roberto Parra do movimento Cuba Sí também foram convidados a dar voz às suas causas, assim como os representantes dos partidos politicos alemães SPD, Partido Social Democrático e Die Linke (A Esquerda).

O modelo da organização do movimento em Frankfurt foi mantido nas demais cidades. Entre um discurso e outro a música teve papel importante e certamente a criatividade brasileira não poderia faltar.

Além dos gritos de “fora Bolsonaro, Bolsonaro raus!”, os participantes do ato cantaram “Nós vamos agora agir, nós vamos te impedir, teu governo vai cair, fora com Jair!”, criação de Namir Martins, essa canção virou o emblema do Ato Mundial.

No entanto, sabemos que a luta pelo Estado Democrático de Direito e pelo cumprimento da Constituição não acabou depois do Ato Mundial, mas nos fortaleceu para continuar, pois como diz a canção-tema “nós vamos agora agir!” A luta está só começando, Fora Bolsonaro!

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador