Aumento da velocidade nas marginais é anunciado por equipe de Doria

Jornal GGN – Integrantes da equipe do prefeito eleito de São Paulo João Doria (PSDB) anunciaram o aumento da velocidade permitida nas marginais Tietê e Pinheiros, cumprindo promessa da campanha do tucano que tinha como slogan “Acelera, São Paulo”.

A pista expressa volta a ter limite de 90 km/h contra os atuais 70 km/h. A pista central da marginal Tietê terá velocidade máxima permitida de 70 km/h, e a pista local terá duas velocidades: a faixa da direita continua com 50 km/h enquanto as outras aumentam para 60 km/h. Estas velocidades são para os veículos leves e entram em vigor no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade.

A redução da velocidade máxima permitida foi medida da gestão de Fernando Haddad (PT), com redução de 32,8% no número de mortes nas marginais em um ano. A medida foi elogiada pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, citando como exemplos as cidade de Londres, Nova York, Sidney e Tóquio.

Leia mais abaixo:

Da Rede Brasil Atual

Equipe de Doria anuncia aumento de velocidade nas marginais de São Paulo

Novos limites de velocidade podem comprometer a diminuição de vítimas fatais e de feridos que vinha ocorrendo. Gestão Doria defende que sinalização e campanhas serão suficientes para conter riscos.

Cumprindo promessa de campanha, mas contrariando estatísticas e apelos de entidades da sociedade civil, a equipe do prefeito eleito João Doria (PSDB) anunciou hoje (20) o aumento da velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros. O anúncio foi feito pelo futuro secretário de Transportes de Doria, Sérgio Avelleda, e o futuro presidente da CET, João Otaviano Neto.

Para veículos leves, a partir do dia 25 de janeiro, a pista expressa de ambas as marginais passará de 70 km/h para 90 km/h e a pista central da marginal Tietê aumenta de 60 km/h para 70 km/h. Já a pista local terá duas velocidades distintas: a faixa mais à direita permanece com o limite de 50 km/h, enquanto as outras aumentam para 60 km/h. Para os veículos pesados, a velocidade máxima será de 50 km/h em toda a pista local e 60 km/h nas pistas central e expressa.

“As pistas foram projetadas para essas velocidades”, disse Sérgio Avelleda. Durante a apresentação, os integrantes do governo Doria insistiram no conceito de que eventuais riscos serão mitigados com ações de segurança baseadas na sinalização e em campanhas publicitárias educativas.

Desde que foi implementada pelo prefeito Fernando Haddad em julho de 2015, o número de mortes nas marginais Tietê e Pinheiros diminuiu em 32,8% em um ano, passando de 73 mortes em 2014 para 49 em 2015. As vidas poupadas vinham sendo o principal argumento de especialistas e entidades de pedestres, ciclistas e de campanhas contra violência no trânsito para que não houvesse o aumento das velocidades.

Recentemente, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), órgão ligado à ONU, elogiou a redução de velocidade promovida por Haddad e pediu aos novos prefeitos eleitos que mantenham os limites de velocidade em vias urbanas inferiores a 50 quilômetros por hora. “Cumprimentamos as iniciativas dos municípios que se empenharam na gestão rigorosa da velocidade. Em memória dos que perderam suas vidas no trânsito, e em respeito àqueles que poderão ser salvos, sigamos os exemplos de Londres, Nova York, Paris, São Paulo, Sydney e Tóquio. Essas cidades reduziram os limites de velocidade nos últimos anos e obtiveram bons resultados“, disse o consultor Opas/OMS no Brasil, Victor Pavarino.

Problemas à vista

Além de ter que combinar os novos limites de velocidade com a diminuição das vítimas fatais e feridos que a redução estava ocasionando, o plano de Doria, batizado de Marginal Segura, aponta para alguns aspectos que provavelmente causarão problemas.

Um deles é a pista local com duas velocidades distintas, sendo a faixa mais à direita de 50 km/h e as outras 60 km/h. Questionados se isso não trará confusão para os motoristas, Sérgio Avelleda e João Otaviano Neto responderam que a sinalização será suficiente para orientar os condutores. Outro aspecto polêmico é a brusca redução de 30 km/h do veículo que passar da pista expressa (90 km/h) para a pista local (60 km/h) da marginal Pinheiros, mudança que pode intervir no fluxo do trânsito, além de ocasionar mais multas.

Otaviano Neto ainda apresentou como “ações de melhoria da segurança” a retomada da fiscalização com radares-pistola da velocidade dos motociclistas, a intenção em coibir a presença de vendedores ambulantes nas pistas e a remoção de pessoas em situação de rua que se abrigam em áreas laterais das marginais, como embaixo de viadutos e pontes. “Teremos uma forte atuação pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) para que se possa trabalhar com eles e retirá-los dessa situação de risco”, explicou o futuro presidente da CET.

Redação

21 Comentários

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    1. capital….

      Redução de velocidade do Haddad era só mais uma medida canalha para enc er os bolsos com indústria de multas. Não à toa o medíocre tomou um gigantesco pé na bunda. As marginais não tem pedestres, nem semaforos, nem cruzamento de vias. A velocidade minima deveria ser 70 Km por hora. Querem acabar com as 100.000 mortes no trânsito? Façam igual ao restante do mundo: educação, profissionais de trânsito orientando principalmente à noite, com chuva, divulgação antecipada dos gargalos da cidade, policia aplicando a lei. Assim além de velocidade, verifica o estado do carro e do condutor além de outras faltas. Mas isto realmente interessa? Me engana que eu gosto,. O que interessa é dinheiro de multas sem carimbo para sua utilização. As mamatas não cabem no orçamento, se inventa mais mamatas. 

      1. Ignorância e desinformação!…

        Baseado em que indicadores você contesta a redução de velocidade?….Isso é um tendência mundial pois, assim como ocorreu em São Paulo, Há efetiva redução de fatlidades no trânsito. Pegue os indicadores produzidos pelos gestores do trânsito em Sampa.

        A utilização de recursos provenientes de infrações de trânsito já estão carimbadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  O que você diz é um juízo, pois, está desprovido de evidências.

        Leia no CTB o Artigo 320 – Cápítulo XX – Disposições Finais e Transitórias.

        O prefeito está autorizando mais mortes no trânsito de São Paulo e pagará o devido preço político!…

         

      2. Caramba!!!
        A sua descrição
        Caramba!!!

        A sua descrição das marginais cai como uma luva na périphérique de Paris.

        E adivinha?

        Estão reduzindo lá mais ainda as velocidades.

        Não perca seu tempo e dê uma consultoria à Anne Hidalgo. Talvez ela desista dessa ideia “indústria de multa” e fique só com as questões levantadas por vc que certamente resolverao tb lá os problemas de acidentes, etc.

  1. Ás vezes o prefeito tem

    Ás vezes o prefeito tem alguma participação acionário em uma fenerária… Não sabemos… Respeitemos os mortos…

  2. Agora cabe à esquerda

    Agora cabe à esquerda fiscalizar os indicadores, se houver aumento de congestinamento, de acidentes, de feridos e de mortos, já têm-se o nexo causal para processar esse prefeito “não político”.

    Agora, só uma coisa, foi por isso que votaram nele.
     

  3. O geógrafo David Harvey em

    O geógrafo David Harvey em entrevista à Revista Caros Amigos, sobre a cidade de São Paulo:

    “Existe uma situação muito maluca na cidade de São Paulo. A economia depende, em certa medida, da produção de automóveis. Assim, para que a economia esteja saudável é preciso que as pessoas consumam carros, em grande quantidade, o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, todas as ruas da cidade estão tão cheias de carros que você não consegue se mover. É uma solução lunática, porque para sobreviver economicamente, você se estrangula.”

  4. Provincianismo suicida da classe média paulistana.

    Provincianismo típico do paulistano misturado com falso sentimento de isolamento dos centros desenvolvidos do mundo, o que garantiu a impunidade da elite que é “modelo” para tal camada média desde os tempos do “para inglês ver”.

    Tenho pena apenas das vítimas colaterais deste exemplo de atraso mental que é o aumento da velocidade nas vias públicas (na contramão do mundo). Quanto aos “velocistas”, que morram.

  5. Todos a 70km e 50 km !

    Pode subir até pra 120 km se quiser. Não é porque um burguês escroto como joão dória resolveu ignorar inúmeras entidades da sociedade civilizada, que eu serei obrigado a colocar a vida do próximo em risco.Nas marginais vamos todos respeitar os limites da nossa consciência dirigindo no limite de 70 km e 50 km

  6. Enquanto sociedades
    Enquanto sociedades civilizadas buscam nas ciências a melhoria das suas relações sociais com a finalidade de uma melhor qualidade de vida, em São Paulo buscam-se soluções no achismo.
    E há quem aplauda.

  7. importante medida,…

    para controlar a infestação de coxinhas, que, principalmente no estado de São Paulo, chega a ser de 2 coxinhas para cada ser humano.

    Aos humanos, por sua vez, recomenda-se cuidado redobrado ao trafegar nessas vias, uma vez que os coxinhas lemingues tem a tendência ao suicídio compartilhado, escolhendo vítimas ao acaso no trânsito. 

    Como estamos condenados a compartilhar a terra com esse elo perdido entre o animal e o ser humano ( pelo menos até o dia do julgamento),  recomenda-se muito cuidado e prudência para não se envolver com seres inferiores. Melhore o seu ambiente, tanto no trânsito como na vida pessoal…

    Ah !…. e feliz natal pra todo mundo !

  8. medida acertada.

    A média está muito baixa de velocidade em alguns pontos que entra carro e vc precisa acelerar para ir para direita é multa na certa, como ali na R. Hungria x marginal, que por sinal tem radar para pegar os incautos.

    Sobre acidente, o ideal seria uma faixa exclusiva para motos, que iria aliviar as chances de batidas de gente cortando na sua direita. 

    Sobre Paris, o Hadad podia ter imitado o n. de cargos de livre provimento da cidade luz, lá são menos de 200, aqui 8.000, por sinal nenhum prefeito Nassif, fez uma reforma de gestão séria nesses últimos 4 anos.

  9. “As pistas foram projetadas

    “As pistas foram projetadas para essas velocidades”, disse Sérgio Avelleda.”

     

    Seria bacana se o prefeito almofadinha e o imbecil que perpetrou a pérola acima, fossem os primeiros atropelados do ano novo. Amém!

    Orlando

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